Home / Animais / Reprodução do Escorpião: Como Eles Nascem?

Reprodução do Escorpião: Como Eles Nascem?

Os escorpiões são artrópodes, aracnídeos que compõem a ordem taxonômica dos Scorpiones. Dentro dos Scorpiones, são 13 famílias de escorpiões, compreendendo mais de 1.700 espécies distintas. Algumas espécies se reproduzem assexuadamente, mas a maioria dos ciclos reprodutivos do escorpião tem um único padrão básico.

Aqui você verá mais sobre este animal, principalmente sobre a sua reprodução. O que acha de prosseguir a leitura deste artigo? Vamos lá!

Eles Não São Insetos!

Escorpiões são da classe Arachnida e são considerados parentes de aranhas e carrapatos. Os aracnídeos, escorpiões, têm partes bucais chamadas quelíceras (mandíbulas), um par de pedipalpos (pinças) e quatro pares de patas.

Acasalamento

Quando macho e fêmea escorpião se encontram, eles executam uma dança elaborada, trancando garras. Em um ponto, o macho deposita um saco contendo espermatozoides no chão, em seguida, guia a fêmea sobre ele para que ela possa levá-lo. Depois que tudo isso ocorre, os dois animais seguem caminhos separados — ou a fêmea pode atacar e matar o macho após o acasalamento.

O Seu Ferrão

O ferrão é chamado de télson. A parte do bulbo do télson, chamada de vesícula, contém um par de sacos glandulares que produzem e armazenam os componentes do veneno. A parte da agulha do télson é semelhante a uma agulha hipodérmica.

Cada saco de veneno é conectado às aberturas do duto de veneno. Os sacos de veneno são controlados voluntariamente, de modo que o escorpião pode regular o quanto de veneno é injetado.

Nascimento dos Bebês

Ao contrário de alguns outros artrópodes, o escorpião feminino não põe ovos. Ela mantém os óvulos fertilizados dentro de seu corpo até que eles escorram, quando os escorpiões do bebê emergem e se agarram à sua carapaça. Eles permanecerão com a mãe até o primeiro período de muda, quando seus exoesqueletos ficarão fortes o suficiente para sobreviverem sem proteção.

Bebês Escorpiões

Um escorpião pode ter até 100 bebês em uma única ninhada. Eles nascem vivos, não nascidos de ovos como insetos. Quando nascem, os escorpiões bebê têm uma casca exterior muito macia ou exoesqueleto. Eles rastejam até as costas de sua mãe e vão lá por 10 a 20 dias até que seu exoesqueleto fique rígido e duro. Então eles rastejam e começam a vida por conta própria.

Às vezes, quando a mãe escorpião não consegue encontrar insetos, insetos ou vermes suficientes para comer, ela come seus próprios bebês. Felizmente, este é apenas um último recurso. Normalmente, o escorpião mãe vai comer seus bebês apenas para sobreviver.

Reprodução dos Escorpiões na Natureza

O ciclo reprodutivo dos escorpiões é fascinante e tem características únicas não repetidas em outros aracnídeos. Os seguintes dados são tratados de forma generalizada, uma vez que alguns detalhes variam de acordo com cada espécie de escorpião.

A primeira fase do ciclo reprodutivo ocorre entre o final da primavera e o início do outono. Tudo começa com encontrar um companheiro. O macho deixa seu covil à procura de uma fêmea madura disponível, que pode ficar dentro ou fora de seu esconderijo.

Se for o primeiro, ele se prepara para cavar a entrada e insistir até que a parceira apareça. Uma combinação de feromônios e vibrações do corpo são vitais nesta fase quando o corpo de ambos está tremendo ou vibrando repetidamente.

A princípio, a luta entre eles parece muito selvagem, e a fêmea parece não estar pronta para fazer contato físico com seu novo parceiro, mas é o macho quem é responsável por acalmá-la com pequenas doses de veneno nos pedipalpos ou nos cefalotórax, embora isso nem sempre aconteça. Às vezes, apenas um pequeno esforço é necessário sem ter que usar tranquilizantes naturais.

O namoro é muito incomum e até engraçado, porque o macho segura os pedipalpos da fêmea para controlá-lo, e então eles começam uma espécie de “dança” onde andam em todas as direções. Durante esta parte, eles se parecem com parceiros de dança coordenados que sincronizam perfeitamente; é fascinante!

Mais Informações Sobre o Seu Acasalamento

Uma vez que o macho consegue encontrar o lugar certo para depositar seu espermatozoide no chão, ele então guia a fêmea a ficar sobre ele com o objetivo de introduzi-lo em seu genital e assim ser capaz de fertilizar. O ritual de acasalamento dura horas ou até dias, dependendo de quanto tempo o macho leva para depositar seus espermatozoides. Se demorar muito e a fêmea perder o interesse, todo o processo é interrompido.

Se a fertilização for bem sucedida, os ovos férteis formam um embrião até que, finalmente, chegam os enxames. A mãe os libera para o exterior, um por um, e imediatamente eles sobem para o corpo da mãe através de suas pernas para assegurar que não estarão em perigo.

Acasalamento de Escorpiões
Acasalamento de Escorpiões

A falta de um exoesqueleto robusto e desenvolvido os mantém indefesos e muito vulneráveis aos ataques dos predadores, mas com a proteção de sua mãe, os riscos diminuem. Como um fato curioso, se a mãe não tem comida suficiente ao seu redor, ela se alimenta de sua prole, transformando-a de protetora em predadora.

A reprodução de alguns escorpiões é conhecida como partenogênese. A reprodução de alguns escorpiões é conhecida como partenogênese, uma forma de reprodução assexuada onde o desenvolvimento de embriões pode ocorrer sem fertilização.

Desenvolvimento completo dos Filhotes

Os bebezinhos escorpiões, que são em média de 25 a 35 (mas muito mais em certas espécies), são versões em miniatura de adultos, mas sem um exoesqueleto totalmente desenvolvido que eles precisam para sobreviver em seu ambiente. Eles têm uma cor transparente e esbranquiçada e uma textura muito suave, além de serem minúsculos.

Filhote de Escorpião na Unha de Uma Mulher
Filhote de Escorpião na Unha de Uma Mulher

Eles ficam com a mãe até a primeira muda, que ocorre aproximadamente 50 dias após o nascimento. Depois disso, eles deixam o corpo de seu protetor e saem para caçar sozinhos. Eles mudam mais cinco vezes antes de atingir o desenvolvimento completo. Uma fêmea pode ter novos filhotes em algum momento entre alguns meses e um ano após seu último acasalamento.

Alguns escorpiões vivem surpreendentemente até 20 anos, mas sua expectativa de vida varia de 6 a 8 anos.

É muito comum encontrar pessoas dispostas a ter esses animais em casa, porém, deve-se lembrar de que é muito arriscado, caso não tenha o preparo necessário. Pesquise muito bem caso este seja o seu desejo!

Veja também

Como se Chama Filhote de Camelo? Qual a sua Cor?

Camelos masculinos e femininos amadurecem em ritmos diferentes. As fêmeas amadurecem aos três anos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *