Home / Animais / Tartaruga Pintalgada: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tartaruga Pintalgada: Características, Nome Cientifico e Fotos

A tartaruga pintalgada é uma tartaruga de porte pequeno, com uma coloração bem diferente: preta com grandes manchas amarelas distintas em sua carapaça (concha superior) e manchas amarelo-alaranjadas em sua cabeça, pescoço e membros.

Características da Tartaruga Pintalgada

A tartaruga pintalgada é também conhecida por seu nome científico Clemmys guttata. É uma espécie muito pequena que raramente excede um comprimento de carapaça linear de 11,4 cm, mas o comprimento máximo da carapaça registrado é 13,6 cm.

A carapaça adulta é lisa, sem sulcos óbvios de crescimento e é preta ou marrom-escura com um número variável de manchas amarelas redondas. Esses pontos podem desaparecer em adultos idosos e, ocasionalmente, espécimes não possuem pontos de carapaça. O plastrão é amarelo ou laranja com uma mancha preta cobrindo uma porção de cada escápula; em algumas amostras masculinas ou femininas, o pigmento preto pode cobrir quase todo o plastrão.

Anéis de crescimento são geralmente visíveis em escarpas plastrais; e a contagem desses anéis é um método não confiável para determinar a idade de uma tartaruga pintalgada, embora essa contagem possa permitir uma estimativa da idade mínima de uma amostra.

Geralmente na cabeça da tartaruga pintalgada há uma grande mancha amarela ou laranja, às vezes dividida, em cada lado da cabeça. A mandíbula superior é entalhada medialmente. As superfícies superiores das pernas e da cauda são pretas, novamente com manchas amarelas, e as superfícies inferiores das pernas e pescoço são de laranja a rosa ou vermelho-salmão.

Os sexos são dimórficos e facilmente distinguíveis em espécimes maduros. Os machos têm uma carapaça mais alongada e comprimida e um plastrão côncavo (deprimido centralmente). Os olhos do macho são tipicamente marrons e o queixo é bronzeado, marrom ou preto. A cauda do macho é comparativamente mais longa e mais grossa, com a abertura anal além da borda da carapaça com a cauda estendida.

Tartaruga Pintalgada Características

Já a fêmea tem uma carapaça mais alta e mais arredondada e um plastrão plano. Os olhos da fêmea são geralmente alaranjados e seu queixo é amarelo ou laranja. A cauda da fêmea é comparativamente estreita e, quando estendida, a abertura é na ou abaixo da borda da carapaça. As fêmeas também são um pouco maiores que os machos, em média.

A tartaruga-pintada tem uma carapaça quase circular de 2,5 a 3,1 cm de comprimento; a coloração acima é como o adulto, mas com apenas um ponto por escoteiro. A cauda pode ter quase o comprimento da carapaça. As tartarugas pintalgadas mais jovens têm anéis anelares mais visíveis em suas carapaça do que os adultos.

Reprodução da Tartaruga Pintalgada

As tartarugas pintalgadas provavelmente atingem a maturidade sexual entre 7 e 14 anos, com um comprimento de carapaça de cerca de 9 cm, com animais do norte provavelmente demorando mais tempo para amadurecer do que aqueles que vivem mais ao sul.

A atividade de namoro e acasalamento começa logo após o surgimento da dormência no inverno. E essas tartarugas podem brigar entre si, presumivelmente pelo acesso às fêmeas. O namoro envolve o macho perseguindo a fêmea debaixo d’água enquanto belisca e morde as pernas e a carapaça; ele então monta sua concha e morde sua cabeça e pescoço. A cópula ocorre em águas rasas e pode durar uma hora.

O assentamento pode ocorrer do final de maio a junho. As fêmeas geralmente colocam apenas uma ninhada de 1 a 8 ovos por ano, embora algumas possam colocar uma segunda ninhada menor alguns dias após a primeira. Relatou-se que as fêmeas em cativeiro colocam várias garras e muito mais ovos em um ano.

Uma fêmea em cativeiro de Nova York produziu oito embreagens em um período de treze meses, totalizando 42 ovos. Tais relatórios sugerem que as tartarugas-pintalgadas são capazes de produzir mais ovos do que normalmente é visto na natureza, mas são limitadas por fatores ambientais desconhecidos.

As fêmeas aninhadas procuram locais abertos e ensolarados que oferecem solos úmidos, mas bem drenados. Se faltam locais melhores, os ninhos também podem ser colocados no topo de montes de junco ou em acúmulos de vegetação (como lixo em decomposição). Os ninhos são cavados com as patas traseiras. Os ovos, com 2,5 a 3,4 cm de comprimento, são elípticos e possuem casca fina e flexível. A incubação requer de 44 a 83 dias, com desenvolvimento mais rápido a temperaturas mais altas.

O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura do ninho durante o terço médio do período de incubação; no laboratório, temperaturas experimentais mais baixas (22,5 ° a 27 ° C) produziam principalmente machos, e temperaturas mais quentes (30 ° C) produziam apenas fêmeas.

Comportamento da Tartaruga Pintalgada

As tartarugas pintalgadas tornam-se ativas muito cedo na primavera e geralmente são ativas a temperaturas relativamente baixas da água. A atividade parece ter um pico durante os meses de abril e maio na parte norte do intervalo. As tartarugas pintalgadas tendem a se tornar inativas na parte mais quente do verão (quando a temperatura da água excede os 30 ° C) e podem se tornar aquáticas ou terrestres por longos períodos de tempo.

Durante a dormência do verão, as tartarugas podem se transformar em serapilheira em florestas ou campos abertos ou margens de pântanos; outros permanecem em tocas de rato almiscarado ou em outros refúgios aquáticos. O período inativo de “inverno” pode começar no final do verão ou no outono, mas quase sempre após o retorno aos habitats aquáticos.

As tartarugas pintalgadas tendem a ocupar áreas residenciais limitadas de cerca de 0,5 a 3,5 hectares. No entanto, a área total de habitat adequado para uma colônia de tartarugas pintalgadas em particular geralmente não excede essas áreas, pelo menos na parte norte da faixa.

Essas pequenas tartarugas são altamente vulneráveis à predação, especialmente durante suas frequentes andanças terrestres. Muitas amostras mostrarão lesões e cicatrizes de mutilação de tentativas anteriores de predação. guaxinins (procyon lotor) são particularmente hábeis em matar e consumir esta espécie.

Quando surpreendidos enquanto tomam banho, as tartarugas mergulham na água e se enterram na lama do fundo. Os ratos almiscarados matam muitas tartarugas pintalgadas durante o período inativo de inverno.

Hábitos Alimentares e Ecologia da Espécie

As tartarugas pintalgadas comem uma variedade de alimentos vegetais e animais, que são consumidos na água. A alimentação não começa na primavera até que a temperatura da água atinja cerca de 15 ° C. Alimentos vegetais incluem algas, folhas de plantas aquáticas moles e sementes de nenúfar. Os alimentos animais incluem vermes, moluscos, crustáceos, insetos adultos e larvais, ovos e larvas de anfíbios e carniça.

A tartaruga pintalgada ocupa um nicho ecológico bastante especializado em habitats comparativamente raros e biologicamente diversos. Esta pequena tartaruga de cores vivas é esteticamente atraente para os seres humanos, o que infelizmente resultou em uma alta demanda por eles no comércio comercial de animais de estimação. Mas quanto a qualquer parte negativa, não tem, porque essa tartaruga é inofensiva para os interesses humanos.

Estado de Conservação

Os habitats de zonas úmidas especializadas utilizados pelas tartarugas pintalgadas foram amplamente drenados e convertidos por seres humanos em terrenos agrícolas e residenciais, ou modificados em habitats aquáticos mais abertos, não favorecendo as tartarugas pintalgadas.

Muitas das populações remanescentes de tartarugas pintalgadas agora são muito pequenas e isoladas, com poucas ou nenhuma oportunidade de intercâmbio genético com outros locais. À medida que essas “colônias” de tartarugas se tornam cada vez mais isoladas, elas também se tornam mais vulneráveis à exploração humana e à predação por predadores “subsidiados”.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *