Home / Plantas / Frutas Que Começam Com A Letra X: Nome E Características

Frutas Que Começam Com A Letra X: Nome E Características

Uma das frutas que começam com a letra x e que quase ninguém conhece é a xigua. Não se sabe ao certo o motivo para que se tenham tão poucas delícias frutíferas com essa letra. Seria por conta de sua posição no alfabeto? Por não ser tão comum em nossa língua?

Outros exemplos de frutas ou vegetais que começam com um “x” incluem o xilocarpo e a ximenia. Xigua é um melão originário da África, que possui uma casca verde e um interior comestível carnudo que é da cor rosa. Em diversos países, inclusive no Brasil, a xigua é conhecida por seu nome mais popular: melancia.

O termo xilocarpo refere-se a qualquer fruta que tenha uma camada externa dura e lenhosa. Um exemplo de xilocarpo é o côco. Já a ximenia é um tipo de fruta comestível que é cultivada na árvore africana de mesmo nome.

A fruta pequena tem menos de 5 cm de comprimento e contém uma semente. Dependendo da variedade, a ximenia é amarela, laranja ou vermelha com manchas brancas quando madura. Ela tem um sabor azedo e amargo, e é a favorita dos pássaros.

Importância De Todas as Frutas

Comer algumas frutas fornece benefícios para a sua saúde. Os indivíduos que consomem mais frutas que começam com a letra x e outras letras do alfabeto, bem como vegetais, provavelmente têm um risco reduzido de doenças crônicas. As frutas fornecem os nutrientes que são vitais para uma boa manutenção da saúde do corpo.

Nutriente

A maior parte das frutas é naturalmente pobre em sódio, gordura e calorias. Nenhuma delas tem colesterol. Elas são fontes dos mais diversos nutrientes essenciais, incluindo:

  • Potássio;
  • Fibra alimentar;
  • Vitamina C;
  • Ácido fólico.

As dietas que possuem alto teor de potássio ajudam na manutenção da pressão sanguínea. Esta deve ser sempre equilibrada. As fontes de frutas com potássio incluem:

  • Ameixas;
  • Bananas;
  • Suco da ameixa;
  • Pêssegos;
  • Melão;
  • Damascos secos;
  • Suco da laranja.

As fibras alimentares das frutas auxiliam na redução dos níveis do colesterol na corrente sanguínea. Pode também diminuir os riscos das doenças cardíacas.

A fibra se mostra extremamente importante para que o intestino tenha um ótimo funcionamento. Sem contar com o auxílio com a redução da diverticulose e constipação. Alimentos contendo boas quantidades de fibras, como as frutas que começam com a letra x, auxiliam a proporcionar a sensação da saciedade, tendo bem menos calorias.

Vitaminas C são essenciais para se reparar os tecidos de todo o corpo. Além disso, contribuem para se curar algumas feridas e cortes, mantendo o dente e gengiva saudável.

O ácido fólico (folato) ajuda nosso corpo na formação dos glóbulos vermelhos. As mulheres em idade fértil, pensando em engravidar, precisam consumir a quantidade de folato adequada dos alimentos. Isso reduz a incidência dos defeitos nos tubos neurais, espinha bífida, bem como anencefalia no desenvolvimento fetal.

Benefícios Para Nossa Saúde

Fazendo parte das dietas saudáveis em geral, consumir alimentos, tal como frutas, oferecem menos calorias por xícara. Coma esses alimentos, ao invés de outros mais calóricos. Tal ação é útil no auxílio da diminuição da ingestão de ingredientes que não são benéficos.

Comer vegetais e frutas que começam com a letra x diariamente, como citado, diminui os riscos de doenças cardíacas. Isso inclui ataques do coração e derrames. Consumir esses ingredientes protege também contra alguns cânceres.

A adição dessas delícias no dia a dia é a decisão mais assertiva quando se quer perder peso. Além disso, mantém o organismo livre de muitos males.

As Frutas Que Começam Com A Letra X

Xixá

Xixá
Xixá

A Sterculia apetala é uma fruta decídua e perene. Os seus troncos se mostram cilíndricos, retos e têm enormes contrafortes em sua base. Em termos de altura, pode variar de 20 até 40 metros.

A folha é alternada, palmada, com 5 lóbulos, agrupada densamente nos finais dos galhos. Tem cerca de 15 até 50 cm, incluindo o pecíolo no comprimento total da folha.

A flor é roxa e amarela, tendo 5 sépalas. A flor de S. apetala não possui pétalas. Essas estruturas que se assemelham às pétalas são, na verdade, sépalas.

Os diâmetros das flores variam entre 2,5 até 3,5 cm. Tais flores são consideradas dioicas. Isso significa que há indivíduos femininos e masculinos distintos utilizados na reprodução.

Essas frutas que começam com a letra x são compostas por até 5 folículos que são provenientes dos pedúnculos. Estes podem alcançar até 30 centímetros.

Dentro do folículo há a presença de sementes e pê1los alaranjados. São eles os responsáveis pela dor que sentimos quando os tocamos. Naturalmente, essa floresce, dando frutos entre os meses de dezembro até março.

A semente é elipsóide preta, geralmente com dimensões de 2,5 x 1,5 cm. Essa semente contém ácido estérrico e malcalico, dois dos tipos de ácidos graxos originários do ciclopropeno.

Ximenia Ou Ameixa Do Mato

A ximenia é um dos tipos de frutas que começam com a letra x e são comestíveis. Ela é cultivada pela árvore ximenia africana. Sendo uma fruta pequena, possui um pouco menos do que 5 cm no seu comprimento. Além disso, contém somente uma semente.

A cor vai depender da variedade do qual estamos falando. Por exemplo, algumas podem ser vistas em tons:

  • Amarelos;
  • Alaranjados;
  • Avermelhados com poucas manchas brancas quando estão maduras.
    Ximenia
    Ximenia

Não podemos dizer que essa fruta é deliciosa, pois seu sabor é um tanto amargo e azedo. Em contrapartida, é a alimentação favorita de passarinhos.

Xigua

A xingua é um tipo de planta pertencente à família cucurbitácea. É uma videira com floração que se origina da parte ocidental da África. É uma das frutas altamente cultivadas no mundo todo, com mais ou menos 1000 variedades.

Também conhecida como melancia, existem evidências de suas sementes nos túmulos de faraós do Antigo Egito. Seu cultivo se dá nos climas favoráveis das regiões tropicais e temperadas.

Na verdade, essas frutas que começam com a letra x são bagas com casca dura, também sem as divisões internas. A carne suculenta e doce é, em geral, de vermelha até o tom rosado. Existem muitas sementes de cor preta em seu interior.

Xigua
Xigua

Xylocarpus Granatum

Essa é uma árvore frutífera, de mangue, que pertence à mesma família do mogno. Ela pode ser vista em ilhas na Ásia, Pacífico e África.

A Xylocarpus é também conhecida com o nome de mangue de cedro ou mangue de bala de canhão. Seu formato é arredondado, pequeno, marrom e pontudo.

Xylocarpus Granatum
Xylocarpus Granatum

Gostou de conhecer as frutas que começam com a letra x? Agora você pode dizer para todos que é um expert no assunto!

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *