Home / Animais / Que Animais Representam a Fauna Brasileira?

Que Animais Representam a Fauna Brasileira?

Se você é fã de animais e não quer perder nenhuma informação sobre eles, o post de hoje é para você. Mas hoje vamos focar nos animais aqui do nosso país, às vezes a gente esquece que o Brasil é extremamente rico em fauna e flora. Por isso precisamos valorizar os nossos, confira as informações que preparamos para vocês hoje sobre a nossa fauna. 

Provavelmente você não sabia que a fauna daqui é considerada a que tem a maior diversidade de primatas, de anfíbios e de animais vertebrados de todo o mundo. Me conta se você sabia dessa.

Mas não para por aí, aqui no Brasil temos um número cerca de três vezes a quantidade de espécies de água doce do que qualquer lugar do planeta. Não podemos esquecer das aves, considerando toda a América do Sul, o Brasil tem a maior variedade de espécies, e em todo planeta ocupamos o terceiro lugar considerando as espécies de mamíferos.

Saiba que na Floresta Atlântica existe 17% de aves, 10% de anfíbios e mamíferos e esses são somente vistos dentro da fauna do Brasil. Dessa forma é considerada uma das cinco regiões do mundo com maior número de espécies nativas. Não se esqueça que os animais da nossa fauna são na maior parte são de pequeno porte.

Que Animais Representam a Fauna Brasileira?

Fauna Brasileira
Fauna Brasileira

Vamos conhecer alguns animais famosos da nossa fauna, não podemos deixar de citar a arara azul de lear, também a linda onça pintada, o gigante peixe boi, o famoso boto cor de rosa, o nosso tamanduá bandeira, esse são apenas alguns da imensa lista.

Agora vamos destacar alguns mamíferos, a famosa anta, a incrível capivara, pequenos micos e saguis, a linda jaguatirica e emblemática preguiça real.

Agora alguns répteis, o famoso cágado, o incrível camaleão, os calangos e também os jabutis e a jiboia. Não podemos deixar de citar as aves, até pois são inúmeras, vamos citar os mais famosos no mundo todo, o tucano, as lindas araras, os incríveis papagaios, as maritacas, os nossos canários e claro os beija flores. Temos também aracnídeos bem famosos por aqui, as assustadoras aranhas armadeiras são daqui, também a nossa aranha marrom, os carrapatos, além dos escorpiões do nordeste e o amarelo. Somos um país rico em peixes maravilhosos, podemos citar o tucunaré, o peixe pintado e também o dourado, além dos tubarões tigre, martelo e baleia, o famoso atum, as albacoras e as agulhas.

Quantos Animais Tem a Fauna Brasileira?

A fauna do nosso país tem uma importância gigante para a ciência, pois é aqui onde se encontra a maior biodiversidade do planeta. São nossos algo em torno de 100 mil espécies de animais invertebrados, espécies vertebradas são 8200, divididos em 713 mamíferos, são 1826 aves, 721 são répteis, 875 são anfíbios, 2800 deles são peixes que vivem em água doce, 1300 são peixes de água salgada. Infelizmente do total de espécies de animais da nossa fauna, 627 deles já se encontram na lista de animais ameaçados de extinção, sendo 233 animais aquáticos e 394 de animais terrestres.

Outros estudos afirmam que nosso país possui um número ainda maior de espécies, algo em torno de 11 mil no total dividido entre peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, além de cerca de 30 milhões de espécies conhecidas de insetos.

Ameaça e Meio Ambiente

Infelizmente a ação do homem vem agredindo o meio ambiente de diversas formas como a caça ilegal, a poluição, o comércio ilegal de animais e o desmatamento das florestas que compromete o habitat natural dos animais, por esse motivo responsáveis pela proteção do MA estão preocupados e alertas com esses números.

Dentro do livro vermelho da Fauna Brasileiros que elenca os animais ameaçados de extinção, no ano de 2008 publicou uma lista preocupante, com dados inclusive que indicam que somente o tráfico de animais que acontece aqui dentro é capaz de dizimar mais de 12 milhões de animais de dentro do país todos os anos.

Já na publicação do ano de 2014 do mesmo livro foram descritas 1.173 espécies em ameaça de extinção. Foram consideradas 12.256 espécies diversas ao longo de alguns anos. Para nossa felicidade quando comparadas a outras publicações, 170 espécies foram retiradas dessa lista, podemos citar a baleia jubarte, a arara azul grande que responderam bem ao trabalho das instituições de recuperação.

Acredita-se que essa recuperação aconteceu por alguns motivos, como por exemplo espécies antes extintas que foram reencontradas, um maior conhecimento dessas espécies, também o aumento da população de animais e o trabalho de proteção do habitat natural.

Nessa lista foram adicionados por eles 720 espécies novas. Nas publicações de 2003 e 2004 consideraram 627 espécies ameaçadas, mas naquele estudo somente 1.137 espécies foram consideradas. Naqueles estudos somente espécies já ameaçadas eram consideradas. Na última pesquisa tinham informações sobre 12.256 espécies, sabe-se muito mais sobre cada uma delas, o que colabora ainda mais com o melhoramento da qualidade dos dados apresentados.

Fauna e Biomas Brasileiros

O nosso país também é rico em biomas, podemos citar a Amazônia, a nossa Mata Atlântica e nosso Cerrado. Considerando nossa fauna podemos citar a riqueza deles na selva amazônica, a rica fauna de peixes e diversos mamíferos aquáticos. Dentre eles podemos citar o boto rosa, o peixe boi e o pirarucu, assim como os répteis como as tartarugas, os jacarés e alguns anfíbios além de serpentes como a sucuri. 

Já nas nossas flores estão os macacos, as antas, as onça – pintadas, papagaios e araras. Na Mata Atlântica existem 188 espécies de aves que só podem ser encontradas nesse lugar, no total temos mais de 1020 espécies de aves. Com relação aos mamíferos, 55 espécies só estão na Mata Atlântica, no total são 250 espécies. Estão concentrados aqui 65% de todos os anfíbios brasileiros, possui ainda 133 espécies de peixes que só existem aqui. No total são 350 espécies de peixes.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.