Home / Animais / Tudo Sobre o Sagui: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Sagui: Características, Nome Científico e Fotos

Sagui pode ser uma das especies mais conhecidas de primatas. Isso por que de tempos em tempos, alguns invadem a zona urbana, entrando em casas, roubando mantimentos e até brincando com crianças.

Apesar de estarem em zona urbana, seu lugar é em matas e florestas. Por isso não é recomendável domesticar esses macaquinhos. Mas podemos conhecer mais sobre eles.

Características do Sagui

Os saguis tem características que dividem com demais primatas como pelugem, alguns hábitos alimentares, o fato de serem arborícolas, ou seja, viverem a maior parte do seu tempo em cima de árvores ou o fato de viverem em bando, como alguns grupos de macacos. Mas algumas de suas características são bem singulares.

Os saguis se comunicam por gesticulações e vocalizações, vivem em cima de árvores para diminuir o risco de serem pegos por predadores. Sua pelugem varia entre as espécies e suas cores podem variar entre preto, branco, marrom, dourado e amarelo.

Seu nome científico é Cebuella pygmaea. São pequenos em relação a outros primatas, chegam a 25 cm e alguns não chegam a pesar 1 kg. Sua cauda é o que dá mais comprimento para o corpo, visto que é quase do mesmo tamanho ou maior que seu corpo. Essa cauda serve para dá-los equilíbrio e auxiliar na locomoção, considerando que são muito ágeis.

Sua inteligência espanta alguns humanos, junto com ela está a receptividade e sociabilidade com humanos. Apesar dessa rápida interação, não é recomendável manter contato. Por não conhecermos o temperamento de um sagui, não se sabe quando esse animal vai se estressar ou atacar alguém. Apesar de sociáveis, são muito temperamentais.

Reprodução dos Saguis

Um sagui deve atingir a maturidade sexual depois do primeiro ano de idade. Como vivem em bandos onde podem adotar sistemas de monogamia, um macho e uma fêmea; poligamia, um macho com mais de uma fêmea; poliandria, uma fêmea com mais de um macho; ou poligiandria, dois ou mais machos com duas ou mais fêmeas. Isso influencia diretamente na quantidade de saguis.

São discretos em relação a seu acasalamento, preferindo por lugares calmos e sem observações. Uma fêmea sagui pode procriar 2 vezes ao ano, ou seja, um intervalo de 6 em 6 meses é suficiente. Duas semanas após o parto, ela já está pronta para outro acasalamento. A gestação da fêmea pode durar de 140 a 170 dias, nascem até dois filhotes. Um fica junto com sua mãe, pendurado em suas costas onde recebe alimentação que ele precisa, o outro recebe os mesmos cuidados de outra sagui do mesmo bando. Ficam pendurados até que consigam se locomover e se alimentarem sozinhos.

Filhote de Sagui
Filhote de Sagui

Habitat dos Saguis

Muitas das espécies de saguis que existem vivem no Brasil. Sua predominância é no norte, centro-oeste, leste e nordeste. Podendo ser encontrados em outros lugares também. Portanto, as inúmeras árvores da mata atlântica é a casa dos saguis. Ao se deparar com um sagui em zona urbana, pense em como o local foi desmatado. Ele pode não estar invadindo, mas se perdendo num espaço que deveria ser dele.

Ao encontrar um sagui, não alimente e também não agrida. Por mais cuidadoso que você seja, não poderá fornecer os cuidados que ele precisa e que consegue ter com o seu bando. Ligue para as autoridades para que possam extrair o animal com segurança.

Apesar dos alertas de institutos de pesquisa e preservação. Muitos saguis ainda são alimentados, agredidos ou até caçados ilegalmente para venda ilegal. Certamente, se os compradores soubessem a crueldade pela qual esses animais passam até chegarem em seu destino, seriam desencorajados. Nesses casos os saguis são transportados em condições de agressividade extremas, dentro de caixas ou até garrafas, sem ventilação alguma. Alguns chegam a morrer de asfixia no trajeto. Tudo isso para agradar ao humano que comprou.

Apesar da caça ilegal, existem algumas espécies autorizadas por lei para serem domesticadas. Para isso é necessária uma autorização. Mesmo com a permissão por lei, biólogos e cientistas advertem para que deixem esses animais onde é seu lugar. Livres na natureza. Isso porque sua presença em seu habitat natural é um importante controle do ecossistema.

Alimentação e Curiosidades Sobre o Sagui

Sagui Comendo
Sagui Comendo

Algumas espécies de Saguis são onívoras, portanto, podem comer frutas, vegetais e insetos. Outras se limitam a frutas e vegetais. Algo singular é que o fato de viverem em copas de árvores auxilia em sua alimentação, mas também comem a seiva existente dentro de galhos e ramos. Para isso, retira a casca e se alimentam. Já se pode ter uma ideia da força de sua mordida, não é?

  • Saguis são conhecidos como Callitthrix ou micos;
  • Eles têm um polegar semelhante ao dos humanos;
  • São dependentes de árvores, o desmatamento é uma de suas ameaças;
  • A comunicação entre indivíduos do mesmo bando é muito avançada;
  • Podem viver até 11 anos;
  • Em casos de relação monogâmica, separar um casal chega a ser perigoso, considerando que ficam estressados e agressivos sem seus respectivos parceiros.
  • Os grupos e bandos de Saguis podem chegar a 9 macaquinhos;
  • Todos os integrantes dos bandos de Saguis auxiliam no crescimento e desenvolvimento de novos filhotes;
  • Os saguis só descem das árvores para beberem água;

Ameaças aos Saguis

Como já citado, uma das maiores ameaças aos Saguis é o desmatamento. Sem habitat não tem sobrevivência. Além disso, a caça ilegal é um agravante. Pois muitas vezes não chegam a seu destino, por maus trator e irresponsabilidade dos traficantes de animais, por fim, os predadores, que é natural.

Desmatamento
Desmatamento

Os dos principais predadores do saguis são cobras, jacarés e felinos em geral, sempre depende de onde estão localizados e qual predador se encontra naquele local, considerando que podem ser encontrados em diversas partes do Brasil

Uma das ameaças, em casos onde os Saguis se encontram em regiões urbanas, são os cães. Cães são extremamente territorialistas, inclusive os machos. Um animal desconhecido em seu território é inaceitável. Por isso muitas  vezes são atacados. Muitas vezes também os Saguis sofrem acidentes de trânsito ou agressões de cidadãos assustados em estados de choque.

Conclusão

Ao deparar-se com um Sagui, é preciso ser cauteloso e calmo. Ha muitas informações a respeito desses animais e nenhuma incitará o convívio e relacionamento com eles. Respeite a natureza, os animais e seu ciclo natural.

Veja também

Espécies De Moreia: Lista Com Tipos – Nome E Fotos

Os animais marinhos são alguns dos mais fascinantes do mundo. Inclusive, ainda há muito desse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *