Home / Animais / Tudo Sobre a Tartaruga: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Tartaruga: Características, Nome Científico e Fotos

As tartarugas são répteis com conchas duras que as protegem dos predadores. Eles estão entre os grupos mais antigos e primitivos de répteis, tendo evoluído milhões de anos atrás. As tartarugas vivem em todo o mundo em quase todos os tipos de clima.

Habitat

As tartarugas em geral passam a maior parte de suas vidas na água. Eles são adaptados para a vida aquática, com pés com palmilhas ou nadadeiras e um corpo aerodinâmico. As tartarugas marinhas raramente saem do oceano, exceto para pôr ovos na areia. As tartarugas de água doce vivem em lagoas e lagos, e sobem na água em troncos ou rochas para aproveitar o sol quente.

Outras tartarugas são animais terrestres. Seus pés são redondos e atarracados, adaptados para caminhar em terra. Eles também cavam tocas com seus membros anteriores fortes e deslizam para o subsolo quando o sol fica muito quente.

Dimensões Físicas

Com tantos tipos diferentes de tartarugas, não há tamanho médio. A maior espécie de tartaruga marinha é a tartaruga de couro. Pesa entre 272 a 680 kg. e mede cerca de 139 a 160 centímetros de comprimento.  A tartaruga de Galápagos cresce até 183 cm de comprimento e 260 kg.  A maior tartaruga de água doce da América do Norte é a tartaruga jacaré. Pode crescer até 80 cm de comprimento e pesar até 91 kg. A tartaruga gigante de softshell de Yangtze é a maior tartaruga de softshell. Ele mede até 1 mt. de diâmetro e pesa até 140 kg.

O Casco da Tartaruga

A concha de uma tartaruga é uma caixa torácica modificada e parte de sua coluna vertebral.  A parte superior da concha é chamada carapaça, e a parte inferior é chamada plastrão.  A concha é composta por cerca de 60 ossos que são cobertos por placas chamadas escuteiras. Scutes são feitos de queratina, o mesmo material que compõe as unhas dos humanos.

Muitas tartarugas são capazes de retrair suas cabeças e pés em suas conchas. As tartarugas utilizam dois musculos como base na manobra de retração. Pleurodires puxam a cabeça para fora; os cryptodires voltam a cabeça para dentro da concha. As tartarugas marinhas perderam a capacidade de retrair a cabeça.

Tartaruga Características

Distribuição

As tartarugas são muito adaptáveis ​​e podem ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antártica. A maioria das espécies de tartarugas são encontradas no sudeste da América do Norte e no sul da Ásia. Apenas cinco espécies vivem na Europa.

Interação Social

As tartarugas não são criaturas sociais. Enquanto eles normalmente não se importam se houver outras tartarugas ao seu redor, eles não interagem ou socializam. A maioria das tartarugas são ativas durante o dia, gastando seu tempo procurando comida. Tartarugas também não são criaturas silenciosas. Alguns parecem motores elétricos, outros parecem arrotar seres humanos e outros latem como cães. A tartaruga de patas vermelhas da América do Sul choca como uma galinha.

Dieta

A maioria das tartarugas são onívoros; eles comem uma variedade de coisas diferentes, dependendo da espécie. As tartarugas almiscaradas comem moluscos, plantas, peixes pequenos e insetos. A tartaruga cooter é principalmente vegetariana, e a tartaruga verde come apenas ervas e algas.  A tartaruga jacaré atrai peixes com a língua, que parece um verme. Ele mexe a língua para atrair um peixe faminto e depois se encaixa com sua mandíbula forte. Também come plantas aquáticas, cobras, sapos, peixes, vermes, amêijoas, lagostins e outras tartarugas.

Cada espécie depende de uma dieta diferente: os verdes comem ervas marinhas; as costas de couro se alimentam de água-viva e animais de corpo mole; as cabeças da boba comem animais com casca pesada, como caranguejos e amêijoas; os gaviões dependem de esponjas e outros invertebrados; e o ridley do Kemp prefere caranguejos.

Reprodução

Todas as tartarugas põem ovos. Eles encontram um lugar em terra para pôr seus ovos, cavar um ninho na areia ou na sujeira e depois se afastar. Nenhuma espécie de tartaruga nutre seus filhotes. As tartarugas atingem a idade de acasalar em momentos diferentes. Alguns atingem a idade de apenas alguns anos, enquanto outros não atingem a maturidade sexual até os 50 anos.

Algumas espécies lutam pelo direito de acasalar-se com uma fêmea, enquanto outras a seduzem com um ritual de acasalamento. Para acasalar, tartarugas machas e fêmeas entrelaçam suas caudas para que suas aberturas de conchas se alinhem perfeitamente. As tartarugas marinhas viajam do oceano para pôr ovos nas praias. Geralmente, as tartarugas marinhas depositam cerca de 110 ovos em um ninho, embora a tartaruga chata coloque apenas 50 de cada vez.

Esses répteis passam a vida inteira no mar, exceto quando as fêmeas adultas chegam à terra para pôr ovos várias vezes por temporada a cada 2 a 5 anos. Após cerca de sessenta dias,  filhotes de tartarugas marinhas (conhecidas como “filhotes”) emergem de seus ninhos arenosos e seguem para o oceano – atraídos para o horizonte distante. As tartarugas juvenis passam seus primeiros anos nos oceanos abertos, eventualmente mudando-se para baías, estuários e outras águas próximas da costa quando adultos .

Ameaças

A temperatura da areia afeta o sexo da tartaruga. A temperatura perfeita da praia produz um número igual de filhos machos e fêmeas. Devido ao aumento da temperatura, muitas fêmeas de tartarugas marinhas estão nascendo, contribuindo para o declínio no número de espécies, de acordo com a  Conservação das Tartarugas Marinhas.

Essas criaturas antigas estão na Terra há mais de 100 milhões de anos – até sobrevivendo aos dinossauros quando foram extintos há 65 milhões de anos. Entre as ameaças que esses répteis marinhos enfrentam estão o emaranhado, a perda de habitat e o consumo de ovos e carne.

As tartarugas marinhas geralmente se afogam quando apanhadas em artes de pesca . O desenvolvimento costeiro pode destruir importantes locais de nidificação, impactar os recifes de coral e a luz artificial de casas e outros edifícios atrai os filhotes para longe do oceano. Poluição como sacolas plásticas é frequentemente confundida com alimentos como água-viva e ingeridos, que bloqueiam seus intestinos e potencialmente os matam. Em alguns países, eles são caçados por suas carnes e conchas e seus ovos são comidos .

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *