Home / Animais / Raia Pintada: Tamanho, Curiosidades e Fotos

Raia Pintada: Tamanho, Curiosidades e Fotos

Existe uma imensidão de espécies animais. Até os que são da mesma família possuem diferença, como é o caso das raias (também chamadas de arraias, sua nomenclatura mais conhecida). Mas, mesmo que sejam da mesma ordem, possuem características distintas entre si. É sobre uma delas que vamos falar hoje!

A raia pintada se distingue das outras, pois a tonalidade e as marcas corporais são bem diferentes. Elas se destacam! Já imagina o porquê disso? Sabendo a resposta ou não, continue com a leitura do artigo!

Arraia Pintada: Características

Com toda certeza, o que se destaca mais neste animal é a sua pele. Ela é, geralmente, escura com pontos brancos. Elas são muito similares à onça pintada, no quesito de manchas pela pele.

Tirando sua aparência física, não possui nenhuma outra diferença das demais espécies de arraias.

Ao contrário da maioria dos animais, as raias nadam em águas abertas e filtram a alimentação. Elas reúnem perto de recifes de coral para alimentação e para serem limpas.

Elas são comumente visitantes de recifes de coral. Eles se alimentam desse ecossistema produtivo e também visitam as “estações de limpeza” dos recifes, onde peixes pequenos, como o bodião e o peixe-anjo, escolhem parasitas da pele da arraia.

As arraias são comumente vistas perto de recifes de coral, mas para um gigante de 7 metros  de largura e de 1400 kg, muito pouco é conhecido sobre este animal.

Nomes Populares

Elas também são conhecidas como raia papagaio, narinari, raia chita e até ratão pintado. Dependendo da região onde você se encontra, ela possui um nome peculiar. Porém, todos eles tratam do mesmo animal.

Com exceção do nome narinari — que é de origem tupiniquim — todos os outros são de origem desconhecida. As arraias se parecem muito com pipas, além de ter o corpo todo pontilhado. Essas são duas causas pelo qual os seus nomes mais comuns foram difundidos. Até porque não tem como se encantar pelo fato dela ser toda pintada.

Reprodução e Predadores Naturais

As arraias possuem poucos predadores naturais devido ao seu tamanho. Apenas orcas e grandes tubarões, como os tubarões-tigres, caçam com sucesso esses grandes animais. Afinal, a maioria delas ultrapassa os 5 metros, né?

Algumas culturas pescam arraias para comida ou remédio. Elas geralmente se tornam raros muito rapidamente quando isso acontece, por causa da baixa taxa de reprodução.

As arraias pintadas (ou de qualquer outra espécie) dão à luz 1 ou 2 filhotes a cada ano, e as fêmeas às vezes tiram um ano de folga para recuperar seus recursos antes de se reproduzir novamente. Esta taxa reprodutiva baixa significa que as populações de arraias demoram muito tempo a recuperar se os seus números forem reduzidos.

Elas não são pescadas comercialmente, mas às vezes são capturadas acidentalmente, porque nadam lentamente nas camadas superiores do oceano.

Não se sabe se estão ameaçadas, mas a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) as considera ameaçadas de extinção, devido à sua baixa taxa reprodutiva.

Mais Detalhes Sobre a Sua Reprodução

Elas são sexualmente maduras aos 5 anos de idade. A época de acasalamento de arraias sexualmente maduras ocorre do início de dezembro ao final de abril. O acasalamento ocorre em águas tropicais (26-29 graus Celsius), e em torno de áreas de recifes rochosos de 10 a 20 metros de profundidade.

Elas se reúnem em grande número durante esta temporada, onde vários machos cortejarão uma única fêmea. Os machos nadam de perto atrás da cauda da fêmea a velocidades mais rápidas do que as habituais (9-12 km/h). Esse namoro durará cerca de 20 a 30 minutos, altura em que a fêmea diminui sua velocidade de nado e um macho agarrará um lado da nadadeira peitoral da fêmea mordendo-a.

Arraia Pintada Adulta
Arraia Pintada Adulta

Ele organiza seu corpo sob o das fêmeas. O macho, então, insere seu membro na cloaca da fêmea e insere seu espermatozoide, o que geralmente dura cerca de 90-120 segundos. O macho irá nadar rapidamente e o próximo macho repetirá o mesmo processo. No entanto, após o segundo macho a fêmea geralmente nada deixando para trás os outros machos cortejando.

O período de gestação de é de 13 meses, após o qual as fêmeas dão à luz 1 ou 2 jovens vivos. Os filhotes nascem envoltos em barbatanas peitorais, mas logo se tornam nadadores livres e se defendem sozinhos. Os filhotes estão entre 1,1 e 1,4 metros quando nascem.

Habitat Natural

Arraia Pintada Nadando no Fundo do Mar
Arraia Pintada Nadando no Fundo do Mar

Como foi dito anteriormente, esta espécie pelágica pode ser encontrada perto da costa, sobre recifes e ao redor de ilhas em águas temperadas, tropicais e subtropicais em todo o mundo.

Curiosidades

Hoje, é capaz de encontrá-las com até 7 metros. Mas, algumas espécies já foram identificadas com 1 metro a mais do que isso!

As arraias são criaturas graciosas e gentis. Elas podem fazer migrações através dos oceanos, seguindo seu caminho seguindo mapas topográficos usando pontos de referência do oceano, como os montes submarinos.

Mas elas também são extremamente inteligentes e possuem o maior cérebro de qualquer peixe. Acredita-se que as células da glia sejam um sinal de inteligência, e as raias têm mais do que um gato doméstico!

Ao nadar em torno de mergulhadores, este animal pode ser extremamente curioso, muitas vezes chegando para uma inspeção mais próxima e nadando repetidamente pelas bolhas dos mergulhadores.

Acredita-se que cada uma delas tenha sua própria personalidade individual e isso se reflete em como elas interagem com os mergulhadores. Houve até relatos de arraias procurando a ajuda de mergulhadores para remover linha de pesca enrolada em torno de suas barbatanas. Há muito mais acontecendo por trás daqueles grandes olhos do que se imaginava anteriormente.

Como Identificá-las?

As arraias são facilmente reconhecidas no oceano por suas grandes “asas” peitorais. Algumas espécies não possuem barbatanas caudais e, sim, uma pequena barbatana dorsal.

Elas têm dois lóbulos cefálicos que se estendem desde a frente da cabeça e uma boca larga, retangular, terminal, contendo pequenos dentes exclusivamente no maxilar inferior. As brânquias estão localizadas na parte inferior do corpo.

Elas também têm uma cauda curta e semelhante a um chicote que, ao contrário do que muitos pensam, não possui uma ponta afiada. Os filhotes de arraia do Atlântico pesam 11 kg no nascimento e seu crescimento é rápido, com os filhotes praticamente dobrando a largura do corpo desde o nascimento até o primeiro ano de vida.

Elas apresentam pouco dimorfismo entre os sexos com envergadura em machos variando de 5,2 a 6,1 metros e fêmeas variando de 5,5 a 6,8 metros. O maior já registrado foi de 9,1 metros.

Uma das características distintas das raias e da classe Chondrichthyes é que todo o esqueleto é feito de cartilagem, o que permite uma ampla gama de movimentos. A pele das arraias é áspera e escamosa, como a da maioria dos tubarões.

Veja também

Qual o Valor do Bullmastiff? Quanto Custa? Como Adotar Um?

Os cães Bullmastiff são a melhor opção para quem procura um companheiro canino divertido e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *