Home / Natureza / Para Que Serve o Calcário na Terra e na Agricultura?

Para Que Serve o Calcário na Terra e na Agricultura?

O cultivo agrícola é uma linha de trabalho complexa que requer uma quantidade enorme de conhecimentos. O cultivo agrícola tradicional enfrenta todos os tipos de desafios para produzir adequadamente os rendimentos. Condições ambientais apropriadas são críticas para garantir o sucesso das culturas.

A qualidade do solo é um componente essencial para o sucesso do cultivo. A saúde das culturas depende muito do equilíbrio dos níveis de pH no solo. Quando o solo se torna muito ácido – ou tem um nível de pH mais baixo -, cria um ambiente tóxico para as culturas. O solo ácido causa severas deficiências nutricionais nas culturas, o que resulta em rendimentos mais baixos. Em última análise, isso acaba com os lucros de uma empresa agrícola.

Calcário
Calcário

Felizmente, existe uma maneira de monitorar e remediar uma situação de solo ácido. Quando o solo se torna ácido, é uma prática recomendada aplicar cal ao solo ácido, onde as culturas são cultivadas como uma maneira de aumentar os níveis de pH e reduzir a acidez.

Problemas Com o Solo Ácido

Quando o solo se torna muito ácido, pode tornar muito difícil maximizar o rendimento das culturas agrícolas.  A acidez é medida na escala de pH, na qual um nível de pH de sete é neutro. Quando os níveis de pH do solo caem abaixo de sete, ele se torna um estado de acidez. Quanto mais ácido o solo, mais tóxico é para as plantas.

Estima-se que aproximadamente 20% dos campos agrícolas ao redor do mundo sejam ácidos (pH abaixo de 6) e necessitarão aproximadamente duas toneladas de cal agrícola por acre para reverter a acidez.

A acidez natural do solo é diferente de região para região. Alguns solos são arenosos, outros mais parecidos com argila. Isso depende do clima e das diferentes propriedades das regiões agrícolas. Além disso, o histórico agrícola específico do terreno em questão também pode determinar os níveis de acidez. Algumas terras podem ter sido adequadamente cuidadas e gerenciadas, enquanto outras podem ter sido negligenciadas. Isso pode levar a níveis mais baixos de pH e um ambiente ácido geral do solo.

Solo Ácido
Solo Ácido

O Que é Cal Agrícola?

Para combater a alta acidez do solo, certas alterações do solo podem ser adicionadas para aumentar os níveis de pH e neutralizar o solo ácido. A cal agrícola é a alteração mais eficaz do solo para elevar os níveis de pH, a fim de melhorar a saúde e a produção das culturas.

A cal agrícola é um produto de alteração do solo usado para condicionar o solo aumentando os níveis de pH. É feito de calcário triturado que contém nutrientes naturais para promover o crescimento saudável das plantas. Quando o cal é adicionado às culturas agrícolas, ele se dissolve e libera uma base que neutraliza  a acidez do solo.

Dependendo da acidez do solo, existem diferentes tipos de produtos de cal a serem utilizados. A cal está disponível como aditivos de magnésio ou cálcio. A cal à base de magnésio é chamada de cal dolomítica . A cal à base de cálcio é chamada cal calcítica. Dependendo da deficiência específica do solo, pode ser necessário um tipo de cal ou outro. Pode até exigir uma combinação de ambos.

Cal Agrícola
Cal Agrícola

O cal agrícola vem em vários estados: óxidos, hidróxido, silicato ou carbonato. Estas são as formas de magnésio ou cálcio que neutralizam os níveis de pH no solo. O cálcio e o magnésio, por si só, não neutralizam o nível de pH. Somente quando aplicados nessas formas eles servirão ao propósito de diminuir os níveis de acidez.

Para Que Serve o Calcário na Terra e na Agricultura?

O solo contém naturalmente inúmeros minerais e nutrientes, cada um com o objetivo de ajudar as culturas a crescer saudavelmente. Quando o conteúdo mineral se desequilibra, o solo pode se tornar muito alcalinizado ou muito ácido, dependendo dos níveis dos diferentes tipos de minerais.

Quando o solo contém altos níveis de minerais como ferro, alumínio e manganês, é criado um desequilíbrio de pH. Isso faz com que os níveis de acidez do solo subam. Simultaneamente, isso também causa uma deficiência em outros minerais importantes do solo, como cálcio e magnésio. Sem cálcio e magnésio, as plantas não conseguem atingir níveis saudáveis ​​de crescimento.

Esse desequilíbrio de pH pode ocorrer por várias razões. O solo em si pode ser naturalmente mais alto nesses conteúdos minerais, ou pode ser causado pelos tipos de fertilizantes utilizados. Como alternativa, o solo pode se tornar ácido quando a presença de bactérias benéficas encontradas na matéria orgânica diminui e não há atividade microbiana suficiente no solo. Seja qual for o caso, o solo ácido é geralmente um desequilíbrio ou deficiência de nutrientes que impede o crescimento saudável das plantas.

Calcário na Terra e na Agricultura
Calcário na Terra e na Agricultura

Quando o solo se torna ácido demais, dificulta o crescimento das raízes das plantas. De fato, o solo ácido pode atrapalhar completamente o crescimento das raízes, o que impede o desenvolvimento das plantas. As raízes das plantas não são capazes de absorver nutrientes de maneira eficaz, o que reduz o nível geral de saúde das culturas. Em essência, a alta acidez cria um ambiente tóxico para as culturas.

A cal agrícola ajuda a diminuir os níveis de acidez do solo, tornando-o mais neutro em pH. Ao aplicar cal ao solo, quando este se torna muito ácido, os agricultores podem garantir que estão ajudando a melhorar sua produção agrícola. Se as culturas não podem crescer adequadamente, elas não podem produzir, o que afeta os negócios da agricultura e seus resultados. É por isso que se torna importante testar os níveis de pH do seu solo para determinar o remédio apropriado, conforme necessário. Testar o solo pode ajudá-lo a determinar onde e quando o cal é necessário, além de quanto.

Como as Culturas Reagem ao Calcário

Calcário na Mão
Calcário na Mão

Diferentes tipos de plantas são mais resistentes ao solo ácido do que outros. Certos tipos de plantas podem suportar a toxicidade do solo ácido, enquanto outros serão muito mais suscetíveis e não serão capazes de suportar a toxicidade. É importante entender a tolerância ácida específica de cada cultura antes de aplicar uma solução de cal.

Quando o tipo certo de cal agrícola é aplicado apropriadamente no solo ácido, as culturas que antes enfrentavam condições tóxicas começarão a se beneficiar da mudança nos níveis de pH. As raízes das plantas se beneficiarão da suplementação de cálcio e ou magnésio. As raízes se tornarão mais eficientes na absorção de nutrientes. Isso fortalecerá o sistema radicular geral e a estrutura da planta ao longo do tempo.

Os produtos agrícolas de cal usados ​​em solo ácido têm um tamanho variável natural das partículas. As raízes das plantas podem absorver imediatamente as partículas menores, pois são minúsculas o suficiente para absorver as raízes. As partículas maiores permanecem no solo e continuam a neutralizar a acidez do solo. As partículas maiores se decompõem lentamente ao longo do tempo em partículas menores. Isso ajuda a fornecer um suprimento contínuo de cálcio e ou magnésio para as culturas durante um período típico de dois a cinco anos.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *