Home / Natureza / O Que Significa Dizer Que Uma Argila É Ativa?

O Que Significa Dizer Que Uma Argila É Ativa?

A atividade do solo é a razão do índice de plasticidade tendo a fração argila como porcentagem. … A atividade de um solo avalia a capacidade do solo de reter água. Obviamente, este termo é aplicável ao solo argiloso.

A quantidade de água retida ou o estado da água na massa do solo depende dos minerais argilosos disponíveis no solo. A atividade de um solo avalia a capacidade do solo de reter água.

Está relacionado à propriedade de inchamento e retração do solo devido à variação de umidade. O comportamento do solo com a mudança no teor de água é influenciado pela presença de minerais argilosos …

Em termos leigos, a atividade do solo nos diz como o solo reagirá se for misturado com água. Solos mais ativos tendem a ter maior expansão volumétrica quando a água é adicionada e grande retração se estiverem secos.

Definição de Argila

O termo argila mineral designa um grupo de importantes silicatos de alumínio hidratado com uma estrutura de camada (semelhante a uma folha) e tamanho de partícula muito pequeno. Eles podem conter quantidades significativas de ferro , metais alcalinos ou terras alcalinas.

O termo argila é geralmente aplicado a (1) um material natural com propriedades plásticas; (2) partículas de tamanho muito fino, habitualmente aquelas definidas como partículas menores que dois micrômetros; (3) fragmentos ou partículas minerais compostos principalmente de silicatos da camada hidratada de alumínio muito finos, embora ocasionalmente contenha magnésio e ferro.

Embora, em um sentido mais amplo, os minerais argilosos possam incluir praticamente qualquer mineral do tamanho de partícula acima mencionado, a definição aqui adaptada é restrita para representar silicatos da camada hidratada e alguns aluminossilicatos ordenados de curto alcance relacionados, os quais ocorrem exclusivamente ou frequentemente em notas de tamanho muito fino.

O Que Significa Dizer Que Uma Argila É Ativa?

Argilas ativadas e terras ativadas, consistem em argilas coloidais selecionadas ou terras argilosas ativadas, de acordo com o uso pretendido, por meio de um ácido ou um alcalino, secas e depois moídas.

É divulgado um catalisador à base de minerais de argila esméticos ativados por ácido para remover olefinas de compostos aromáticos ou suas misturas e caracterizado pelo fato de que o mineral de argila ativado por ácido contém pelo menos 5 meq / 100 g. de Al.  trocável.

O adsorvente compreende um sal de ácido inorgânico adicionado a um pó de pelo menos um material inorgânico selecionado entre terra diatomácea, sílica, alumina, uma mistura de silica com alumina, silicato de alumínio, alumina activada, vidro poroso, argila activada, bentonite ativado e zeólita sintética.

Definição de Solo

Solo é o material encontrado na superfície da terra que é composto de material orgânico e inorgânico. O solo varia devido à sua estrutura e composição. As chances são de que você não tenha pensado muito no solo sob seus pés, mas pode se surpreender com a complexidade do solo.

O solo varia em sua composição e estrutura de suas partículas, e esses fatores são examinados de perto pelos agricultores, que precisam de solo apropriado para o plantio, bem como pelos engenheiros que precisam entender como o solo se comportará sob diferentes demandas. O solo também é de vital importância para a sustentabilidade de um ecossistema, pois serve como meio natural para o crescimento da vegetação.

O solo pode ser definido como os materiais orgânicos e inorgânicos na superfície da terra que fornecem o meio para o crescimento das plantas. O solo se desenvolve lentamente ao longo do tempo e é composto de muitos materiais diferentes. Materiais inorgânicos, ou aqueles que não estão vivos, incluem rochas e minerais desgastados pelo tempo.

Definição de Solo
Definição de Solo

O intemperismo é o processo mecânico ou químico pelo qual as rochas são quebradas em pedaços menores. À medida que as rochas são quebradas, elas se misturam com materiais orgânicos, que são aqueles materiais originários de organismos vivos. Por exemplo, plantas e animais morrem e se decompõem, liberando nutrientes de volta ao solo.

Analise do Solo

Agora, se você olhar para o solo sob seus pés, não poderá falar muito sobre esse solo. Portanto, quando você estuda o solo, é útil pegar uma pá e cavar um buraco grande o suficiente para revelar uma seção vertical do solo que varia da superfície à rocha subjacente, conhecido como perfil do solo . O perfil do solo é semelhante à impressão digital do solo e será diferente de outras amostras de solo com base em fatores como cor, textura, estrutura e espessura, além de composição química.

Analise do Solo
Analise do Solo

Cada camada de um perfil de solo é chamada de horizonte do solo . Esses horizontes são identificados por letras. O horizonte A é a camada superior, mais próxima da superfície. Você pode pensar neste horizonte como o solo superficial. De fato, você pode usá-lo como um acionador de memória para ajudar a lembrar a ordem dos horizontes. A letra A está no topo do alfabeto e refere-se à camada do solo superficial. À medida que você avança mais profundamente nas camadas do perfil do solo, você tem os horizontes B e C, dando-nos os três horizontes principais.

Tipos de Solo

Existem três tipos básicos de solo: areia, silte e argila. Mas, a maioria dos solos é composta por uma combinação dos diferentes tipos. Como eles se misturam determinará a textura do solo ou, em outras palavras, como o solo se parece e se sente.

Tipos de Solo
Tipos de Solo

Um tipo de solo é areia. A areia no solo são na verdade pequenas partículas de rocha intemperizada. A areia é bastante grossa e solta, de modo que a água é capaz de drenar facilmente. Embora isso seja bom para a drenagem, não é bom para o cultivo de plantas, porque o solo arenoso não retém água ou nutrientes;

O lodo é outro tipo de solo. O lodo pode ser considerado uma areia fina e reterá a água melhor do que a areia. Se você segurasse um punhado de lodo seco na mão, pareceria quase farinha;

O solo de barro é uma mistura de areia, silte e argila combinados para evitar os efeitos negativos de cada tipo;

O solo de giz pode ser leve ou pesado, mas sempre altamente alcalino devido ao carbonato de cálcio ou cal dentro de sua estrutura;

O solo de turfa é rico em matéria orgânica e retém uma grande quantidade de umidade.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *