Home / Animais / Tartaruga Almiscarada: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tartaruga Almiscarada: Características, Nome Cientifico e Fotos

A tartaruga almiscarada é uma espécie de pequena tartaruga da família kinosternidae, nativa no sudeste do Canadá e no leste dos Estados Unidos. É muito popular no mercado de animais de estimação, ou seja, muito visada para aquários.

Tartaruga Almiscarada: Características, Nome Cientifico E Fotos

Seu nome científico é sternotherus odoratus. O nome científico da tartaruga almiscarada (sternotherus odoratus), é uma maneira elegante de dizer seu nome vulgar: tartaruga fedorenta. Isso ocorre porque essas tartarugas se caracterizam por produzir um cheiro forte e nada agradável quando você tenta caçá-las e/ou agarrá-las.

A carapaça de animais adultos é marrom escuro sobre cinza escuro a preto e não possui desenhos. Ela é uniformemente arqueada, estreita e alongada. Nos juvenis, um padrão de manchas escuras é reconhecível. Também nos juvenis, existem três quilhas características que desaparecem com a idade.

O plastrão é pequeno e em forma de cruz, onde a cor pode variar de bege claro a completamente preto. Nesse tipo, as costuras do tecido conjuntivo são particularmente destacadas. Cabeça, pernas e outros tecidos moles são de cor cinza claro a preto, pelo que a cor muda no decorrer da vida.

Nas laterais da cabeça, duas faixas amarelas de cores diferentes se seguem, uma acima e outra abaixo do olho, da ponta do nariz ao pescoço (parcialmente com uma conexão atrás do olho). Essas faixas podem desaparecer ou desaparecer com a idade.

Há um par de barbilhos no queixo, às vezes um segundo par pode estar presente. A tartaruga almiscarada pode atingir um tamanho de 13,7 cm, mas geralmente apenas 7,5 a 10 cm, ambos os sexos têm aproximadamente o mesmo tamanho. No Canadá, está localizado no sul de Ontário e sul do Quebec, e nos Estados Unidos, no leste, do sul do Maine no norte, sul da Flórida e oeste do Texas e Wisconsin.

Habitat E Comportamento Da Tartaruga Almiscarada

Tartaruga Almiscarada Fotografada de Frente
Tartaruga Almiscarada Fotografada de Frente

São habitados todos os tipos de espécies de água doce, como lagos, lagoas, rios, pântanos e canais, sendo preferidas as águas de fundo arenoso de fluxo lento. A espécie permanece preferencialmente em áreas de águas rasas. Apesar da despretensão das águas, a água salobra não é tolerada.

A tartaruga almiscarada é uma espécie aquática forte que raramente sai da água para se bronzear. Tartaruga puramente aquática, se move ao longo do fundo de rios, lagos ou lagoas. Ocasionalmente, ela faz pequenos banhos, mas prefere ficar no fundo. Ele adora ficar exposto ao sol em troncos flutuantes e áreas emergentes, para aquecer e metabolizar cálcio e vitamina D.

Quando em terra, a tartaruga almiscarada prefere árvores ou galhos caídos, usados ​​como local de sol (a tartaruga possui excelentes habilidades de escalada). Em situações normais, a espécie é ativa ao anoitecer, mas são animais poiquilotérmicos e não toleram o inverno.

Quase em toda a sua gama de extensão, as tartarugas almiscaradas simplesmente somem no inverno com exceção do extremo sul, onde a espécie é ativa nesse período. Na natureza, a espécie se alimenta principalmente de caracóis, insetos aquáticos, anfíbios, mas também de carniça. Em menor grau, ervas também está incluído.

Mas é essencialmente uma espécie carnívora embora não dispense às vezes plantas flutuantes; alimenta-se de peixes de água doce, insetos como grilos, gafanhotos, larvas de insetos, camarões e moluscos, mas não despreza camarões, amêijoas, minhocas, ovos, peixes, girinos e sapos.

A reprodução ocorre na primavera e as fêmeas depositam de dois a nove ovos. Os ovos eclodem no final do verão ou no início do outono. Os recém-nascidos geralmente têm menos de uma polegada de comprimento.

Sua expectativa de vida, como a maioria das tartarugas, é bastante longa, com espécimes em cativeiro com mais de 50 anos de idade. A longevidade de mais de 54 anos foi demonstrada em cativeiro, enquanto a longevidade na natureza foi estimada em 20 a 30 anos.

Um Animal Típico De Estimação

Devido ao seu tamanho pequeno, é uma opção melhor para um animal de estimação do que outras espécies comumente disponíveis, como trachemys scripta elegans. Em toda a sua área, os espécimes capturados estão geralmente disponíveis, mas a espécie também é freqüentemente criada em cativeiro especificamente para o comércio de animais de estimação.

A tartaruga almiscarada é uma espécie de fácil manutenção, que também sobrevive na idade adulta com um tanque com menos de 200 litros. Como em todas as tartarugas, deve-se prestar atenção a uma piscina bem estruturada com esconderijos. Ao contrário do que é frequentemente encontrado na literatura, as tartarugas almiscaradas são bons nadadores.

Após um período de acomodação, elas também podem lidar com um nível de água mais alto; mas sempre deve haver oportunidades de progresso, para que a superfície da água também possa ser alcançada subindo. A comida consiste principalmente de partes de animais, com algumas amostras também recorrendo à dieta vegetal. Caracóis, amêijoas, peixes, larvas de mosquitos e vários insetos são os preferidos.

Nas criações caseiras pelo hemisfério norte, a tartaruga almiscarada é comumente mantida no lago da horta (do lado de fora de casa) do meado da primavera a início do outono. Esse lago deve ter uma costa rasa e ensolarada. O nível da água não deve ser muito superior a 25 cm. O recinto deve ser relativamente alto porque a tartaruga almiscarada pode subir muito bem, podendo ser usados ​​painéis de vidro, blocos de concreto e paliçadas.

Status De Conservação Da Tartaruga Almiscarada

Canadá: Sternotherus odoratus tem uma área de distribuição limitada no Canadá e, portanto, é uma espécie de atenção à conservação.

Estados Unidos: Sternotherus odoratus está sujeito a uma variedade de leis e regulamentos estaduais. A espécie ocorre em um grande número de áreas protegidas e gerenciadas.

Sternotherus Odoratus
Sternotherus Odoratus

México: Seria desejável obter informações sobre o status do habitat no Rio Sauz, seguidas de uma pesquisa intensiva para essa espécie. Um único registro de Rio Sauz, Sauz, Chihuahua, México, considerado por Smith e Smith (1979) possivelmente pertencente a uma população naturalmente extinta, foi considerado inválido por Iverson (1992).

Sternotherus odoratus é comum a abundantes em habitats adequados em toda a sua faixa, com densidades relatadas variando de 8 a 700 indivíduos por hectare e de 8,4 a 41,7 kg/ha de biomassa. Não se considera que a espécie ocorra mais no México.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *