Home / Natureza / Como Fazer Sabão Líquido para Lavar Louca? Detergente Caseiro

Como Fazer Sabão Líquido para Lavar Louca? Detergente Caseiro

Manter a casa limpinha é uma tarefa que demanda dedicação e até mesmo certo investimento. Em relação ao segundo tópico, ainda é possível recorrer a medidas alternativas e muitas vezes mais econômicas.

Sim, este é um site sobre ecologia. Mas, alguns outros assuntos de utilidade pública também são bem-vindos por aqui.

Neste artigo, você conhecerá algumas receitas caseiras para substituição da de alguns dos produtos de limpeza tradicionais, entre essas receitas o passo a passo do detergente caseiro para lavar louça.

São muitas dicas adiante, e, com certeza, muitas delas serão úteis para você.

Boa leitura.

Como Fazer Sabão Líquido para Lavar Louca? Detergente Caseiro

Ok, direto ao ponto. Para esta receita serão necessários bicarbonato e sódio, vinagre, sal e limão (geralmente ingredientes facilmente encontrados em casa).

Segue a descrição detalhada das quantidades:

  • 6 xícaras de água;
  • 1 e ½ xícaras de vinagre branco;
  • Suco de 1 limão;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de Sódio;
  • Um pouco de sal grosso;
  • 1 xícara de sabonete de glicerina ralado.

Apesar de possui relativamente muitos ingredientes, os itens são fáceis de serem encontrados, mesmo o sabonete de glicerina (o qual está à venda em praticamente todos os supermercados).

Para o preparo, deve-se colocar o vinagre e água em uma panela em fogo médio. Quando a mistura começar a ferver, recomenda-se mudar para o fogo mínimo. Após a mudança, os demais ingredientes devem adicionados, um por vez. A ordem recomendada é: sal, suco de limão, sabonete e bicarbonato.

O resultado final é uma mistura esbranquiçada, a qual deve esfriar antes de ser usada.

Outras Dicas de Produtos de Limpeza Caseiros: Limpa Vidro

Essa receita não requer uma grane quantidade de ingredientes, mesmo porque alguns produtos podem manchar esta superfície com facilidade.

Os ingredientes utilizados são 5 litros de água, 1 colher de vinagre e 1 colher de álcool.

Após misturar estes itens, sugere-se armazenar o líquido em um borrifador.

Esta mistura em particular deve ser secada (no caso de vidros, a recomendação é com jornal) após a aplicação, uma vez que deixa-la secar naturalmente (o que acaba sendo inevitável em dias muito ensolarados) pode resultar no aparecimento de algumas manchas.

Outras Dicas de Produtos de Limpeza Caseiros: Desinfetante

Além da limpeza necessária, é importante assegurar que nossos lares estejam livres de bactérias e outros microorganismos. Também existe uma opção caseira que pode desempenhar esta função antisséptica.

Os ingredientes são 1 pacote de cravo da índia, 1 vidro inteiro de azeite, 2 colheres de sopa de bicarbonato e, por fim, 1 garrafa pet vazia.

Desinfetante

A garrafa pet tem sido um improviso muito útil dentro das rotinas domésticas. O preparo consiste apenas em despejar o vinagre na garrafa, acrescentando em seguida o bicarbonato e o cravo da índia.

Após a junção dos ingredientes, a recomendação é que a mistura fique algumas horas em repouso (de modo que os ingredientes interajam entre si), até adquirir coloração vermelha.

Outras Dicas de Produtos de Limpeza Caseiros: Limpador de Grade de Fogão

As grades de fogão são estruturas com grande chance de acumular gordura, a qual, por sua vez, impregna na superfície metálica de modo persistente. Neste caso, você poderia pensar que utilizar um produtor desengordurante comercial ou caseiro (a seguir serão apresentadas algumas receitas) poderia resolver. Todavia, essa gordura persistente requer o uso de um produto excepcional e mais potente: no caso, a amônia.

Para a receita, serão necessários um saco plástico que possa ser bem fechado e um frasco de amônia.

As grades engorduradas devem ser colocadas dentro do saco, junto com a amônia, fechando-o bem.

Certificar-se que o saco está bem fechado é fundamental para a eficácia desta receita, uma vez que a ação de remover a gordura será desempenhada pelo vapor de amônia, o qual não deve escapar por nenhuma fenda.

A recomendação é que as grades permaneçam 2 horas dentro do saco, em seguida, podem ser lavadas normalmente com uma esponja de aço.

Para esta receita, serão utilizados 200 ml de álcool, 250 ml de detergente neutro e 100 ml de vinagre branco.

A misturinha pode ser aplicada na pia, azulejos, chão, fogão e outras superfícies.

Outras Dicas de Produtos de Limpeza Caseiros: Desengordurante com Bicarbonato de Sódio

Aqui mais uma opção de desengordurante, sendo que nesta o bicarbonato de sódio é a grande estrela.

Os ingredientes consistem em 1 litro de água morna, 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 2 colheres (sopa) de vinagre.

Desengordurante com Bicarbonato de Sódio

A misturinha também pode apresentar um resultado bastante eficaz.

Vinagre + Bicarbonato = Uma Mistura Poderosa

A receita acima contém estes 2 ingredientes imprescindíveis nas limpezas domésticas ‘alternativas’. Eles já possuem um poder de limpeza isoladamente que pode ser potencializado na combinação entre os dois.

Em relação ao vinagre isoladamente, seu caráter ácido pode auxiliar na remoção de sujidades, muitas vezes de origem mineral. Todavia, acredita-se que o ingrediente não é tão eficaz na remoção de sujidades orgânicas- daí a importância que seja utilizado combinado a outro componente.

No caso do bicarbonato de sódio, o mesmo pode ser utilizado inclusive para neutralização de odores no guarda-roupa ou geladeira. Ademais, poucos conhecem sua aplicação culinária, na qual o mesmo pode substituir o fermento em receitas de pães e bolos.

Os dois ingredientes combinados possuem o potencial de desmembrar as moléculas de gordura, daí a eficácia como desengordurante de superfícies. Poucos sabem é que a mistura também pode ser aproveitada para remover manchas de tecido de materiais mais resistentes, tais como tecidos e estofados; bem como, atuar como desentupidor de pia.

Para as funções de tira mancha e desentupidor de pia, é necessário que a concentração destes ingredientes seja maior. A quantidade ideal a ser utilizada é de 1 parte de bicarbonato de sódio para 2 partes de vinagre.

Mais Uma Dica Com Bicarbonato e Vinagre: Limpador Multiuso

O limpador multiuso talvez seja o produto mais versátil e utilizado dentro de uma casa, mais precisamente da cozinha.

Nesta receita, além dos queridinhos bicarbonato e vinagre, também será utilizado suco de limão.

Os ingredientes consistem em 500 ml de água, 1 colher de bicarbonato de sódio, 2 colheres de vinagre e suco de 1 limão.

A mistura deve ser acondicionada em um borrifador. Recomenda-se agitar antes do uso e após o preparo.

Bicarbonato e Vinagre

Gostou das dicas?

Caso tenha tentado algumas dessas receitas, deixe a sua opinião nos comentário abaixo. Seu feedback é sempre bem-vindo por aqui.

Até mais.

Veja também

Ciclo de Vida da Zibelina: Quantos Anos Elas Vivem?

A zibelina (nome científico: Martes zibellina) é de uma espécie de marta castanho-escura da Europa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *