Home / Animais / Habitat do Guepardo: Onde Eles Vivem?

Habitat do Guepardo: Onde Eles Vivem?

O guepardo é o felino mais rápido que existe. Com características muito peculiares, não passa despercebido por ninguém, além de ser um animal muito interessante. Confira nesse artigo um pouco mais sobre ele.

Felino com grandes habilidades para caçar e correr, o guepardo é um animal que vive principalmente na África, na Ásia e na península Arábica. Conhecido por diversos nomes, o guepardo é um animal solitário e muito ágil. Conheça a seguir um pouco mais algumas de suas características, onde e como ele vive.

Características do Guepardo

O guepardo, também muito conhecido por chita, cheetah, lobo-tigre, cheetah africana, onça africana e leopardo caçador, pertence a família dos felídeos. Ele pode medir de 110 a 150 centímetros de comprimento e pesar entre 35 e 60 quilos. É um animal que tem a pele marrom, com manchas pretas e seus pelos são amarelados, curtos e sedosos, o que o torna muito semelhante ao leopardo.

Sua cabeça e orelhas são pequenas, o focinho é curto. No seu rosto existem duas linhas pretas que descem até a boca, uma de cada lado do focinho. Acredita-se que essas linhas ajudam a proteger do brilho do sol.

É um animal admirável, muito veloz, podendo atingir 110 a 115 quilômetros por hora em apenas 3 segundos. Assim, ele é o animal terrestre mais rápido que existe. Para facilitar toda essa corrida frenética, ele possui patas que aumentam sua tração na corrida e também uma espécie de almofadas com ranhuras nas patas.

Sua cauda é longa, e pode medir até 80 centímetros, a qual dá maior estabilidade para o animal nas curvas em alta velocidade. Além disso, sua coluna é muito flexível e a cabeça é pequena e aerodinâmica, o que ajuda na hora de perseguir as presas.

Guepardo Características

Entretanto, o guepardo corre pequenas distâncias, cerca de 500 metros, pois não tem muita resistência. Além disso, ele gasta muita energia para correr atrás de sua presa, se esgotando muito rápido. Assim, muitas vezes quando pega sua presa, não tem nem forças para comer e, então outros animais acabam roubando sua caça.

Sua rotina não tem excessos, assim, ele se alimenta apenas com o suficiente para que continue ágil e leve para conseguir correr.

Habitat e Alimentação

O guepardo é encontrado principalmente na África e também no Irã. Seu habitat natural são as savanas, com gramadas abertas, como os semidesertos, bosques abertos e com arbustos. As regiões Leste e Sul da África são as que tem os melhores habitats para esse animal. Inclusive, nessa região, estima-se que existem pelo menos 4.500 guepardos.

É um animal essencialmente carnívoro e se alimenta de gazelas, aves, impalas, lebres, filhotes de gnu e outros pequenos mamíferos.

Para se alimentar, o guepardo persegue e caça esses animais. Sua caçada é rápida, dura aproximadamente de um minuto a um minuto e meio. Em 70% das vezes ele sai bem-sucedido. Por ser muito esperto, ele analisa primeiro sua caça e a segue vagarosamente e em silêncio, para então, quando estiver a uma distância que considere boa, persegui-la em alta velocidade para ataca-la.

Quando consegue capturar a presa, o guepardo dá uma mordida na garganta da caça, para sufoca-la. Isso exige dele muito fôlego, que graças aos focinhos com grande passagem nasal o auxiliam nesse processo. Quando não consegue capturar a presa, o guepardo precisa repousar para o seu corpo se recuperar, para então ele ir em busca de outra caça.

Reprodução

O guepardo é um animal polígamo, assim as fêmeas são fecundadas por mais de um macho. Os machos atingem sua maturidade sexual entre os dois anos e meio a três anos, enquanto a fêmea já pode gerar suas crias com dois anos.

A gestação dura de 90 a 95 dias e nela podem ser gerados de um até oito filhotes. Eles nascem com 150 a 300 gramas, de cor acinzentada e mamam até os seis meses aproximadamente.

Os filhotes de guepardo nascem cegos, sendo inteiramente indefesos. Desse modo, logo que nascem a mãe aproxima eles de seu corpo para que fiquem quentes. A mãe também muda de lugar seus filhotes, carregando-os pelo pescoço, a cada 4 dias para protege-los dos predadores. Entre um e dois anos, os filhotes começam a viver de forma independente.

Quando criados em cativeiros, as chitas podem nascer um pouco mais pesadas, porém sua reprodução não é muito boa. Seu tempo de vida é de aproximadamente 20 anos, e em cativeiro esse animal pode viver um pouco mais.

Subespécies

Existem hoje, cinco espécies do Guepardo. Quatro são africanas e uma asiática:

  • Guepardo asiático: tem esse nome por viver em países de Ásia, mas também pode ser encontrado na África.
Guepardo Asiático
  • Guepardo da Namíbia: encontrado no sul da África
Guepardo da Namíbia
  • Guepardo do Sudão: encontrado na África Central
Guepardo do Sudão
  • Guepardo do Saara: muito encontrado na África Ocidental
Guepardo do Saara
  • Guepardo da Tanzânia: encontrado na África Oriental
Guepardo da Tanzânia

Risco de Extinção

Os guepardos são considerados animais que enfrentam grande ameaça, tanto de sua espécie como de perda de seu habitat natural. Isso acontece devido a muita caça clandestina e também ao grande número de mortes devido a fatores genéticos e a predação por leões e hienas, principalmente.

Por muito tempo também, agricultores caçavam os guepardos, acusando-os de matar seus rebanhos, tornando a espécie ainda mais vulnerável a ser extinta. Isso fez com que organizações criassem campanhas para conscientizar os fazendeiros para que protegessem o guepardo.

A espécie já está inclusa na lista da IUNC, que é a União Internacional pela Conservação da Natureza. E há pouco tempo alguns guepardos asiáticos passaram a ser monitorados por colares, para assegurar o futuro da espécie.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *