Home / Animais / Quantos Filhotes um Chihuahua Pode Ter? Qual a Media?

Quantos Filhotes um Chihuahua Pode Ter? Qual a Media?

Os encantos da raça de cachorro Chihuahua incluem seu tamanho pequeno, grande personalidade e variedade de tipos e cores de pelagem. Os chihuahuas são cães totalmente capazes de competir em esportes caninos, com agilidade e obediência, e estão entre os dez principais vigilantes recomendados por especialistas.

Quando Reproduzir um Chihuahua

Chihuahuas nunca devem ser reproduzidos em seu primeiro período fértil. Eles são muito jovens e o parto pode levar a complicações. Eles devem ser criados pela primeira vez durante a segunda ou terceira fertilização, e antes de completar três anos de idade. Seu chihuahua também deve ter a conformação correta com uma ampla área pélvica e uma boa dobra para aumentar as chances de levar e entregar os filhotes com segurança.

A criação é algo que requer muita experiência, com uma boa quantidade de conhecimento sobre genética e objetivos finais sobre como melhorar a raça em mente. Os custos também devem ser avaliados, uma vez que os chihuahuas são propensos a exigir cesarianas, sem mencionar as despesas associadas ao teste de criação de defeitos hereditários e doenças genéticas.

Quantos Filhotes um Chihuahua Pode Ter? Qual a Media?

Filhotes são tão pequenos que podem caber em uma xícara de chá.  Os criadores referem-se aos pequenos chihuahuas como  “brinquedo”  por causa de sua extremamente pequena estatura. Enquanto o tamanho médio da ninhada de qualquer Chihuahua é entre dois e cinco filhotes, os menores podem dar à luz entre um e três filhotes,  alguns deram à luz até dez filhotes em uma única ninhada.

Um estudo de 15 raças de cães, incluindo Chihuahuas, descobriu que quanto menor o tamanho físico do cão, menos filhotes ela dará à luz.

Para ter uma idéia do tamanho da ninhada do seu Chihuahua, peça ao seu veterinário para examinar sua futura mãe por cerca de 45 dias após a gravidez. Nesse momento, seu veterinário poderá sentir os filhotes no útero e fazer radiografias para determinar quantos filhotes ela espera antes de dar à luz duas semanas depois.

Gravidez Indesejada

Muitos donos de chihuahuas fêmeas entram em pânico se o chihuahua tiver uma gravidez não planejada, porque ouviram muitos rumores.  É um fato que uma gravidez para um Chihuahua pode ser arriscada. Também é fato que um número maior de chi deve dar à luz por cesariana. Isso não significa que o seu Chihuahua terá complicações ou que o resultado será terrível!

Embora seja verdade que existem alguns riscos para uma gravidez de Chihuahua, existem maneiras de manter seu cãozinho o mais seguro e confortável possível. Este pode ser um evento feliz, não preocupante.

Assim que uma femea  entra na puberdade – que será seu primeiro ciclo de calor – ela é capaz de conceber.  Para cães de raça de brinquedo, isso pode ser muito jovem; geralmente entre 4 e 7 meses de idade.  É durante a fase do estro do ciclo, que dura entre 5 dias e 3 semanas, que a fêmea geralmente é receptiva ao homem.

Nesse período, há uma janela menor – geralmente entre o dia 10 e o dia 15 (começando a contar do dia 1 em que a descarga começou) que os ovos caem e a fêmea pode engravidar.  Enquanto os criadores são incentivados a esperar até o segundo ciclo de aquecimento para emparelhar os cães, um Chihuahua pode engravidar durante o primeiro calor, mesmo se houver quase nenhuma descarga.

A Cobertura da Fêmea

Um chihuahua pode engravidar por dois cães diferentes. Isso é conhecido como uma ninhada com vários bebês. A razão disso é possível porque, com os caninos fêmeas, mais de um óvulo (os ovos produzidos pelos ovários) permanecem disponíveis por vários dias. Hipoteticamente, uma fêmea pode ser montada no dia 1, com um óvulo sendo fertilizado e, se montada no dia 3 por um macho diferente, outro óvulo pode ser fertilizado.

Chihuahua Grávida
Chihuahua Grávida

Um chihuahua pode engravidar por um cão muito maior. Isso tornaria uma gravidez e parto muito perigosos. Para evitar concepções indesejadas, é extremamente importante manter um olho muito próximo em um Chihuahua no cio . Com os hormônios em pleno andamento, uma mulher receptiva aos homens pode procurá-los ativamente. Ela pode sair correndo de casa no momento em que uma porta se abre ou tentar escapar de um cercado no quintal.

Além disso, os machos a procurarão. Pequenos vestígios de sangue que são depositados a cada micção podem transportar o cheiro de um cão no calor por quilômetros. Quando os proprietários trazem suas fêmeas Chihuahuas para fora para as necessidades do banheiro, a área deve ser examinada quanto a cães perdidos.

Sintomas de Gravidez

Ela agirá letárgica, cansada e não tão enérgica como de costume.  Ela pode ter uma dor de estômago (o equivalente à doença matinal humana). Pode haver relutância em comer e/ou vômitos leves.  Seu estômago vai aumentar muito rapidamente, isso acontece muito mais rápido do que com um humano e mais rápido do que a maioria das outras raças de cães.

O estômago dela ficará firme.  Seus mamilos crescerão muito e surgirão tetas previamente encastradas.  Ela vai se limpar mais profundamente do que o normal e parece estar “aninhando”

A Gestação

15 a 30 dias após a concepção, o estômago ficará visivelmente inchado.  No dia 45, os raios X poderão mostrar claramente os filhotes em gestação.  O parto começará entre os dias 60 e 65, sendo o dia 63 a duração geral da gravidez.

Idade Máxima Para Reprodução

As fêmeas devem se aposentar aos 6 anos de idade (no máximo) ou em qualquer idade anterior, se o veterinário sugerir. A avaliação de uma fêmea Chihuahua quanto à capacidade de reprodução deve ser feita antes de qualquer pareamento planejado. Há uma série de razões médicas pelas quais um Chi deve ser aposentado desde o início da reprodução, incluindo estresse em várias áreas (costas, joelhos, quadris) e uma história de partos difíceis.

Para os machos , a idade adequada é de pelo menos 1 ano de idade. A idade em que o esperma começa a ser produzido por cães machos é de 7 a 8 meses, e dando uma margem de manobra até 1 ano de idade, garante que o esperma seja forte o suficiente para atingir os óvulos da fêmea. Os pregos estão no auge desde os 1,5 aos 5 anos de idade. Após esse período, o esperma enfraquecerá gradualmente. Enquanto um cão macho não esterilizado esênior ainda pode engravidar tecnicamente uma fêmea, as chances diminuem à medida que o cão amadurece.

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *