Home / Natureza / Qual a Importância do pH Para o Organismo Humano?

Qual a Importância do pH Para o Organismo Humano?

O corpo humano é muito complexo, tendo inúmeras reações do corpo que pode ser desencadeadas por diversos gatilhos. Dessa maneira, é muito comum que muitas pessoas sequer saibam o que está acontecendo no seu corpo, sem saber, também, como fazer para que uma ou outra reação aconteça de maneira mais natural.

Portanto, para que o corpo possa se tornar ainda mais saudável no longo prazo, é mais do que necessário entender as necessidades desse corpo. Assim, estudar o corpo humano é muito interessante e deveria fazer parte da rotina de todos, já que isso é algo que interfere diretamente na vida de todas as pessoas e pode significar um ponto diferencial entre aqueles que morrem cedo ou aquelas pessoas que viverão anos a fio.

De toda forma, saber o mínimo sobre o seu corpo deveria ser algo obrigatório, já que você depende do seu corpo para realizar toda e qualquer atividade, seja ela qual for.

Dessa maneira, é fundamental entender mais sobre o seu corpo e sobre os pequenos detalhes que podem fazer parte desse corpo.

Logo, mantenha a atenção aos sinais que o seu corpo pode indicar, pois esse é p primeiro passo para ter uma vida mais saudável e um corpo mais funcional. Isso porque, ainda que você não saiba quais reações o seu corpo está executando em cada momento do dia, é interessante estar atento para notar possíveis problemas ou anormalidades.

Esse tipo de sinal sempre será enviado pelo seu corpo a você, sendo preciso transformar a informação em algo proveitoso. Portanto, para que não seja surpreendido com reações do seu organismo que você sequer conhece, além de poder enfrentar problemas de saúde dos quais não sabe nada, é chave entender mais sobre o assunto. Algo muito importante para as pessoas e que muitos não conhecem tão bem quanto deveriam, por exemplo, é o pH do corpo humano.

Conheça a Importância do pH no Corpo

O pH, antes de mais nada, é um índice criado para medir o nível de acidez de uma substância. Portanto, o corpo humano também possui um pH médio, não podendo ser muito maior ou muito menor que aquilo. A água, as bebidas alcoólicas, o suco e as demais coisas que são ingeridas ao longo do dia  adia também possuem o seu pH particular.

Logo, é importante estar atento à força do pH para não ser surpreendido com possíveis problemas ao longo da sua vida, tendo de enfrentar coisas negativas por mero desconhecimento. Assim, o sangue humano também possui o seu pH e esse pH pode ser medido a partir da coleta de uma pequena amostra, sendo que os exames de sangue corriqueiros costumam apontar para o nível de pH do corpo humano.

Escala de pH
Escala de pH

Dessa forma, quando o seu sangue estiver muito ácido, por exemplo, isso fará com que ocorra a desidratação de algumas proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Logo, como consequência direta disso, o seu corpo ficará mais suscetível a doenças e problemas de todos os gêneros, pois haverá uma queda no nível de imunidade.

Portanto, como se pode ver, uma pequena alteração do pH do sangue pode ter prejuízos enormes para todo o seu modo de vida.

Problemas do Desequilibro do pH no Corpo

O pH, como já explicado, é chave para que o corpo mantenha a sua estabilidade. Logo, o pH do sangue deve ser médio, pois se estiver muito baixo estará ácido demais – e, nesse caso, as proteínas do corpo podem sofrer bastante e levar a pessoas enfrentar uma série de problemas de saúde graves.

Dessa forma, um pH baixo pode gerar, com bastante frequência, o câncer em alguma parte já debilitada do corpo. Logo, para manter o nível do pH em estado normal, por volta de 7, é necessário que as pessoas bebem bastante água, já que a água possui um pH neutro e consegue atuar “limpando” o corpo de problemas.

Bebidas alcoólicas, comidas com muita gordura, café e refrigerante podem abaixar bastante o pH do corpo. Dessa forma, ter uma alimentação saudável é chave para manter o pH em nível médio, ou seja, neutro, e, assim, conseguir ter um corpo mais forte e apto para combater doenças de todos os tipos.

pH no Corpo
pH no Corpo

Portanto, para evitar muitos problemas de saúde, o mais simples a fazer pé beber bastante água e se alimentar de maneira saudável.

Como Saber o pH de Um Alimento

Saber o pH dos alimentos consumidos é muito importante para estar do dentro da comida ingerida e enviada ao seu organismo. Logo, tenha atenção ao que está consumindo e tente ter uma alimentação mais saudável e balanceada. Ainda que não seja possível lembrar o pH de cada substância consumida, as pessoas podem ler os rótulos dos alimentos para saber qual é o nível de acidez daquele alimento.

Contudo, mesmo que você não queira ler o rótulo do alimento, há uma outra forma de descobri o pH de um alimento. Assim, de maneira muito simples, embora não exatamente acertada, pense que: quanto mais “pesado” para o estômago for um alimento, maior será o seu pH. Embora essa técnica não esteja completamente correta, esse é um primeiro passo para evitar problemas ligados a alimentos muito ácidos.

Ademais, lembre-se de que alimentos naturais, em geral, são melhores do que aqueles industrializados quando se trata de manter o pH do corpo em boas condições. Portanto, exagere nas frutas e vegetais para ter um corpo mais forte e menos propenso a doenças dos mais variados tipos e origens.

Importância das Proteínas no Corpo

O pH baixo, de cara, faz com que as proteínas do corpo percam força e, assim, deixem de atuar sobre as reações do organismo.

Portanto, dessa maneira, sem as proteínas muitas reações sequer acontecem, o que faz com que as pessoas passem a estar mais perto de contrair doenças dos mais variados tipos, tendo um sistema de defesa mais frágil do que seria em outras condições.

O câncer, por exemplo, é apenas uma das doenças que pode se desenvolver no corpo quando as proteínas são destruídas pela acidez do pH no corpo humano.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *