Home / Animais / Tudo Sobre O Galgo Afegão: Características, Nome Cientifico E Fotos

Tudo Sobre O Galgo Afegão: Características, Nome Cientifico E Fotos

Dentre as tantas raças de cães existentes no mundo, algumas são, digamos, um tanto diferentes (mas, muito bonitas). Como, por exemplo, o galgo afegão. Já ouviu falar dele? Então, vamos ao nosso próximo texto, que será justamente sobre esse cachorro tão diferenciado.

Principais Características

Como o próprio nome popular já indica, essa raça é originária do Afeganistão, mais precisamente, das regiões montanhosas do país. Foi somente a partir do ano 1900 que o galgo afegão chegou a países fora de sua terra natal, começando pela Inglaterra. Seu nome científico é Canis lupus familiaris.

Na verdade, o primeiro exemplar de galgo afegão de que se tem notícia data do ano 1000 a.C., e, devido à sua altura (que pode chegar a 70 cm), ele era bastante usado como cão de caça e também como cão pastor. Contudo, apenas no século XLX conseguiram fazer o primeiro registro dessa raça.

Seu corpo é alargado e delgado, possuindo orelhas bem compridas. Um exemplar adulto pesa cerca de 20 a 25 kg. Por conta de seu pelo sem bem comprido, é um tipo de cão que se adapta muito bem a climas mais frios.

Quanto à personalidade, desde que a raça foi introduzida em território britânico que ele passou por mudanças significativas em seu caráter. Tanto é que de exímios caçadores de alta velocidade, passaram a ser expostos em exposições de cães ao redor do mundo.

Hoje em dia, são cachorros que não apresentam sinais de agressividade (é preciso que sejam bem adestrados, evidentemente), mas, o fato é que se trata de uma raça dócil e tranquila atualmente. Ao mesmo tempo, é um cão bastante independente (lembrando, sob certo aspecto, os felinos), não ligando muito a quem não lhe dá atenção.

Porém, ao mesmo tempo, ele sabe ser alegre, brincalhão e afetuoso, porém, sem ser submisso. Possui uma grande memória, e gosta de impor certo respeito. Já o seu comportamento com as crianças é muito bom, especialmente, quando está familiarizado com elas desde filhote.

Como Funciona a Sociabilidade Do Galgo Afegão?

Em geral, podemos dizer que a natureza do galgo afegão é bastante sociável. Porém, e até como já dissemos antes, trata-se de um cão que vai fazer questão de mostrar que tem independência/. Ou seja, não são raros aqueles que simplesmente não obedecem aos chamados de seus donos.

Na verdade, muitos tutores até gostam desse lado meio “insubordinado” do galgo afegão, optando até por não adestrá-lo. Tanto é que muitos saem para passear com eles, e quando o local é seguro, soltam o cão e esperam que ele venha sozinho depois.

Pra se ter uma ideia, o galgo afegão é considerado o cão que menos responde aos comandos de obediência, segundo estudo realizado por Stanley Coren. Assim, ele ocupa a última posição na conhecida publicação A Inteligência dos Cães.

Galgo Afegão na Coleira
Galgo Afegão na Coleira

Trata-se realmente de uma característica bem peculiar em se tratando de um cachorro, e é por isso que o seu dono precisa se manter firme para não perder a rédea de nenhuma situação. No entanto, jamais se deve incorrer em imposições ou agressões na educação do bicho.

Além do mais, ele também pode ser receptivo e muito inteligente, podendo ser educado sem maiores problemas. Porém, o ideal é que essa educação seja dada desde cedo para o animal.

Atividades Físicas E Mais Alguns Cuidados Básicos

É bom lembrar que no passado essa raça foi usada como cão pastor, correndo por montanhas para guiar ovelhas. Ou seja, o condicionamento físico dele é muito, e por isso, precisa de exercícios regulares. E, caso essa necessidade de movimentação constante não seja saciada, é muito provável que o cão passe a ter atitudes tímidas, ou até mesmo nervosas.

Portanto, os seus passeios diários devem ser longos, e caso queira, trata-se de um ótimo parceiro para corridas que sejam moderadas. O não cumprimento dessas necessidades (que para o cão são básicas) resulta numa coisa: estresse generalizado. Ao mesmo tempo, isso causa problemas comportamentais, e de relacionamento (seja com outros cachorros, seja com pessoas).

Outra questão da qual é precisa ter a máxima atenção é que a manutenção dessa raça exige muito do dono. É uma manutenção que precisa ser constante e cuidadosa. Exemplo? É necessário que se faça uma escovação em seu pelo, no mínimo, 3 vezes por semana., além de um banha a cada mês.

Trata-se de uma raça que se dá muito bem dentro de uma casa. É recomendado um cabeleireiro canino quando ele for precisar de uma tosa.

Como Cuidar Da Saúde De Um Galgo Afegão?

Em linhas gerais, trata-se de uma raça de cães bem saudável. Mas, é preciso seguir toda e qualquer orientação quando o assunto for vacinação ou desparasitação, por exemplo. Ainda assim, como qualquer outro cão de grande porte, este aqui poderá sofrer de problemas como malformação do cotovelo ou displasia da anca.

Três Galgos Afegãos Com os Veterinários
Três Galgos Afegãos Com os Veterinários

Esses problemas mais físicos podem ser facilmente evitados se não se exigir muito do animal quanto às atividades físicas. É preciso moderação, mas eles também precisam dessas atividades, até mesmo para se evitar a obesidade.

Destaque-se também que eles podem ser bastante sensíveis a determinados produtos químicos, ou mesmo a certos medicamentos, como cortisona, tranquilizantes e anestesia.

Dica Final: Necessidade De Espaço

É bom que se diga o seguinte: o galgo afegão se dá muito bem vivendo dentro de uma casa, sim, mas somente se ele puder fazer exercício com muita regularidade. É preciso que seja reservada, pelo menos, 1 hora diária para passeios com o cão.

Você pode treiná-lo, por exemplo, para que ele acompanhe uma bicicleta, ou mesmo fazer com que ele corra atrás de uma isca qualquer para se divertir.

Além de ser um ótimo cão de companhia, o galgo afegão é um excelente esportista (de fato, o seu passado como cão pastor o “condena”), sendo um cachorro bastante resiste e rápido.

Esse animal pode ser adquirido em um canil devidamente registrado e administrado por quem gosta, de fato, dessa raça (já que ela é um tanto difícil de ser encontrada por aí).

Mas, pra quem se interessou,m além da questão de ser um cão bem ativo e com bastante independência, é também um animal de estimação muito leal, e que será muito bem-vindo em qualquer família.

Veja também

Tudo Sobre o Guepardo: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo o que se disser sobre os guepardos ou Acinonyx jubatus (seu nome científico), como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *