Home / Natureza / Principais Espécies de Plantas e da Flora do Manguezal Com Fotos

Principais Espécies de Plantas e da Flora do Manguezal Com Fotos

O manguezal é uma área de encontro entre a água salgada do mar e a água doce de rios, lagos e do subsolo da Terra, sendo um ponto único do nosso planeta. É no manguezal que muitos animais marinhos depositam os seus ovos e dão à luz aos descendentes, por exemplo, pois a área é considerada mais calma por eles e com menos riscos de que predadores possam matar ou até mesmo comer os ovos ali depositados.

A ausência de grandes predadores, todavia, não é o único motivo que oferece segurança aos pais para deixar os futuros filhotes no manguezal, já que a ausência de correnteza e o caráter lamacento também ajudam a camuflar melhor os ovos e a impedir que eles sejam levados para longe dali por algum motivo.

O Que São os Manguezais

Assim, o encantamento do homem com o manguezal é claro e muito bem justificado pela riqueza de informações e a relativa biodiversidade presentes em um espaço tão reduzido e difícil de viver. Os mangues ocupam ambientes como estuários, lagoas costeiras, deltas de rios e baías em geral. Todos esses ambientes, como já explicado, se caracterizam pelo encontro entre a água doce dos lagos, rios e do subsolo com a água salgada proveniente do mar.

Dentro disso, são três as principais espécies de mangues existentes: o mangue branco, o mangue vermelho e o mangue preto. Os animais que vivem nos mangues, portanto, são muito resistentes, pois precisam viver com pouco oxigênio, uma alta concentração salina e em um solo muito instável, que cria problemas de locomoção e faz com que alguns animais prefiram até mesmo se movimentar abaixo do solo, o que pode ser muito mais útil para muitos deles.

Em um ambiente tão específico e que exige tanto dos moradores, as plantas precisam se adaptar para manter a vida. As raízes aéreas do mangue, por exemplo, não passam de adaptações para evitar o solo com pouco oxigênio, que prejudicaria muito o envio de nutrientes para o restante da planta. Assim, com as raízes para fora da terra é possível realizar as trocas gasosas necessárias de forma mais harmoniosa e fluída, o que torna a vida vegetal possível nos manguezais. Já para eliminar o excesso de sal que pode se instalar nas plantas, elas apresentam em suas folhas glândulas especializadas nesse processo.

Para conhecer um pouco mais a respeito da fauna e da flora do manguezal, veja abaixo todas as características desse bioma tão presente ao longo do mapa brasileiro.

A Flora do Manguezal

O mangue é composto basicamente por arbustos e espécies arbóreas, sempre em áreas inundadas e enlameadas. Assim, nessa vegetação a predominância é de troncos finos e raízes aéreas para facilitar a respiração, já que falta oxigênio no solo do manguezal e, para compensar isso e se desenvolver, as raízes precisam buscar um ambiente mais adequado para realizar as trocas gasosas – nesse caso, elas ocorrem logo acima do solo enlameado. Algumas espécies de árvores típicas do mangue chegam a medir até mesmo 20 metros de altura, embora o tempo de crescimento e posterior reprodução seja de cerca de cinco anos.

Portanto, uma espécie que, embora não seja exclusiva do mangue faz muito sucesso, é a famosa samambaia. As plantas estão presentes em grande parte das casas do Brasil, até mesmo pela facilidade em cuidar delas e fazer com que cresçam de maneira rápida e constante. O que acontece é que as samambaias são muito resistentes à quantidade de sal que existe nos mangues, sendo, assim, uma espécie capaz de sobreviver de forma relativamente tranquila em um ambiente de pouca luz solar, escasso em oxigênio e, ademais, muito úmido.

A Flora do Manguezal

Outros tipos vegetais presentes no mangue são as orquidáceas, as bromeliáceas e os líquens, também comprovando a sua facilidade em sobreviver em um ambiente natural não muito convidativo. Esses tipos vegetais, por vezes, usam não apenas os nutrientes que encontram no solo do manguezal, mas também extraem os nutrientes de outras plantas, embora não seja tão comum.

Assim, rico em matéria orgânica, o manguezal é fundamental para a reprodução e o abrigo de espécies marinhas, sejam adultas ou, em sua maioria, filhotes.

A Fauna do Manguezal

A fauna do manguezal tem inúmeros representantes, em sua maioria pequenos e já adaptados ao tipo de ambiente que encontram no local. Os animais presentes no mangue não podem ser pesados ou muito grandes, pois seria difícil realizar a locomoção de um local para o outro nessas condições, demandando muita energia. Quando o seu-humano se aventura nos manguezais, por exemplo, quase sempre enfrenta problemas para andar.

Já em relação ao ambiente do mangue como fornecedor de nutrientes, os animais que ali vivem não contam com muita oferta de oxigênio e tampouco encontram facilidade em realizar as trocas relacionadas ao sistema excretor, já que a alta salinidade do local prejudica essa excreção de substâncias não utilizadas.

Crustáceos, peixes, moluscos e pequenos mamíferos são alguns dos tipos de animais que conseguem viver nos manguezais. Como exemplos práticos, camarão, cobra, crocodilo, lagarto, gavião, urubu, gaivota, caranguejos e ostras são alguns dos animais que mantêm os manguezais como o seu lar, apesar de todas as dificuldades citadas para viver ali.

Os Problemas Ambientais

O manguezal é considerado um dos ecossistemas mais ameaçados de extinção do Brasil. A poluição, o turismo sem controle, a evolução da construção civil na direção da floresta, a exploração desenfreada dos recursos naturais e o aquecimento global são causas dessa ameaça de extinção, que vem se comprovando cada vez mais possível nas últimas décadas e anos. Assim, já em 1965 foi criada uma lei que situa o manguezal como uma área de preservação permanente, mas desde então os mangues seguem sendo destruídos para a construção de edifícios e estradas.

Embora os manguezais ainda ocupem quase todo o território do Brasil, indo do litoral do Amapá até o litoral de Santa Catarina, a área preservada em cada estado varia muito e é impossível precisar ou controlar como os mangues estão sendo destruídos atualmente. Contudo, para manter a vida de vários animais e fazer com que o processo reprodutivo se mantenha, é necessário preservar os manguezais.

Veja também

Komondor Visto de Perto

Komondor: Características e Temperamento

Se você está interessado em cães de grande porte e personalidade única, o Komondor pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *