Home / Natureza / Leão vs Tigre: Diferenças e Semelhanças Entre eles

Leão vs Tigre: Diferenças e Semelhanças Entre eles

O leão (Panthera leo) e o tigre (Panthera tigris) são considerados Grandes Felinos, assim como o jaguar, o leopardo e o lince, e são felinos que estão no topo da cadeia alimentar, ou seja, são animais que não possuem predadores naturais.

Ambos possuem o mesmo tipo de alimentação, porém, suas formas de caçar se distinguem em determinados aspectos, não obstante um comer mais do que outro, já que possuem pesos diferentes, apesar de ambas as espécies serem enormes.

Enquanto o leão macho possui uma juba protuberante, a fêmea não o possui, e o tigre macho possui suas listras características, assim como as fêmeas, ou seja, é mais fácil identificar os sexos dos leões do que os do tigre, onde o tamanho da fera é o que mais caracteriza a diferença entre um e outro.

O leão e o tigre não são animais únicos, pois possuem várias subespécies, e isso faz com que vários leões e tigres possuam pesos e medidas diferentes, mas no final das contas, o tigre continua sendo o maior felino que existe, principalmente o tigre siberiano, ultrapassando em tamanho e em peso os leões africanos.

O leão e o tigre dividem algum espaço naturalmente, principalmente na Ásia. Já na África, por exemplo, o leão é o felino dominador, mas quando existe áreas em que os tigres estão presentes, os leões tendem a ficar afastados deles.

Principais Semelhanças Entre o Leão e o Tigre

O primeiro quesito que os fazem ter laços em comum é o fato de ambos não possuírem predadores naturais, ficando no topo da cadeia alimentar, sendo mortos apenas por humanos em caças ilegais.

Semelhanças Entre o Leão e o Tigre
Semelhanças Entre o Leão e o Tigre

Tanto o tigre quanto o leão podem vir a serem mortos por outros animais, principalmente se forem cercados por bandos e sofrerem ataques simultâneos, e isso geralmente ocorre quando um leão ou um tigre tenta capturar uma presa e acaba sendo encurralado. Mas nenhum outro animal os caça com o intuito de devorá-los, apenas de se defender.

  • Tamanho e Peso

Outro aspecto que os torna semelhante é o tamanho dos mesmos, que são quase iguais em estatura e em peso.

O leão-africano macho pode chegar a pesar mais de 200 kg, quando bem robusto, enquanto a fêmea se abstém aos 170 kg, por outro lado, o tigre macho robusto pode pesar mais de 300 kg, para se ter ideia.

O leão pode atingir uma estatura de 2,50 m em pé, enquanto o tigre pode alcançar 3,30 m, ou seja, apesar de serem felinos enormes, o tigre ainda lidera.

  • Presas e Hábitos Predatórios

É evidente que o leão o tigre tenham preferência pelos animais ungulados, isto é, animais que apresentam cascos, como zebras, antílopes, javalis, cervídeos e vários outros animais, geralmente de grande porte.

Porém, enquanto o leão possui a tendência de caçar em grupos que podem chegar até 6 indivíduos, os tigres preferem caçar de forma solitária, criando armadilhas e ataques surpresas.

  • Adaptação ao Ambiente

Pode-se perceber que os leões vivem em áreas descampadas, enquanto os tigres vivem em matas fechadas (mesmo havendo várias exceções, esse são os habitats mais comuns), e isso faz com que cada um seja adaptável ao meio em que vivem, já que a coloração única do leão pode fazer com que os mesmos se escondam de forma melhor em meios às pedras, enquanto o tigre, que apesar da coloração forte e das listras, podem viver em meio aos galhos e densidade das matas, conseguindo se camuflar por entre o ambiente.

  • Rugido, Ataque e Defesa

Ambos o leão e o tigre possuem o rugido como forma de afugentar e demonstrar agressividade, característica essa única dos felinos em geral, porém, ambos possuem formas diferentes de combate.

O leão usa uma pata e as presas para atacar, enquanto as patas traseiras e um dianteira o apoiam no chão.

O tigre ataque com saltos, erguendo-se acima das presas e usando a força de seu peso e de suas garras.

  • Reprodução

Pelo fato de serem felinos, a reprodução dos mesmos é bem parecido, onde as fêmeas de ambas as espécies carregam seus bebês no ventre por cerca de 110 dias, dando um prole que, dependendo das condições físicas e alimentares da mãe, pode variar de 1 a 6 filhotes, que ficam sob os cuidados dos pais até os dois anos de idade.

Tanto o leão quanto o tigre macho, quando dominam uma nova fêmea, irão matar os filhotes abaixo de dois anos de idade para garantir que ela tenha a prole propriamente dele, e isso ocorre porque os filhotes com mais de dois anos já deixam de ficar junto com os pais e começam a viver sozinhos.

Principais Diferenças Entre o Leão e o Tigre

  • Vitalidade

Um dos principais aspectos que diferencia o leão do tigre, é a média de vida de cada um, onde a média de vida do tigre é maior do que a do leão, vivendo cerca de 10 anos a mais.

  • Refeições

O fato do tigre ser um animal de grande porte, maior ainda que o leão, faz com que os mesmos consumam cerca de 45 kg de carne por dia, enquanto um leão ingere, no máximo, 30 kg de carne por dia.

  • Caça

Em relação à comida, o leão é mais apto a sobreviver, pois pode até mesmo comer animais mortos e carnicentos, e o leão também possui o ato de roubar presas de outros animais, principalmente de outros leões e hienas, sendo extremamente oportunistas, principalmente quando estão com filhotes.

O tigre, por outro lado, não possui a tendência de procurar por animais mortos quando está com fome, e caça animais de pequeno porte, tal como roedores, somente para se satisfazerem.

  • Distribuição e Habitat

O leão está presente nas ricas savanas do Leste da África até as areias do Deserto de Kalahari e o Sul do Deserto do Saara, e indo até florestas tropicais do Congo.

O leão prefere locais abertos, pois as matas fechadas apresentam escassez de presas, e o terreno é impróprio para que os mesmo consigam caçar de forma eficaz.

O tigre está melhor distribuído pela Ásia, indo da Índia até a Sibéria, e preferem matas fechadas, pois assim conseguem se esconder de forma mais eficaz de suas presas.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *