Home / Plantas / Algodão Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre A Planta

Algodão Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre A Planta

O algodão surpreende constantemente as pessoas com suas aplicações e habilidades. Não é à toa que ele é amplamente conhecido e usado em diversos tipos de produtos e subprodutos.

Tanto por isso, nós reunimos algumas das informações mais importantes sobre ele. Sem contar na listinha com as curiosidades que te deixarão de boca aberta. Leia todo o artigo e confira!

Curiosidades Sobre o Algodão

Existem algumas curiosidades que você jamais sonhou que pudessem ser verdade sobre esse rico material. Veja só!

  • Os algodões existem há muito tempo – Há sementes que datam de 450 aC e que foram encontradas no Peru;
  • O Cotton Gin não é uma bebida alcoólica – Gin é a abreviação de engine (que significa motor, mecanismo). Esta é uma máquina que remove as fibras das sementes de algodão;
  • Toda a planta é usada, não há desperdício – A fibra é a principal razão para o cultivo do algodoeiro. Mas as sementes são usadas para alimentação animal e uso humano (óleo de semente de algodões). Os caules das plantas são lavrados no solo após a colheita;
  • Esta é uma fibra sustentável – As sementes são plantadas na primavera e colhidas no outono. Demora cerca de cinco a seis meses para a planta amadurecer e a cápsula abrir para a colheita;
  • A fibra de algodão é composta de celulose, que é um polímero natural – Os seres humanos não conseguem digerir a celulose, mas ruminatos, como bovinos e cavalos, podem digeri-la. Isso porque eles possuem uma enzima que quebra os açúcares.
  • Os algodões egípcios, Pima e Sea Island são os maiores algodões cultivados;
  • Um comprimento médio da fibra pode chegar a 4,3 centímetros. Ela representa somente uma pequena parte do total de algodão cultivado. É obtida a partir das sementes especiais que se proliferam apenas nas áreas que são muito temperadas. Esse é um ponto em desfavor e que limita o seu plantio. O comprimento é o motivo pelo qual muitas pessoas a desejam, porque é possível conseguir fios mais finos (mais macios) com fibras mais longas.

Mais Fatos Interessantes Sobre O Resultado Do Algodoeiro

Algodoeiro
Algodoeiro

Ainda está sedento por informações curiosas. Aqui estão mais algumas:

  • A maior parte dos algodões cultivados é uma variedade chamada algodão de terras altas – O comprimento médio de fibra produzido por essas plantas pode ser de até 3,3 cm. Ainda é muito bom para a produção de fios, não tão finos quanto o tipo egípcio ou Sea Island;
  • Para produzir fios mais finos a partir de qualquer tipo de produto do algodoeiro, as fibras curtas são penteadas antes de serem enroladas – Isso é chamado de fio de pente. As fibras curtas removidas são recicladas e usadas para muitos produtos, como bolas de algodão e cotonetes;
  • Os fios são classificados por número – Quanto maior o número de fios, mais fino e macio ele é. Portanto, um fio 16 tem o dobro do peso de um fio 32;
  • Você pode ter visto a contagem de fios no varejo, especialmente em lençóis, como 600. Esse número representa o número de fios por cm de tecido – Naturalmente, quanto mais fibras, mais fios você terá por cm de tecido. Como dito anteriormente, quanto mais fino o fio, mais macio ele será. Portanto, um tecido com contagem de 800 será bem mais delicado do que um pano com contagem de 500;
  • O algodão é cultivado em muitos países ao redor do mundo – Não é só no Brasil que se planta o algodoeiro. Em vários outros continentes, essa planta pode ser vista nos campos.

Um Pouco Mais Sobre O Algodão

Nos últimos trinta anos, as técnicas agrícolas modernas no nosso país reduziram sua pegada ambiental. Em termos de solo, sua conservação aumentou, reduzindo a perda em mais ou menos 68%.

A água usada para cultivar algodão representa apenas cerca de 3% do uso agrícola no mundo. No Brasil, uma boa porcentagem dos algodões é cultivada pela queda natural das chuvas. Dessa forma, o uso da água para irrigação diminui em mais ou menos 75%.

Os algodões têm uma emissão neutra de gases de efeito estufa. De fato, a quantidade de CO2 removida das plantas do algodoeiro no mundo é o equivalente a tirar 7 milhões de carros das ruas.

No Brasil, podemos notar uma redução considerável no número de aplicações de pesticidas. Entretanto, ainda não é suficiente. Os pesticidas são usados ​​pelos agricultores para estabilizar a produção e produzir suprimentos abundantes e acessíveis de alimentos e fibras.

Mas, pode-se afirmar que o algodão é 100% biodegradável e é compostável. Sob condições aeróbicas ou anaeróbicas, os lenços de algodões biodegradam-se completamente em 4 semanas.

Algodão na Mão de uma Pessoa
Algodão na Mão de uma Pessoa

Ah, e algo que realmente vai te surpreender! Os algodões não são absorventes ou de cor branco puro. Eles têm uma cor bronzeada. A mãe natureza os cobre com uma capa protetora de óleos e ceras. Isso impede que os tufos se molhem e apodreçam nos campos.

Para torná-los absorvente, os óleos e ceras devem ser removidos. E para que fiquem brancos, as fibras devem ser purificadas. No passado, produtos químicos à base de cloro eram usados ​​para purificação. Existe também um processo de purificação total sem cloro. Dessa maneira, se remove todas as impurezas, bem como se remove a cor para a produção de um algodão branco absorvente, macio e puro.

O Que Mais Pode Se Dizer Dos Algodões?

Os algodões são mais fortes quando estão molhados, sabia? Ao contrário de outras fibras celulósicas (por exemplo, a polpa de madeira) que perdem força quando molhadas, não é assim com o fruto do algodoeiro.

Isso pode ser importante para muitos produtos, como lenços e tecidos médicos que se molharão. As fraldas descartáveis, tanto para adultos quanto para crianças, também se beneficiam disso quando têm o material em sua composição.

Entretanto, quase nenhuma das fraldas disponíveis comercialmente contém algodão. O tecido que toca a pele desses produtos é fabricado com fibras sintéticas (plásticas) à base de petróleo que não são biodegradáveis.

Toalhetes descartáveis ​​são os mesmos que fraldas. Por serem também brancas e absorventes, a maioria dos consumidores pensa que é feita de algodão. Contudo, novamente, a maioria é feita com materiais sintéticos.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *