Home / Plantas / Alamanda Vinho: Nome Cientifico, Cuidados Com a Flor e Fotos

Alamanda Vinho: Nome Cientifico, Cuidados Com a Flor e Fotos

As plantas allamanda pertencem à família apocynaceae e ao gênero allamanda, que inclui cerca de dez a doze espécies nativas da América Central e do Sul. O nome do gênero é dedicado ao botânico suíço Dr. Frederic-Louis Allamand (1735-1803), que foi o primeiro a oferecer sementes desse gênero botânico a Carl von Linnéaus.

Alamanda Vinho: Nome Cientifico E Fotos

Nome científico: Allamanda blanchetii A. DC.
– sinônimo (s): Allamanda violacea Gardner & Fielding. // Allamanda purpurea (hort.)
– Nome comum: Allamanda vinho ou allamanda púrpura.
– nome em inglês: purple allamanda.
– Ordem: Gentianales.
– Família: Apocynaceae – Apocynaceae
– Subfamília: Rauvolfioideae.
– Tribo: Plumerieae.
-Gênero: Allamanda L.
– Origem: Brasil.

Allamanda blanchetii é um arbusto sarmentoso com ramos delgados, pubescentes e cilíndricos. As folhas sempre verdes são simples, inteiras, subsésseis, dispostas em espirais por 3 ou 4. A lâmina é elíptica para oboval, acuminar abruptamente, pubescente em ambos os lados, especialmente na veia principal. Toda a margem é pubescente.

As inflorescências em grupos axilares e terminais. As flores infundibulares (em forma de funil), constituídas por cinco lobos, são malva, arroxeada, rosa-laranja a branco-creme. O cálice é pubescente, a corola tem 6 a 9 cm de comprimento e 5 a 6 cm de diâmetro. As frutas são cápsulas espinhosas e globosas.

O único do gênero a não mostrar flores amarelas, a allamanda vinho é nativo do Brasil, endêmica no estado da Bahia, e segue sendo um arbusto de bom tamanho que requer um tamanho regular para manter uma forma compacta. Suas flores de cores arroxeadas tocam cerca de dez centímetros de diâmetro e florescem o ano todo. Arbusto muito agradável quando coberto de flores.

As flores em forma de trombeta, que consistem em cinco lóbulos rosa-arroxeados, aparecem em grupos terminais no verão. A fruta é uma cápsula deiscente. Como todas as plantas allamandas, a seiva leitosa causa alergias na pele e a ingestão de qualquer parte da planta causa problemas no estômago.

Cuidados Com a Flor

Allamanda não é uma planta de casa típica, é uma planta tropical que tem uma grande necessidade de calor e umidade para prosperar durante o verão. Idealmente, uma temperatura de 16°C no inverno permite à planta uma floração ideal no verão.

É um alpinista que recua sobre si mesmo se não se beneficia de uma treliça porque seus caules e folhas são pesados. A allamanda também pode ser cultivada como um pequeno arbusto, podando-o para mantê-lo compacto, embora exista uma variedade anã para o arbusto.

Para ser reservado para o interior, tem uma forte necessidade de luz e sol para estimular o seu florescimento. Em caso de falta de luz, sua planta produz uma grande quantidade de folhagem, sem flores.

O início da primavera é o momento certo para plantar allamanda. Isso pode permitir que você aprecie sua primeira floração no verão. Isso depende do tamanho da planta, balde ou vaso comprado.

Allamanda Vinho na Mão de uma Pessoa
Allamanda Vinho na Mão de uma Pessoa

Escolha um vaso de 3 l se sua planta estiver em um balde ou vaso de 1 l (escolha até 5 ou 7 l se for de um vaso maior). Certifique-se de que o fundo esteja bem perfurado e tenha uma boa camada de bolas de argila ou outro material de drenagem.

Em seguida, prepare uma mistura levemente ácida, o pH do solo para esta planta deve ser de 5 a 6. Para esse uso, 25% de barro fino, 25% de perlita ou areia, 50% de urze. Misture bem e faça o replantio de sua allamanda.

A primeira rega deve ser generosa. Se você usar um pires, tome cuidado para não deixar a água estagnar, as raízes padecem nesse tipo de situação asfixiante. Prepare e instale uma pequena treliça que precisará ser ampliada e reforçada mais tarde.

Outras Dicas De Cultivo

A treliça deve ser seguida para um melhor crescimento; considere afrouxar os elos à medida que as hastes crescem para evitar estrangulamentos. A planta não gosta de seca, é necessário regar regularmente para manter a raiz ainda ligeiramente úmida. Folhas e brotos murcham em caso de falta de água.

Espaço mais ingestão de água no inverno. Allamandas não precisam de cobertura de superfície. Para melhorar a umidade interna geralmente baixa, coloque sua panela em uma cama de seixos ou bolas de argila de tamanho médio que você deixe nadando na água.

A fertilização deve ser regular nos meses de crescimento (de abril a setembro) e floração (de junho a setembro). Use um fertilizante líquido em baixa dose adicionado ao seu regador. De acordo com as instruções do rótulo, você pode fertilizar cada vez que regar ou mais espaçadamente. Existem literalmente dezenas de fertilizantes líquidos no mercado. A vantagem do fertilizante líquido está no fornecimento constante de nutrientes que você controla. A desvantagem é lembrar de fazê-lo sempre.

Dica: pense que o fertilizante é a “segunda metade” do seu substrato. Quando sua terra é nova e fresca, suas plantas não precisam de fertilizantes. Isto é particularmente verdade nos solos enriquecidos, que geralmente têm fertilizantes e outras melhorias incorporadas. Mas, após cerca de dois meses, a planta terá consumido os nutrientes presentes durante o replantio, então você terá que fertilizar se quiser continuar com um crescimento saudável.

Informações De Corte E Multiplicação

Allamanda Amarela
Allamanda Amarela

De fevereiro a abril, se sua planta encolheu por baixo, seria legal o corte. Mas não é uma obrigação se sua allamanda parece boa. Usando uma tesoura de poda afiada, corte na altura de sua escolha, dependendo da altura e espessura que você deseja.

Quando o tamanho for importante, lembre-se de enxaguar as tesouras de poda com água quente, que carregará sobre os cortes de seiva branca, afetando sua ferramenta. Esta planta suporta muito bem os tamanhos severos. Allamandas não estão sujeitas a ataques ou doenças de insetos, exceto em caso de overdose de água.

Após a poda, em abril, você terá alguns galhos no inverno e prontos para recomeçar na vegetação. Aproveite essas madeiras para multiplicar suas plantas. Use tocos ou pontas de três nós, remova as folhas para deixar uma no topo, cubra a base do hormônio de enraizamento e plante em um canteiro.

Mantenha a uma temperatura mínima de 15°C com boa higrometria, mesmo se cultivadas por 4 semanas. O enraizamento completo ocorre em 6 semanas. No caso de estacas de madeira terem perdido todas as folhas, siga o mesmo método, mas tome cuidado para não cometer nenhum erro no momento do transplante! Muitas vezes acontece que mudas sem folhas são plantadas de cabeça para baixo!

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *