Home / Natureza / Qual é a Importância da Umidade do Ar?

Qual é a Importância da Umidade do Ar?

Todos nós respiramos ar, o dia todo, todos os dias. Como passamos a maior parte do nosso tempo ou em casa ou em outros ambientes de acordo com o afã de cada dia, garantir que o ar que respiramos em cada lugar que estivermos seja saudável é uma preocupação sensata que deveríamos ter. Saudável significa sem substâncias nocivas, mas também é importante considerar a umidade do ar correta.

O que é Umidade Relativa do Ar

Simplificando, a umidade relativa do ar é uma medida do conteúdo de vapor de água do ar. Mais explicitamente, é a quantidade de vapor de água presente no ar expressa como uma porcentagem (% UR) da quantidade necessária para atingir a saturação na mesma temperatura.

A umidade relativa do ar é fortemente proporcional à temperatura e altamente sensível a mudanças de temperatura. Isso significa que, se você tiver uma temperatura estável em seu ambiente, sua umidade relativa do ar também ficará estável. Além da temperatura, a umidade relativa também depende da pressão do sistema em questão.

Há algumas regras úteis para nos ajudar a entender como a umidade relativa do ar funciona em um nível básico, embora seja importante lembrar que, a menos que você esteja em um sistema fechado, como uma câmara de teste ambiental, outros fatores podem afetar esses resultados que salientaremos.

A primeira regra é que, à medida que a temperatura aumenta, o ar se torna mais seco (a umidade relativa diminui) e à medida que a temperatura diminui, o ar fica mais úmido (a umidade relativa aumenta). Quando se pensa em pressão, a regra é que, à medida que a pressão diminui, o ar se torna mais seco (a umidade relativa diminui) e, à medida que a pressão aumenta, o ar fica mais úmido (a umidade relativa aumenta).

Qual é a Importância da Umidade do Ar

Em grande medida, o ar que inalamos e exalamos é composto de nitrogênio e oxigênio. Além desses dois elementos, o ar também contém vestígios de gases nobres, dióxido de carbono e, obviamente, vapor de água. A quantidade de vapor de água no ar, que pode flutuar muito, é o que chamamos de umidade relativa do ar. Obter a proporção entre o ar e o vapor de água é importante para a sua saúde e a da sua casa.

Se o ar contém muita água (vapor), mais cedo ou mais tarde isso vai acabar causando problemas de umidade. Isso, por sua vez, traz mofo, condensação e cheiro de mofo. Você também deve contar com mais ácaros da poeira doméstica, como eles prosperam em um clima úmido interior …

Muita umidade não é boa, mas você também não encontrará ar seco particularmente agradável. Reclamações associadas a umidade do ar indevidamente baixa incluem garganta seca, tosse espinhosa, pele seca, lábios rachados … Pode até causar dores de cabeça e reduzir o seu poder de concentração.

Para garantir que a umidade relativa do ar do ambiente que você tem o poder de controlar (como a própria residência ou ambiente de trabalho interno) esteja adequada, terá de certificar-se que seu local mantenha essa umidade ideal, o que corresponde entre 40 e 60 por cento de umidade relativa do ar.

Por que é Importante Monitorar a Umidade Relativa do Ar

De longe, o maior motivo para monitorar a umidade relativa é controlar a umidade ao redor do produto final. Na maioria dos casos, isso significa garantir que nunca fique muito alto. Por exemplo, vamos pegar um produto como chocolate. Se a umidade relativa do ar em uma instalação de armazenamento subir acima de um certo nível e permanecer acima desse nível por um período de tempo suficientemente longo, um fenômeno chamado florescimento pode ocorrer. É onde a umidade se forma na superfície do chocolate, dissolvendo o açúcar. Quando a umidade evapora, o açúcar forma cristais maiores, levando à descoloração.

A umidade também pode ter um impacto severo, e caro, em produtos como materiais de construção. Digamos que você está construindo uma extensão para sua propriedade e você coloca um sub-piso de concreto antes de colocar o piso de madeira. Se o concreto não estiver suficientemente seco antes de colocar a madeira, isso pode causar grandes problemas, porque a umidade do concreto naturalmente tentará migrar para uma área mais seca, neste caso, o material do piso. Isso pode fazer com que o piso amadeirado inche, borre ou quebre, e todo o seu trabalho duro seja devassado, não deixando nenhuma opção exceto a substituição.

Umidade Relativa do Ar
Umidade Relativa do Ar

A umidade também é um grande problema para produtos com extrema sensibilidade à umidade, como certos produtos farmacêuticos. Isso ocorre porque pode alterar as características do produto até que ele se torne inútil, e é por isso que produtos como pílulas médicas e pós secos são armazenados em condições controladas em níveis precisos de umidade e temperatura.

Finalmente, a umidade relativa também é um fator importante em sistemas de automação predial focados no conforto humano, como o ar-condicionado. A capacidade de medir e controlar a umidade relativa não apenas ajuda a manter um ambiente confortável dentro de um edifício, mas também ajuda a otimizar a eficiência dos sistemas de aclimatação, fornecendo uma indicação de quanto ar externo sendo ingerido precisa ser condicionado, dependendo da temperatura ambiente do lado de fora.

Umidade Relativa do Ar e Saúde

Já reparou que quando uma pessoa surge com uma doença invariavelmente respiratória como asma, gripe, rinite ou semelhantes, imediatamente culpamos o clima de algum modo? Diz-se que é por causa do tempo, ou condições lotadas, ou talvez devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. Embora algumas dessas afirmações possam ter um pouco de base na verdade, um dos maiores culpados é geralmente negligenciado: Umidade. Por esse motivo, a importância da umidade para a saúde humana é muito crucial.

Se a umidade estiver baixa, as gotículas dos espirros das pessoas são mais finas e podem permanecer no ar por horas. Isso, e não a temperatura, é a razão pela qual os resfriados e a gripe se espalham mais no inverno. A baixa umidade desta estação faz com que o ambiente perfeito para os germes contaminem uma sala inteira.

Baixa umidade irrita as vias aéreas. Esta é uma razão secundária para o aumento da doença em condições secas. As vias aéreas irritadas são menos capazes de resistir à infecção. Os germes transportados pelo ar, portanto, ganham entrada fácil nos tecidos das pessoas afetadas, e a doença se espalha.

A solução curta para problemas causados por baixa umidade é executar um umidificador. No entanto, é importante ter um bom modelo. Isso ocorre porque simplesmente soprar a umidade no ar sem o controle adequado pode causar outros problemas. A umidade extremamente alta faz com que as pessoas sintam que é difícil respirar. Isso também torna a atividade física mais difícil. Quando levado aos extremos, causa o crescimento de fungos, o aumento das populações de ácaros e o aumento das populações de pragas. Todos estes contribuem para problemas com alergias.

Controle a Situação Como for Possível

A solução ideal para auxiliar no controle da umidade relativa do ar em seu ambiente pode estar nas máquinas inovadoras fabricadas com esse objetivo. Umidificadores, sondas, ar condicionados e outros aparelhos semelhantes foram especialmente produzidos com o intuito de garantir uma adequação de umidade relativa do ar em cada ambiente, desde que devidamente instalados e administrados. Uma instalação incorreta, administração ineficiente ou manutenção deficiente pode tornar esses aparelhos inúteis ou até mesmo inadequados, piorando as coisas ao invés de ajudar.

Para evitar causar esses problemas, você precisa de uma máquina que possa ser configurada para produzir a faixa ideal de umidade para a saúde humana: 30 a 50%. Evite equipamentos que funcionem constantemente sem um verdadeiro sistema de controle. Se não houver aparelhos que o auxiliem a controlar a umidade do ar, há muitos métodos básicos que você mesmo pode se habituar a fazer para contribuir pra um ambiente mais saudável, controlando a temperatura, a umidade e livrando-se de ácaros em seu lar …

Quase tudo que você faz dentro de sua casa tem um impacto sobre a umidade do ar interior. Você pode aumentar o nível de umidade do ar, gerando vapor de água, por exemplo, fazendo um pouco de comida ou tomando um banho. O que obviamente não é muito prático nem muito intencional. Certifique-se de arejar suficientemente sua casa. É vital que você expulse o vapor de água em intervalos regulares.

Veja também

Alternância de Gerações

O que é Ciclo de Vida com Alternância de Gerações?

Genética e reprodução são dois dos temas mais conhecidos pelos brasileiros quando se fala em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *