Home / Natureza / Quais São os Tipos de Rochas Magmáticas? Exemplos

Quais São os Tipos de Rochas Magmáticas? Exemplos

Rochas não são todas iguais. Algumas são pesadas, outras são leves. Algumas rochas  são escuras, enquanto algumas podem ser de um branco quase puro. Mesmo as rochas magmáticas,  formadas a partir de magma no manto da Terra, podem parecer muito diferentes. As rochas são amplamente classificadas em três grupos – magmáticas, sedimentares e metamórficas.

O Que São Rochas Magmáticas

Os geólogos usam a aparência visual da rocha como uma pista inicial para sua composição, mas depois verificam suas idéias usando técnicas especializadas. Por exemplo, cientistas da Universidade de Auckland usam uma microssonda eletrônica para medir as quantidades exatas de sílica , ferro , magnésio e muitos outros produtos químicos presentes nas amostras de rochas que eles coletam. Essas informações os ajudam a classificar a rocha e podem fornecer pistas diretas sobre o vulcão e a erupção que formou a rocha.

Rochas magmáticas são formadas a partir de magma no manto da Terra. Elas geralmente não contêm fósseis, não reagem com ácidos, geralmente não contêm camadas óbvias, podem ser feitos de diferentes minerais, às vezes têm buracos ou bolhas e podem ter uma aparência vítrea. Os vulcanologistas procuram essas rochas ígneas para que possam aprender mais sobre de onde essas rochas vieram e se foram formadas durante uma erupção vulcânica.

Bloco de Rocha Magmática
Bloco de Rocha Magmática

Rochas magmáticas se formam quando o magma (rocha derretida) esfria e cristaliza, seja em vulcões na superfície da Terra ou enquanto a rocha derretida ainda está dentro da crosta. Todo magma se desenvolve no subsolo, na crosta mais baixa ou no manto superior , por causa do calor intenso lá.

Rochas magmáticas podem ter muitas composições diferentes, dependendo do magma do qual esfriam. Eles também podem parecer diferentes com base nas condições de resfriamento. Por exemplo, duas rochas de magma idêntico podem se transformar em riolito ou granito , dependendo de esfriarem rápida ou lentamente.

Categorias de Rochas Magmáticas

As duas principais categorias de rochas magmáticas são extrusivas e intrusivas. Rochas extrusivas são formadas na superfície da Terra a partir de lava , que é um magma que emergiu do subsolo. Rochas intrusivas são formadas a partir de magma que esfria e solidifica dentro da crosta do planeta.

Quando a lava sai de um vulcão e se solidifica em rocha ígnea extrusiva, também chamada vulcânica, a rocha esfria muito rapidamente. Os cristais dentro das rochas vulcânicas sólidas são pequenos porque não têm muito tempo para se formar até que a rocha esfrie o tempo todo, o que interrompe o crescimento do cristal. Essas rochas de granulação fina são conhecidas como afaníticas – de uma palavra grega que significa “invisível”.

Elas recebem esse nome porque os cristais que se formam dentro delas são tão pequenos que podem ser vistos apenas com um microscópio. Se a lava esfria quase instantaneamente, as rochas que se formam são vítreas, sem cristais individuais, como a obsidiana. Existem muitos outros tipos de rochas ígneas extrusivas. Por exemplo, o cabelo de Pelé é comprido, fios extremamente finos de vidro vulcânico, enquanto pahoehoe é uma lava lisa que forma pilhas brilhantes e arredondadas.

Rochas intrusivas, também chamadas de rochas plutônicas , esfriam lentamente, sem atingir a superfície. Eles têm grandes cristais que geralmente são visíveis sem um microscópio. Essa superfície é conhecida como textura fanerítica . Talvez a rocha fanerítica mais conhecida seja o granito. Um tipo extremo de rocha fanerítica é chamado pegmatito , encontrado frequentemente no estado americano do Maine. O pegmatito pode ter uma enorme variedade de formas e tamanhos de cristal, incluindo alguns maiores que a mão humana.

Quais São os Tipos de Rochas Magmáticas? Exemplos

Basalto – A crosta terrestre é principalmente rocha de basalto. É uma rocha pesada, escura e granulada. O basalto está associado a grandes colunas rochosas encontradas em muitos lugares ao redor da Terra, por exemplo, os Tubos de Órgão em Dunedin ou a Calçada dos Gigantes na Irlanda. O magma de basalto é formado a altas temperaturas (cerca de 1.200º Celsius). Quando sai do vulcão, é quente e líquido. Contém muito pouca sílica (menos de 50%) e muito magnésio e ferro, o que faz a rocha parecer escura.

Basalto
Basalto

Escória – O campo vulcânico de Auckland explodiu esse tipo de lava quente e rica em ferro, e a paisagem é pontilhada de montanhas feitas de basalto e escória (uma rocha de cor vermelha que contém grandes quantidades de minerais ricos em ferro). Os dois tipos de rochas são escavados para materiais de construção e paisagismo.

Escória
Escória

Andesitos – Os andesitas são de cor mais clara que o basalto, porque contêm menos ferro e mais sílica (50-60%). Algumas rochas da escória se enquadram na classificação dos andesitos devido à sua composição química. O magma que contém andesita é geralmente de 800 a 1.000º C e forma vulcões de cone de lados íngremes (vulcões de estratovulcões). O Monte Ngāuruhoe é um exemplo de vulcão andesito.

Andesitos
Andesitos

Riolito – O riolito é de cor clara ou branca – isso indica que a rocha contém muita sílica (mais de 70%) e pouco ferro ou magnésio. Os magmas riolíticos estão associados a baixas temperaturas (750 a 850º C) e geralmente são espessos, o que significa que os gases não podem escapar. Algumas rochas riolíticas são bastante leves, por exemplo, pedra-pomes , que ainda podem ter evidências das bolhas de gás aprisionadas quando a rocha solidificou.

Riolito
Riolito

Rochas Metamórficas

Rochas metamórficas podem se formar em diferentes condições, em diferentes temperaturas (até 200 ° C) e pressões (até 1500 bar). Ao ser enterrada profundamente o suficiente por um tempo suficiente, uma rocha se torna metamórfica. Eles podem se formar a partir de processos tectônicos, como colisões continentais, que causam pressão horizontal, atrito e distorção; eles também podem se modificar quando a rocha é aquecida pela intrusão de magma do interior da Terra.

Elas podem ser divididas em várias categorias, mas geralmente são divididas em:

Rochas metamórficas foliadas  – São rochas que foram alteradas em função da pressão das temperaturas sobre elas, a pressão espreme ou alonga os cristais , resultando em um alinhamento preferencial claro .

Rochas metamórficas não foliadas  – São rochas onde os cristais não têm alinhamento preferencial . Algumas rochas, como o calcário , são feitas de minerais que simplesmente não se alongam, não importa quanto estresse você aplique.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *