Home / Plantas / Barbatimão Emagrece? Qual a Sua Utilidade? Como Consumir?

Barbatimão Emagrece? Qual a Sua Utilidade? Como Consumir?

O uso de plantas e outros elementos naturais para estética e também para fins medicinais é muito comum no Brasil, principalmente por conta da influência e da raiz indígena que temos em nossa cultura, essencial para que tenhamos esses hábitos nos dias de hoje.

Ao mesmo tempo, muitas pessoas têm vontade de emagrecer, seja para entrar dentro de um padrão estético desejado, seja para seguir uma dieta e ter mais saúde, cada um possui um objetivo específico que deve ser levado em consideração.

Com a junção desses dois fatores, é possível afirmarmos que as pessoas estão cada vez mais em busca de alguns alimentos naturais que tenham o “poder” de promover o emagrecimento, e foi exatamente nesse contexto que o barbatimão se tornou tão famoso.

Pensando nessa fama cada vez maior do barbatimão, vamos falar neste artigo exatamente sobre ele. Por isso, continue lendo o artigo para saber o que ele é, para que ele serve, como pode ser utilizado e também entender de uma vez por todas se ele realmente emagrece.

O que é o Barbatimão?

O barbatimão pode ser também conhecido popularmente por outros nomes, como por exemplo: barbatimão verdadeiro, barba de timan, ubatima e muitos outros nomes. Por esse motivo, já podemos perceber que essa planta é famosa em todo o nosso país.

Basicamente, essa é uma planta utilizada principalmente na medicina natural, já que ela possui efeito curativo nos mais diversos tipos de feridas, queimaduras e até mesmo dores na garganta, que são muito recorrentes em boa parte do ano.

Barbatimão Características

Porém, com o passar do tempo essa planta medicinal foi ficando conhecida por um outro motivo: o suposto poder de emagrecer. Isso porque muitas pessoas começaram (principalmente na internet) a dizer que essa era uma planta com o poder de emagrecimento; mas afinal, isso é ou não verdade?

Para que Serve o Barbatimão?

Agora que você já sabe o que é essa planta e por que ela é tão conhecida, podemos levar um pouco mais em consideração para qual finalidade ela serve e por que as pessoas estão utilizando o barbatimão.

Por isso, vamos listar agora algumas utilidades que essa planta possui que podem ser muito boas no nosso dia a dia, principalmente na hora de parar de usar remédios e outros componentes químicos, já que o barbatimão é natural.

Em primeiro lugar, essa planta possui um alto poder antisséptico e por isso é considerada excelente para tratar inflamações, sendo que elas podem ser desde uma leve inflamação na garganta até mesmo uma inflamação causada por ferimento.

Em segundo lugar, o barbatimão possui propriedades cicatrizantes e por isso é também excelente na hora de cicatrizar machucados ou simplesmente curar assaduras, que muitas vezes ficam ainda mais machucadas com o uso de remédios químicos.

Em terceiro lugar, ele é excelente para o tratamento contra gastrites profundas ou úlceras, que tendem a atingir boa parte da população brasileira. Isso porque no estômago ele possui um efeito neutralizante muito bom.

Por fim, o barbatimão possui um poder de desinchar e tratar retenção de líquido, o que é excelente até mesmo para quem sofre com problemas como a prisão de ventre, já que a planta também age no intestino.

Portanto, agora você sabe algumas das utilidades que essa planta possui, vamos ver o que você pode fazer para utilizar!

Como Utilizar?

Muito provavelmente depois de ler todas essas utilidades você já quer saber exatamente como essa planta pode ser utilizada, não é mesmo?

A verdade é que existem diversas maneiras de utilizar para as mais diversas finalidades; porém, uma das maneiras mais versáteis e também mais simples é com certeza por meio do chá de barbatimão.

Portanto, anote a receite de chá de barbatimão que passaremos agora para você saiba exatamente como utilizar essa planta em sua casa.

  • Chá de barbatimão – receita

A receita desse chá é extremamente simples, por isso confira exatamente como fazer!

Ingredientes:

  1. Barbatimão (geralmente seco especialmente para chás);
  2. Água filtrada.

Modo de fazer:

  1. Pegue cerca de um punhado de barbatimão e coloque para ferver em mais ou menos 3 xícaras de água, tudo dependendo da intensidade que você quer esse chá;
  2. Após a fervura, desligue a chaleira e deixe o chá em infusão por mais ou menos uns 20 minutos;
  3. Pronto!

Seguindo essa receita extremamente simples você já terá um chá que pode ser tomado, utilizado em machucados, utilizado para queimaduras e muitas outras coisas, tudo isso por meio da aplicação de compressas ou bebendo (como no caso da gastrite).

Portanto, podemos dizer que além de ser algo extremamente versátil, esse chá também é completamente simples de ser feito e acessível, já que o barbatimão pode ser encontrado facilmente e também não é caro.

Barbatimão Emagrece?

Provavelmente o que você mais queria saber de todo esse texto é: o barbatimão realmente emagrece ou não? E é exatamente por isso que já começaremos dando a resposta direta, e depois poderemos explicar o porquê dela.

Em uma resposta curta: não, o barbatimão não emagrece. Isso porque o que determina se você irá emagrecer ou engordar é a quantidade de calorias que você come por dia, se a sua alimentação possuir mais calorias do que você consome, é claro que você irá engordar, e o contrário também é verdadeiro.

Assim, como já dissemos, o barbatimão é excelente para problemas como a retenção de líquido e prisão de ventre, e por esse motivo ele realmente diminui o inchaço abdominal, mas nem ele e nem nenhum outro alimento no mundo tem o poder de emagrecer alguém de forma isolada.

Dessa forma, podemos considerar que ele é excelente para reduzir o inchaço após uma noite bebendo por exemplo ou até mesmo aquele causado pela prisão de ventre da TPM, mas ele de forma alguma irá emagrecer alguém de maneira milagrosa.

Logo, agora você já sabe todas as informações essenciais sobre o barbatimão e até sabe como essa planta pode ser utilizada no dia a dia!

Quer saber ainda mais informações sobre muitos assuntos de Biologia? Leia também em nosso site: Qual animal é conhecido como golfinho de água doce? 

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *