Home / Animais / Raça de Cavalo Minorquino: Características, Fotos, História e Origem

Raça de Cavalo Minorquino: Características, Fotos, História e Origem

O cavalo minorquino é uma raça de cavalos espanhóis de pelagem negra, resultante do cruzamento de cavalos espanhóis de raça pura e várias outras raças. É popular em festivais e jogos tradicionais em Minorca, Espanha.

Raça de Cavalo Minorquino: Características e Fotos

O cavalo minorquino mede em média 1,55 m para machos e 1,50 m para fêmeas (mínimo exigido oficialmente para machos: 1,54; e para fêmeas: 1,51. Esse requisito de tamanho foi adicionado ao padrão da raça em 2008). As medidas realizadas para fins de um estudo de caracterização realizado de 2008 a 2010 mostram uma estatura média na cernelha de 1,62 m no sexo masculino e 1,57 m no sexo feminino, com forte dimorfismo sexual.

Então, os cavalos minorquinos são bons espécimes de porte sem ser excessivamente grandes. Alegações de tamanho com 1,80 m são exceções em relação a este cavalo característico, conforme medidas estatísticas realizadas em mais de 300 indivíduos durante 3 ou 4 anos de pesquisas.

O cavalo minorquino é nobre, de sangue quente, sóbrio, rústico, resistente e enérgico. É flexível, ágil e mostra um ótimo equilíbrio natural. Vejamos a seguir algumas características peculiares que o definem em seu padrão conforme oficialmente determinado para espécimes de exposição:

Cabeça do Cavalo Minoraquino
Cabeça do Cavalo Minoraquino

Cabeça: a cabeça é de tamanho médio, alongada, fina e harmoniosa. O chanfro direito às vezes mostra uma ligeira convexidade. As orelhas são pequenas e curvas. Os olhos são redondos em órbitas salientes, os olhos são brilhantes. As narinas são estreitas.

O Corpo do Cavalo Minoraquino
O Corpo do Cavalo Minoraquino

Ante pé, corpo e costas: o decote é forte, moderadamente longo e arredondado, poderoso. O ombro é oblíquo e musculoso, o peito bem explodido. O torniquete está fora de questão. As costas são bastante longas, retas e musculosas. A garupa é levemente inclinada, poderosa. A cauda está amarrada, fornecida.

Membros e Cerdas
Membros e Cerdas

Membros e cerdas: o cabelo é longo e abundante. Os membros são longos, bem equilibrados e finos. Juntas largas. Os pés são pequenos, arredondados, duros. Os ritmos, levemente elevados, são fáceis com muita recuperação, mostram um equilíbrio e flexibilidade notáveis. Os ritmos são arejados. É um cavalo em geral muito confortável com três passos.

A Pelagem do Cavalo Minorquino
A Pelagem do Cavalo Minorquino

Vestido: a pelagem deve ser negra, todos os tons de preto são admitidos, do pangaré preto ao preto azeviche. Somente pequenas marcas brancas (cabeçalho e balzanes) são permitidas, desde que sejam pequenas.

Raça de Cavalo Minorquino: História e Origem

Um estudo genético mostrou a proximidade das duas raças mediterrâneas das Ilhas Baleares, minorquino e maiorquino, e uma clara separação das cinco raças celtas espanholas do Atlântico (Asturcón, pônei galego, Jaca Navarra, Losino e Pottok). A origem do cavalo minorquino remonta quase 7 séculos.

No século 14, o catalão rei James II de Minorca queria uma cavalaria da guerra montados em cavalos ágeis, manobráveis, rápidos e flexíveis. Eles tinham que ter uma mente excelente para combater o inimigo em batalha. O rei cruzou os pequenos cavalos pretos indígenas da ilha com o gene do espanhol (um ancestral da pura raça espanhola), bem como os puro-sangue e barbas árabes recuperados das invasões.

Mais tarde, a ilha foi ocupada por ingleses que vieram com seus cavalos puro-sangue ingleses, para influenciar no patrimônio genético dos minorquinos. O rei James II também estaria na origem de festivais e justas cuja tradição ainda perdura na ilha. Eles atraem uma grande audiência e o cavalo de Minorca é o ator central. Com a revolução industrial, este cavalo passou por um período de declínio.

Raça de Cavalo Minorquino: Comportamento e Manuseio

A até 10 anos atrás, o livro genealógico da raça listava menos de 2000 cavalos minorquinos, incluindo pouco mais de 110 garanhões (autorizados a procriar), pouco mais de 600 éguas “aptas” para reprodução, com uma média de nascimentos regulando em cerca de 150 nascimentos anuais.

Comportamento do Cavalo Minorquino
Comportamento do Cavalo Minorquino

Este cavalo vinha sendo usado para todos os tipos de tarefas: trabalho de campo, carregando cargas ou puxando equipes, mas especialmente para grandes festas. Hoje, é um cavalo versátil em todas as disciplinas equestres, incluindo carona (que é muito popular na ilha de Minorca), mas é propenso a adestramento. Também é muito popular para shows, caminhadas e saltos.

Para se qualificar para a inscrição no Registro de Raça Minorquina, todo potro juvenil deve ter o vestido preto e os pais incluídos no Registro Oficial e reconhecidos como adequados para reprodução. O pai deve ser um garanhão aprovado pelo menos desde o ano anterior ao nascimento.

Manuseio do Cavalo Minorquino
Manuseio do Cavalo Minorquino

A inseminação artificial é proibida para o cavalo minorquino, exceto muito rara exceção para cavalos de desporto. O cavalo deve ter sido declarado, identificado e lascado pelo pessoal competente, receber um nome começando com a letra do ano (em conformidade com o livro de pregos de Minorca usando as letras do alfabeto) e atenda aos requisitos morfológicos da raça. E que lugar é esse que deu nome ao cavalo minorquino?

Um Breve Vislumbre da Ilha de Minorca

Minorca é uma das quatro ilhas Baleares habitadas, este arquipélago localizado no Mar Mediterrâneo. Está localizado no nordeste de Maiorca e seu nome vem do fato de ser menor que a ilha de Maiorca. Rochosa e moldada pelos ventos, a ilha é a mais preservada do arquipélago. Minorca foi reconhecida como reserva da biosfera pela UNESCO há mais de 25 anos. Minorca está localizada a cerca de 40 km a sudoeste da ilha vizinha, Maiorca e a cerca de 350 km a leste da ilha da Sardenha, na Itália.

Sua cidade capital chama-se Mahon e a língua nativa é o Catalão. Geograficamente, o ponto mais alto da ilha é El Toro, monte que fica a 358 m acima do nível do mar. A ilha tem muitos monumentos megalíticos de pedra como túmulos naviformes, talaiots e a taula, monumento cerimonial mais emblemático de Minorca. Paisagem típica do Mediterrâneo, a ilha é muito rochosa e com muitos riachos, às vezes acessíveis apenas de barco ou longas horas de caminhada.

Ilha de Minorca
Ilha de Minorca

Seus pontos turísticos fazem a felicidade dos turistas estrangeiros, bem como dos próprios minorquinos. Cerca de 200 quilômetros de costa, pontilhados com mais de 70 praias, a maioria de areia fina e longe das estradas, é especialmente por sua orla marítima muito preservada que Minorca foi classificada como reserva da biosfera. Sua área geográfica possui muitas ilhas, como a Illa d’en Colom ou Lazaret, a Isla del Rey ou Illa de l’Aire.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *