Home / Plantas / Calêndula Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Calêndula Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

A Calêndula é uma planta que pertence à família Asteraceae, também popularmente conhecida como maravilhas ou calêndulas. Essa planta nasceu na África Central, mas veio ao nosso país no meio do século XVIII e é muito utilizada até hoje.

Características da Calêndula

Ela está no mesmo grupo que as margaridas, e também é muito ligada ao sol. Inclusive ao nascer do sol a calêndula abre suas pétalas dando boas vindas, quando o sol se põe ela fecha suas pétalas se despedindo. Seu nome vem do latim que traduzido para o português quer dizer primeiro dia de cada mês, que também deu origem ao calendário que sabemos foi feito com base no ciclo do sol.

Fatos Interessantes Sobre a Calêndula

Calêndula na Medicina e na Indústria Farmacêutica

Seus efeitos foram descoberto há muitos anos atrás, algumas pessoas contam que na guerra americana na época os médicos utilizam a flor de calêndula para cuidar das feridas de guerra. Depois de tantos anos seu efeito foi comprovado pela ciência. Em nosso país a sua utilização tem aprovação do Ministério da saúde. Na homeopatia muitos remédios já são feitos usando a calêndula como base. Na medicina tradicional também já é muito utilizada para cólicas menstruais, problemas hepáticos e problemas estomacais. Tudo em doses estudadas, nunca se automedique, apenas de natural seu uso excessivo oferece riscos como vômitos, enjoos, falta de apetite, nervosismo e depressão.

Calêndula nos Cosméticos

Outra utilização importante da Calêndula é na fórmula de cosméticos, pois ela possui propriedades muito eficientes e benéficos para nossa pele e também para nossos cabelos. Regeneração da pele e do cabelo, cicatrização da pele que automaticamente trata o envelhecimento.

Curiosidades Sobre a Calêndula

Agora vamos conhecer um pouco sobre os efeitos curiosos da calêndula que certamente você não conhecia.

1. Efeito Cicatrizante

O efeito cicatrizando talvez seja o efeito mais conhecido dessa planta. Em forma de chá ela é amplamente utilizado para tratar lesões de pele, como feridas, ou queimaduras e algumas inflamações. Ele com seu poder cicatrizante vai acelerar esse processo e não deixar que a lesão inflame e cause problemas mais graves. Além disso ela pode aliviar a dor, pois também tem efeito analgésico.

2. Anti Envelhecimento

Saiba que essa planta possui diversos antioxidantes como flavonoides que são muito conhecidos por combater os radicais livres, um chá dessa planta pode ser muito útil. Como já sabemos os radicais livres causam danos na nossa pele, favorecendo o envelhecimento cada vez mais cedo trazendo manchas, marcas de expressão e rugas.

3. Diurético Poderoso

Ele tem um poder diurético muito potente, você vai urinar bastante, com isso todas as toxinas que estão no seu corpo serão expulsas na urina. Você vai proteger seus rins e suas vias urinárias.

4. Te Protege das Doenças

Já citamos os antioxidantes, só eles já são capazes de te ajudar a ficar longe de diversas doenças por aí, ela te protege de bactérias e de vírus também. Dessa forma seu sistema imunológico ficará cada vez mais forte, assim ele vai trabalhar muito melhor contra doenças que possam tentar te atacar

5. Contra Cólicas Menstruais

Mulheres sofrem muito no período menstrual pela alteração hormonal, a planta possui efeito estrogênico. Ela auxilia na regulação do hormônios que ficam malucos nessa época, dessa forma aqueles efeitos ruins da TPM, as dores menstruais e a irritação ficam muito mais controlados.

6. Poder Anti-inflamatório

Essa planta possui ação anti inflamatória muito poderosa, devido a forte presença dos flavonoides. Os antioxidantes protegem seu corpo contra todo tipo de inflamação,

7. Cicatrização de Úlceras, Feridas e Hemorroidas

Ela tem o poder de acelerar a cicatrização, então pode ser muito bacana para ser utilizada nesses casos. Por isso já existem pomadas e géis feito com base de calêndula para o tratamento e recuperação desses casos que tem cicatrização tão lenta e dolorida.

8. Relaxamento Muscular

Se você possui muito espasmos musculares saiba que o calêndula pode ser usada em forma de chá para prevenção desses casos e para relaxar os músculos. Muito estudos acerca do assunto afirmam que as flores dessa planta tem o poder de relaxar os músculos. Por isso ela também é útil para tratar cólicas, e inclusive constipação intestinal, devido ao seu efeito relaxador dos músculos.

9. Regulação do Ciclo Menstrual

Como já falamos sobre o efeito de alívio das dores menstruais, saiba que ele também pode fazer com que a menstruação desça. Muitas mulheres sofrem com irregularidade menstrual e nesse caso ele pode ser um aluado.
Como ele é relaxante muscular, acaba relaxando os músculos, assim fica mais fácil do sangue circular e facilita a menstruação. Vai diminuir também câimbras se isso for um problema para você durante esse período.

10.Contra Vírus e Contra Bactérias

Saiba que ela é um potente anti bactericida e antiviral, pois possui alto grau de ácidos graxos em sua composição. Esse composto ajuda a você se livrar de bactérias inclusive que são resistente a antibióticos, e inclusive ao fungo causador da candidíase que é tão difícil de tratar. Ela inclusive é bastante utilizada na produção de antissépticos e produtos para pele

11. Boca Limpa e Saudável

Poderoso cicatrizante e anti-inflamatório na boca não seria diferente, ele tem o poder de matar as bactérias e micróbios presentes na sua boca, cuidando inclusive da gengiva. Por isso diversos cremes dentais já possuem calêndula na fórmula, inclusive enxaguantes bucais.

12. Prevenção do Câncer

Poderoso antioxidante e anti inflamatório como falamos ele tem o poder de prevenir diversos tipos de câncer e pode tratar outros tipos também. Alguns estudos já mostrar o poder de planta de agir dentro de tumores por exemplo, ativando as defesas do corpo para agir combatendo as células do câncer e qualquer infecção que possa estar atacando o corpo. Além disso pode ser utilizada no tratamento de radioterapia e quimioterapia para aliviar os efeitos colaterais.

Portanto não tenha dúvidas do poder dessa planta, o que você achou de tantas funcionalidades maravilhosas da calêndula?

Veja também

Como se Faz Mastruz com Leite ?

A medicina natural está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Neste cenário, nomes famosos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *