Home / Natureza / Quais São os Sintomas da Doença da Mosca? Como Tratar?

Quais São os Sintomas da Doença da Mosca? Como Tratar?

Moscas domésticas são desagradáveis de se ter por perto. Essas pragas criam uma desagradável sensação nas casas e frequentemente voam no rosto das pessoas ou pairam sobre a comida. Embora esses comportamentos sejam frustrantes por conta própria, esses insetos também carregam uma variedade de bactérias e outras doenças causadoras de doenças.

Vetor de Patógenos

Com sua dieta de fezes, lixo, produtos podres e carnes estragadas, as moscas domésticas constantemente capturam patógenos. Os insetos então carregam esses germes e os deixam para trás onde quer que eles pousem. O processo de transferência leva apenas alguns segundos.

Além de espalhar as bactérias que se agarram aos seus corpos, essas moscas freqüentemente vomitam e defecam onde pousam e se alimentam. Essas pragas geralmente se reúnem nas cozinhas e movimentam-se em torno dos alimentos; portanto, essa tendência comportamental aumenta a possível propagação de doenças por mosca doméstica.

Doenças Propagadas por Moscas

Doenças Propagadas por Moscas
Doenças Propagadas por Moscas

Os pesquisadores suspeitam que as moscas domésticas possam abrigar pelo menos 65 doenças que infectam as pessoas. Algumas das doenças mais comuns transmitidas por mosca doméstica  incluem intoxicação alimentar, disenteria e diarreia. Essas pragas também podem transmitir os ovos de vermes parasitas, que causam seus próprios problemas.

Doenças transmitidas por moscas domésticas incluem:

  • Antraz
  • Cólera
  • Salmonella
  • Tuberculose
  • Tifóide

Como Impedir a Propagação

Uma maneira de impedir a propagação de doenças por mosca doméstica é manter os insetos fora de casa. Para impedir a atividade das moscas, mantenha os drenos limpos, sempre vazios, limpos e mantenha as latas de lixo cobertas, além de limpar regularmente as casas. Para evitar deixar as pragas entrarem, verifique se todas as janelas e portas estão intactas.

Para uma infestação estabelecida, o controle químico pode ser a melhor opção. Como o manuseio inadequado de pesticidas pode não ser seguro, os proprietários devem entrar em contato com os especialistas em dedetização.

Moscas de Areia

Mosca de Areia
Mosca de Areia

Moscas da areia transmitem doenças a animais e humanos, incluindo uma doença parasitária chamada leishmaniose . Não há vacinas para prevenir a leishmaniose. Os sintomas incluem feridas na pele por semanas ou meses após a picada. Eles geralmente desaparecem sem tratamento, mas podem ser graves em alguns casos.

Você pode aplicar loção de hidrocortisona ou calamina diretamente nas picadas para ajudá-las a curar e reduzir a coceira. Banhos de aveia e aloé vera também podem aliviar a coceira. Para feridas ou úlceras persistentes, você deve consultar um médico.

Mosca Tsé Tsé

A mosca tsé-tsé sugadora de sangue tem cerca de 6 a 15 milímetros de comprimento e sua boca aponta para a frente. Ele mora nos trópicos da África e prefere lugares sombreados em áreas arborizadas. Esconde-se nos buracos do tronco das árvores e entre as raízes das árvores.

A picada da mosca tsé-tsé é frequentemente dolorosa e pode causar inchaços vermelhos ou pequenas úlceras vermelhas no local da picada. Também pode transmitir a doença do sono (tripanossomíase) a animais e humanos.

Os primeiros sintomas incluem dor de cabeça , febre e dores musculares . Mais tarde, você pode experimentar confusão mental ou coma . A tripanossomíase causa inchaço no cérebro e é fatal, se não for tratada.

Medicamentos anti-timpanossômicos, como a pentamidina, são altamente eficazes no tratamento da doença do sono.

Prejuízo na Indústria

As moscas domésticas podem causar uma enorme ameaça para as empresas, especialmente aquelas que operam na indústria de alimentos. Comparadas a outras pragas, como roedores e baratas , as moscas são responsáveis ​​por causar o maior número de doenças na equipe. Mas por que isso?

Bem, as moscas domésticas (juntamente com outras espécies de moscas sujas) são conhecidas por espalhar uma série de doenças prejudiciais. Essas doenças podem ter um impacto na saúde do cliente e da equipe, resultando em danos à renda, reputação da marca e retenção da equipe.

Mosca Doméstica Fotografada de Perto
Mosca Doméstica Fotografada de Perto

Também foi comprovado que as moscas domésticas podem transmitir patógenos transmitidos por alimentos e sua toxina e resistência associadas. As áreas próximas aos locais de produção animal correm maior risco de acumular doenças transmitidas por alimentos pelas moscas.

Potencial de Contágio

Eles transmitem tantas doenças devido aos seus hábitos de alimentação e reprodução. As moscas domésticas geralmente se alimentam de matéria apodrecida ou em decomposição, além de fezes humanas e animais. Quando uma mosca doméstica se deleita com um item de alimento infectado por bactérias, acumula o patógeno no esôfago ou no sistema digestivo.

Como as moscas domésticas alimentam o hábito de regurgitar o conteúdo do estômago em objetos sólidos para liquefazê-las, qualquer bactéria que vive no esôfago será transmitida ao item que está consumindo. Da mesma forma, as bactérias que vivem dentro de seu sistema digestivo serão transmitidas aos itens que defecam através das fezes.  A forma mais comum de transmissão é consumir alimentos e líquidos contaminados.

Como Somos Infectados

Você pode pegar uma doença transmitida por mosca doméstica consumindo qualquer alimento ou bebida em que a mosca doméstica tenha regurgitado, defecado, urinado ou pousado. A transmissão também pode ocorrer pelo uso de utensílios de cozinha, talheres e utensílios de cozinha contaminados.

Você também pode pegar uma doença transmitida por mosca doméstica através do contato direto e ao tocar em um produto infectado e depois tocar nos olhos ou abrir feridas como arranhões e feridas.

Prevenção Contra as Doenças

Seguir práticas corretas de higiene alimentar pode ajudar a prevenir a propagação de doenças da mosca doméstica, removendo as bactérias nocivas que causam as doenças. Isso pode ser feito garantindo que os ingredientes crus sejam armazenados de maneira higiênica (recipientes hermeticamente fechados) e cuidadosamente lavados antes do uso.

Garantir que os utensílios de cozinha e alimentação, bem como as áreas de preparação de alimentos, sejam mantidas em um alto padrão de higiene também ajudará a eliminar as bactérias distribuídas pelas moscas domésticas. Isso também tornará as áreas de preparação de alimentos menos atrativas para as moscas domésticas, reduzindo o risco de propagação de doenças.

Os criadouros comuns de moscas domésticas , como galpões de animais, lixo e excrementos, estão entre algumas das principais áreas nas quais as moscas domésticas acumulam os patógenos associados às doenças da mosca doméstica.

Os banheiros devem ser limpos regularmente e todos os tubos devem funcionar sem problemas para reduzir o acúmulo e o transbordamento. As telas contra moscas devem ser instaladas sobre as tampas e drenos de ventilação para impedir a entrada de moscas domésticas .

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *