Home / Animais / Reprodução do Peixe Pintado: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Peixe Pintado: Filhotes e Período de Gestação

A reprodução do peixe pintado não é tão incomum como muitos acham. Esse peixe, de nome científico Pseudoplatystoma corruscans, é considerado um dos que tem maior tamanho no Pantanal.

Quando consegue atingir de 70 até 80 cm já pode ser considerado adulto. Sua ocorrência se dá, principalmente, nos leitos principais dos corixos e rios, embora também possa ser visto em lagoas. Sem contar nas áreas inundadas em épocas de cheias.

Com o pintado existe a realização de longas migrações no rio acima, em épocas de seca. É assim que ele acompanha os cardumes dos curimbatás (que é sua principal fonte de alimentação na época), para a desova nas cabeceiras nos meses de dezembro até fevereiro.

Vários pescadores acabam se enganando em imaginar que os pintados e os surubins são peixes com subespécies diferentes. Entretanto, na verdade, se trata do mesmo tipo de peixe. Além disso, também são confundidos com a espécie cachara. Mas, apesar de serem bem parecidos, possuem diferenças bastante distintas entre as manchas na pele.

A reprodução do pintado tem a ver com suas características. Ele é da família do bagre, bem como possui muitas peculiaridades, tais como as cabeças longas e achatadas que ocupam basicamente quase um terço de todo o seu tamanho.

Esses animais têm uma coloração que compreende do cinza mais escuro até a parte mais esbranquiçada que fica na extensão do abdômen. As pintas, em geral, são bastante definidas na forma de bolas pretas espalhadas pelo seu corpo todo.

Quer saber mais sobre a reprodução do peixe pintado e mais outras informações? Então, que tal ler todo esse artigo?

Características do Pintado

O pintado é um tipo de peixe que tem a coloração acinzentada, bem como diversas pintas escuras cilíndricas espalhadas pelo corpo. Já o seu ventre possui a tonalidade esbranquiçada.

Corpo aerodinâmico e alongado, cabeça deprimida e longa. Maxilar superior um pouco mais longo do que seu maxilar inferior. Possui um par com barbilhões superiores na maxila e mais dois pares com barbilhões inferiores na mandíbula. Já a barbatana caudal é bifurcada profundamente. Consegue alcançar o peso aproximado de 80 kg, bem como aproximadamente 2 m de comprimento.

Alimentação do Peixe

Antes de entrarmos no mérito da reprodução do peixe pintado, vamos falar sobre como ele se alimenta. Ele possui uma boca grande, mas o dente é tão pequeno que forma uma espécie de linha de lixa grossa, proporcionando a chance de segurar a sua presa com total firmeza. Posteriormente, o pintado engole as presas inteiras.

Tal ação acontece por ele ser um peixe pertencente à família dos bagres. O pintado ataca sua presa com um tipo de sucção onde ele localiza um peixe pequeno, criando um vácuo que o suga para dentro de sua boca. Tal animal utiliza os grandes barbilhões, pois eles têm sensibilidade ao toque. Isso funciona uma visão posterior e poderosa, proporcionando encontrar os alimentos mesmo que estejam em águas sujas e mais profundas.

Ao se tratar de água doce o pintado é considerado um tipo de peixe com grande porte, conseguindo alcançar as bacias do rio São Francisco com até 80 kg. No pantanal e na bacia do prata consegue atingir mais ou menos a média de 50 kg.

Peixe Pintado nas Mãos de um Pescador
Peixe Pintado nas Mãos de um Pescador

O pintado costuma ser de hábitos diurnos, contudo, é muito mais ativo à noite. Tal animal é extremamente carnívoro. Portanto, lembre-se que ele se alimenta tecnicamente de qualquer tipo de peixe pequeno, mas dá preferência aos

  • Curimatãs;
  • Piaus;
  • Tuviras;
  • Traíras.

Comportamento do Animal

Durante o dia ele repousa nos poços, bem como lugares profundos, mas à noite se mostra bastante ativo para procurar alimentos. A reprodução do peixe pintado também está relacionada com seu comportamento.

Tal animal costuma ficar nas águas que possuem as correntezas nas regiões das pedreiras. Sem contar que ele frequenta os lugares onde existem cardumes com os peixes pequenos.

A Criação em Tanques do Pintado

O tanque de criação do pintado deve possuir uma área bem sombreada na parte de trás. Isso podem ser galhos bem grandes ou até mesmo algumas plantas onde poderá se esconder. Lembra-se que ele é um peixe noturno? Pois então, nesse caso a iluminação não pode ser quase nada brilhante.

Não pode ser mantido também com quaisquer peixes menores. O tanque não deve ser muito grande para o seu alojamento. Os companheiros mais especiais provavelmente são os pacus. Mas não podemos desconsiderar que os peixes com tamanho semelhante talvez sejam engolidos.

Na opinião dos criadores, este peixe, com a aparência maravilhosa, deve ser mantido somente nos aquários públicos. Ele pode danificar o nariz caso seja mantido em áreas que sejam muito confinadas. O pintado também pode se tornar nervoso caso sinta os barbos batendo constantemente nas laterais do tanque logo quando se vira. Ele é capaz de consumir toda a sua comida, mas isso se por acaso ele for perturbado.

Distribuição Geográfica

A espécie é distribuída nas várias Bacias brasileiras, sendo que as de maior importância as do Pantanal e da Bacia do Rio São Francisco. Estas ficam nos Estados de:

  • Alagoas;
  • Pernambuco;
  • São Paulo;
  • Bahia;
  • Minas Gerais;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná.

Habitat do Peixe

O Pintado pode habitar as calhas de rios, ficar embaixo das malhas dos aguapés, bem como camalotes e nas bocas dos corrichos.

Reprodução do Peixe Pintado

A reprodução do peixe pintado se dá em épocas específicas. Nesse período ele acaba migrando para que possa, então, desovar. É a chamada piracema. O ambiente dessa reprodução se dá em um ambiente natural. Ela é estimulada por conta da piracema.

Quando os pintados fazem as migrações no rio acima, é quando a fêmea do peixe expele seus óvulos. Os machos, por sua vez, os cobrem com o sêmen. A fêmea tem o costume de desovar a média dos 70 até 80 mil ovos a cada quilo.

Reprodução do Peixe Pintado
Reprodução do Peixe Pintado

O peixe fica pronto para se reproduzir quando o macho completa mais ou menos 1 ano e 6 meses. Já as fêmeas precisam chegar em 2 anos.

A época da reprodução é no mês de novembro até o mês de dezembro. Ele pode chegar até o mês de fevereiro, o que depende da região no qual for pescar.

O Estágio Larval

As larvas do pintado acabam nascendo com o tamanho aproximado de 2,5 até 3,0 mm. Após 2 a 3 dias de idade, tendo o tamanho médio de 4,5 mm, já começam com o tipo de alimentação exógena, ou seja, os alimentos que são encontrados nos ambientes em que estão.

Gostou de conhecer mais sobre a reprodução do peixe pintado? Agora, quando você for pescar, já sabe a melhor época.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *