Home / Natureza / Características do Corpo do Leão

Características do Corpo do Leão

Depois do tigre, o leão é o maior felino que existe naturalmente, pois o detentor de maior felino do mundo fica com o ligre, que é uma mistura do leão com o tigre.

Aqui iremos discutir as características do corpo do leão, além de várias outras curiosidades importantes sobre esses felinos tão incríveis.

Acompanhe conosco, e aproveite também para checar outros artigos sensacionais sobre os leões aqui no site:

Características do Corpo do Leão

O leão mais numeroso que existe é o leão africano, e é o mais comum de ser visto tanto na natureza quanto em reportagens, vídeos e documentários.

A fêmea pode atingir até cerca de 1,6m, enquanto o macho pode atingir 2m de comprimento, medindo da sua cabeça até seu lombo, excetuando a cauda, que possui cerca de 60 cm até 1 m.

Em relação ao peso, a fêmea geralmente fica com seus 120 kg e o macho com quase 200 kg, sendo comum que pesem entre 180 kg e 200 kg.

Ainda assim, menos comum que o africano, existe o leão asiático, tendo proporções maiores, e dessa forma pode chegar pesar até 230 kg nos indivíduos machos, e 200 kg as fêmeas, além da fêmea poder passar pouco mais de 2 metros e o macho chegar quase a 3 metros de comprimento, abstendo-se, geralmente, em 2,80 ou 2,90, e suas caudas possuem o mesmo comprimento do que a cauda do leão africano.

O leão macho se distingue da leão fêmea (também chamada de leoa) pela sua enorme coroa, também chamada de juba, e estudos apontam que essa juba serve para demonstrar imponência, seja para impressionar uma fêmea, seja para intimidar outros leões, além de que a juba ajuda a proteger regiões vitais do corpo como a garganta, já que os felinos sempre atacam essa região quando querem matar um inimigo ou uma presa.

Todos os Leões Tem o Mesmo Corpo?

Existe uma discordância científica em relação ao número de espécies de leões existentes, onde algumas pessoas apontam que existam 8 espécies, enquanto outros apontam que existem apenas 2 espécies e inúmeras subespécies de leões.

Entretanto, todas essas raças ou espécies de leões possuem tamanhos e medidas diferentes, onde alguns leões são muito maiores e mais robustos que outros.

No entanto, tais espécies dificilmente convivem juntas em um mesmo habitat, e se separam através de delimitações territoriais, e por isso cada tipo de leão, independentemente de tamanho, torna-se rei de seu território.

O maior leão que existe na natureza, ou existia, é o leão-d0-Atlas, ou leão-da-Barbária, que atualmente se encontra em estado crítico de extinção, existindo apenas em cativeiro.

Registros apontam que leões com cerca de 2,60 m e 3,00 m já estiveram em algumas florestas do mundo, e as ossadas apontavam para indivíduos da espécie do leão-do-Atlas. Registro também apontam que alguns leões dessa espécies chegaram a pesar até 300 kg.

Comparação do Corpo do Leão Com o Corpo de Outros Felinos

Como foi dito, o leão é a segunda maior espécie de felino que existe, ficando atrás apenas dos tigres, que são criaturas descomunalmente grandes.

Comparados com os leões, os tigres superam os mesmos em tamanho e peso, mas assim como os leões, existem diferentes espécies de tigres no mundo.

Um tigre pode variar entre 100 kg e 300 kg, por exemplo, que é o caso do tigre-de-Bali e do Tigre-Siberiano (o amior de todos).

Em relação ao tamanho, um tigre pode alcançar quase 4 metros de comprimento, sendo 1 metro maior do que o maior de todos os leões, porém, pesando pouco mais que um leão também. Ou seja, apesar de serem maiores, seus pesos são quase iguais.

Tanto o leão quanto o tigre são espécies de animais que crescem muito mais quando estão em cativeiro, pois não praticam tantos exercícios quanto praticariam na natureza, e é possível encontrar leões e tigres maiores do que qualquer outro na natureza.

Quando em cativeiros, os leões podem atingir pesos que podem passar de 350kg, e o tigre pode alcançar até mesmo 400 kg. Esse é um fato negativo, já que pode apresentar obesidade, o que encurta o tempo de vida de um felino.

Curiosidades Sobre O Corpo do Leão

Quando se fala em maior felino do mundo, o tigre é considerado o campeão. Isso ocorre devido ao fato de que isso é um fato da natureza, entretanto, existe um felino híbrido, que é o cruzamento de um leão com uma tigresa, que resultou no animal conhecido por ligre, sendo esse um colossal felino que pode passar de 3 metros e 30 centímetros de comprimento.

O maior felino já registrado é um ligre, com 3,33 metros e 418 kg.

Para que um leão mantenha seu corpo e seu porte, ele precisa ingerir cerca de 7 kg de carne por dia, enquanto a fêmea se contenta com 5 kg de carne.

Geralmente, quem caça os animais são as fêmeas, enquanto o leão fica responsável por assegurar os arredores e proteger a prole de invasores ou animais oportunistas que podem roubar a presa abatida.

Um leão vive, normalmente, cerca de 12 anos na natureza, e alguns registros apontam que alguns chegaram até 15 anos. Já em cativeiro, é possível que um leão viva mais de 20 anos, e alguns chegam até mesmo a viver 25 anos.

Apesar de serem considerados os reis das selvas, os leões não habitam áreas arborizadas ou matas fechadas, e preferem terrenos amplos e abertos, com vegetação rasteira, assim podem facilmente se camuflar e realizar investidas contra seus alimentos.

Veja também

Transplantar Orquídea Direto Na Árvore

Como Transplantar Orquídea Para Árvores

As orquídeas são umas das flores mais utilizadas do mundo inteiro, e são escolhas número …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *