Home / Natureza / Tudo Sobre a Rã Marrom? Tipos, Fotos e Características

Tudo Sobre a Rã Marrom? Tipos, Fotos e Características

A rã marrom é um tipo de rãs bastante comum no Brasil, sendo possível encontra-la em qualquer brejo, seja na floresta ou em um terreno baldio com difícil escoamento de água, pois as rãs possuem uma fácil reprodução e adaptação.

Quando se fala na cor marrom, é automático que a aranha marrom, por exemplo, venha à cabeça, e assim como a rã marrom, a aranha marrom também possui uma forte presença em nosso território nacional.

A aranha marrom é uma das aranhas mais venenosas que existem no mundo, sendo assim, a rã marrom, também seria caracterizada por ser uma rã venenosa, ou até mesmo uma das rãs mas venenosas que existem?

Sabe-se que as rãs mais venenosas que existe, são as rãs de pequeno porte, medindo poucos centímetros, como a Phyllobates terriblis, por exemplo, chamada, também, de rã dourada venenosa, que possui mais de 100 toxinas em seu veneno, podendo matar inúmeras pessoas com uma simples dose de seu veneno.

Ainda, é de extrema importância entender que quando se fala em rã marrom, não se está falando sobre um tipo específico de rã, pois existe uma variedade de rãs de cor marrom.

Uma rã marrom de pequeno porte pode medir até 4,0 centímetros, enquanto uma rãs marrom de grande porte, pode medir até 15 centímetros.

Dessa forma, ao tratarmos de rã marrom, precisamos ter em mente de que haverá uma variação no tipo de rã. Se você estiver a fim de conhecer algumas espécies de rãs marrons, continue lendo e descubra se elas possuem veneno ou não.

Como Saber Se Uma Rã É Venenosa Ou Não? Observe O Tamanho E A Coloração

Felizmente, na grande maioria dos casos, é possível distinguir uma rã verdadeiramente venenosa através de sua coloração.

As rãs mais venenosas do mundo apresentam cores distintas e únicas, diferentemente de qualquer outro tipo de animal na natureza.

As rãs mais venenosas do mundo, cujos venenos podem matar até pessoas, possuem cores quase que florescentes, com aspectos de néon, o que faz que seja possível nota-las de longe, apesar do tamanho.

Essas rãs possuem veneno cutâneo, que diferentemente de cobras, aranhas ou escorpiões, não liberam veneno através de mordidas ou picadas, mas a partir do simples contato, e por isso é importante manter a maior distância possível com esses ínfimos seres, que, às vezes, bem chegam a medir 1 centímetro.

as cores atrativas das rãs, no pensamento indígena, significam que a natureza está avisando sobre o perigo das mesmas, enquanto a visão científica caracteriza a forte coloração das rãs venenosas através de análises químicas da composição orgânica do veneno, que pelo fato de ser cutâneo, altera a cor superficial das rãs.

Tipos, Fotos e Características Da Rã Marrom

Como foi dito anteriormente, não existe uma única espécie de rã marrom, mas várias. Observe aqui alguns tipos de rãs marrons encontradas pelo mundo.

  1. Nome Comum: Rã Marrom
    Nome Científico: Leptodactylus mystaceus
    Características: Rã marrom sem veneno, medindo de 4 a 5 cm.

    Leptodactylus Mystaceus
    Leptodactylus Mystaceus
  2. Nome Comum:Rã Marrom Comum
    Nome Científico: Rana temporaria 
    Características:Rã marrom sem veneno, medindo cerca de 6-9 centímetros.

    Rana Temporaria
    Rana Temporaria
  3. Nome Comum: Rãs Comum
    Nome Científico: Bufo bufo
    Características: Rã marrom com veneno, contendo a chamada bufotoxina, transmitida de forma cutânea, letal para animais e pessoas. Podem alcançar até 15 centímetros.

    Bufo Bufo
    Bufo Bufo
  4. Nome Comum: Rã da Floresta
    Nome Científico: Rana sylvatica
    Características: Rã marrom sem veneno, medindo de 5-7 cm.

    Rana Sylvatica
    Rana Sylvatica
  5. Nome Comum: Sapo Boi / Sapo Cururu
    Nome Científico: Rhinella marina
    Características: Sapo marrom, muito parecido com rã marrom, contendo a chamada bufotoxina, presente nas costas e cabeça, matando predadores que ingerem ou tentam ingerir o sapo. Chega a medir de 10 a 15 cm.

    Rhinella Marina
    Rhinella Marina
  6. Nome Comum: Rã Pio
    Nome Científico: Pseudacris crucifer 
    Características: Rã Marrom sem veneno, chegando a medir de 2,5 cm a 3,5 cm.

    Pseudacris Crucifer 
    Pseudacris Crucifer
  7. Nome Comum: Rã Bufo Boreas
    Nome Científico: Anaxyrus boreas 
    Características: Rã marrom sem veneno, chegando a medir de 10 a 15 cm.

    Rã Bufo Boreas
    Rã Bufo Boreas
  8. Nome Comum: Rã Eleutherodactylus coqui
    Nome Científico: Eleutherodactylus coqui 
    Características: Rã marrom sem veneno, chegando a medir de 3,0 a 3,7 cm.

    Rã Eleutherodactylus Coqui
    Rã Eleutherodactylus Coqui

Rã Marrom É Venenosa?

Essa pergunta só pode ser respondida com: depende da espécie.

Como pode ser observado nessa ínfima lista de tipos de rã marrom, algumas espécies de rã marrom são venenosas, quanto outras não são.

Uma características nítida do tipo de rã marrom que é venenosa, é o fato delas serem grandes, como a rã boi e a rã comum, que são enormes se comparadas com as demais rãs.

Ou seja, pode-se concluir que a rã marrom possui veneno se for de grande porte, mas se for de pequeno porte, ela está livre de toxinas.

Rã Marrom Preparada Para o Salto
Rã Marrom Preparada Para o Salto

Apesar de alguns tipos de rã marrom possuírem veneno, esse veneno é exalado apenas se as glândulas de veneno forem exprimidas, isto é, as rãs não soltam o veneno para predar outros animais, mas simplesmente funciona como uma forma de fazer com que os predadores, ao colocarem elas na bocas, sinta o veneno e as cuspam.

Muitos animais são mortos através do veneno das rãs, enquanto outros, ao sentirem o gosto do mesmo, chegam a cuspi-las e assim não ingerem grandes doses de veneno a ponto de morrerem.

Conheça A Distribuição Geográfica Da Rã Marrom E Principais Locais Do Brasil Onde Vivem

Apesar de ser bastante comum no Brasil, a rã marrom se distribui amplamente por outros lugares do mundo, principalmente pela Europa, Austrália e Nova Zelândia.

Uma das espécies mais comuns é a Rana temporaria, que vive, exclusivamente, na Europa, fazendo parte da Itália, Espanha, Alemanha, França e Noruega, altamente adaptável aos climas intensamente gelados.

Assim como a Bufo bufo, essas espécies são encontradas na Albânia, Áustria, Bielorrúsia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Hungria, Itália, Cazaquistão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Antiga República Iugoslávia da Moldávia, República de Montenegro, Países Baixos, Noruega, Polônia, Romênia, Federação Russa, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.

Duas Rãs Bufo Boreas
Duas Rãs Bufo Boreas

No Brasil, algumas espécies como o Cururu, chamado também de sapo boi, são amplamente distribuídos. Porém, diferentemente das outras, este é um sapo, e não uma rã, mas sua coloração marrom e seu veneno ardiloso precisam constar aqui para que mais pessoas tomem conhecimento e precauções, além de ter uma aparência em comum com as rãs, a ponto de haver confusão.

Em geral, a rã marrom mais comum no Brasil, é chamada Rã Marrom (Leptodactylus mystaceus), que faz parte de outros Países da América do Sul, fazendo parte do, principalmente, do Sudeste do Brasil.

Veja também

Camarão Pistola: Características, Aquário, Pesca e Fotos

O camarão pistola ou Camarão-de-estalo é, na verdade, uma denominação comum aos camarões da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *