Home / Animais / Quanto Tempo Vive uma Carpa Ornamental? Quanto Custa?

Quanto Tempo Vive uma Carpa Ornamental? Quanto Custa?

Manter carpas ornamentais japonesas é um hobby muito na moda agora. Embora as condições de um lago natural ou artificial sejam mais adequadas para eles, muitos entusiastas de aquários entusiasmados contêm com sucesso esses grandes peixes ornamentais em aquários domésticos. É verdade que esse aquário deve ser muito grande.

O fato é que a carpa ornamental foi originalmente criada no Japão como um peixe de lago, mas não comercial, mas decorativo. Assim, essa espécie de carpa foi criada por pessoas durante o processo de seleção e não existe na natureza. 

Aparência

Como o ornamental da carpa é o resultado de uma seleção muito longa, os requisitos para sua aparência são bastante rigorosos. Os proprietários profissionais de tais peixes avaliam principalmente as proporções gerais do corpo, ou seja, a proporção correta do tamanho da cabeça, tronco e cauda.

Cabeça

 Quase todos os tipos de carpas japonesas decorativas (às vezes também são chamadas de brocado por causa da cor e qualidade característica da pele) têm uma cabeça larga e larga. Nas fêmeas adultas, a cabeça pode ser um pouco mais larga, pois geralmente crescem as chamadas bochechas.

Corpo 

O corpo da carpa ornamental deve idealmente estreitar-se uniformemente dos ombros maciços (desde o início da barbatana dorsal) até a região caudal desenvolvida. Este físico dá o poder visual de cada indivíduo.

Barbatanas 

As barbatanas peitorais fortes permitem que um grande animal aquático se equilibre bem no fluxo da água. A barbatana dorsal geralmente não é muito alta, o que está em harmonia com o tamanho geral do corpo.

Os Tamanhos

Os peixes podem ser diferentes: de 20 cm (vista do aquário) a 0,9 m (quando se reproduzem em lagoas).

A propósito, de acordo com os rígidos padrões japoneses, o ornamental é considerado uma carpa decorativa de 70 cm ou mais.

Peso 

As carpas e seus tamanhos podem ser diferentes.  De 4 a 10 kg. Estes peixes vivem o tempo suficiente em comparação com outras espécies ornamentais. Sob ótimas condições de detenção, eles podem facilmente viver até 30 anos! A cor é o que mais caracteriza as belezas japonesas. A cor pode variar, mas as cores devem necessariamente estar saturadas. Os indivíduos com uma cor uniforme em todo o corpo são especialmente valorizados, mas existem espécies com padrões nas costas, nas laterais e na cabeça, além de carpas decorativas listradas. Cores brilhantes (vermelho, azul, branco, amarelo e outras) são o resultado de um longo e minucioso trabalho de seleção.

Classificação 

É precisamente de acordo com as peculiaridades da coloração que os criadores profissionais de ornamental distinguem entre raças dessa família de ciprinídeos, das quais existem mais de 60. Por uma questão de simplicidade de classificação, os sábios japoneses trouxeram todas essas variedades para 14 grupos principais com nomes em japonês. Em geral, no campo da criação e criação desses peixes ornamentais entre profissionais, a terminologia japonesa especial é mais frequentemente usada.

Dimensões da Lagoa

O ornamental brocado atinge tamanhos grandes e ganha seu peso correspondente apenas em condições de lago aberto. Para o desenvolvimento normal, eles precisam de espaço e água relativamente limpa.

Em termos de volume e espaço necessários para manter esses peixes exóticos, existe uma fórmula:

  • para cada centímetro de tamanho individual, são necessários 5 litros de água.

Você não precisa ser um grande matemático para determinar o volume de um tanque para uma carpa de 70 centímetros. Este é o volume mínimo em que um indivíduo grande não tem para onde se virar. Portanto, a carpa de brocado é melhor mantida em uma capacidade de 500 litros ou mais.

Além disso, em condições de aquário, esses animais, em regra, não crescem em tamanhos grandes, seu comprimento geralmente não excede 30-40 cm no máximo. Tal efeito no desenvolvimento é exercido pelas condições de detenção em um pequeno volume.

Características de Manutenção em Aquários

Carpas ornamental são relativamente despretensiosas. Isso é expresso em tudo, exceto na pureza do ambiente aquático. Para ela, as belezas decorativas são muito, muito exigentes.

Há casos em que ricos fãs de ornamental organizam para seus animais de estimação um sistema complexo de água corrente. Em todos os outros casos, o semanal de substituição de 30% do conteúdo do aquário é suficiente.

A filtragem deve ser constante e poderosa. Para grandes volumes de água que contêm esses grandes ciprinídeos, é melhor usar 2 filtros externos. A oxigenação constante é outro pré-requisito.

Parâmetros da Água

Carpa Ornamental na Piscina
Carpa Ornamental na Piscina

 Existem alguns requisitos para a qualidade do ambiente aquático. O pH ideal deve estar entre 7,0 e 7,5 (equilíbrio neutro). Em princípio, é permitida uma certa mudança na direção da acidez, mas não inferior a 6 unidades.

O teor de nitrito deve ser minimizado, o que é garantido por uma filtragem biológica eficaz .

É aconselhável substituir a água nos aquários domésticos por ornamental pelo menos 1 vez por semana, enquanto pelo menos 30% do seu volume deve ser substituído.

A faixa de temperatura pode ser muito ampla. Os ornamental se sentem bem à temperatura da água de +15 a +30 graus; mesmo o desvio desses limites em 5 graus em uma direção ou outra, eles se transferem muito bem.

Não é necessário colocar um aquecedor no aquário, pois as carpas são espécies de água fria e preferem o frio.

Nem todas as lagoas domésticas são profundas o suficiente e muitas vezes congelam durante o inverno; portanto, na estação fria, os proprietários levam seus peixes para os aquários domésticos para o inverno. Nesse caso, é aconselhável trazer água da lagoa em que as carpas moravam e já iniciar uma lagoa doméstica com ela.

No inverno, quando a temperatura da água cai, você precisa alimentar o ornamental muito menos do que no verão.

Nutrição

Carpa Comendo Ração
Carpa Comendo Ração

Esses ciprinídeos decorativos são quase onívoros; consomem ração de plantas e animais.

Como um alimento vivo natural perfeito

  • minhocas
  • girinos pequenos,
  • caviar de sapos.

Este é exatamente o alimento proteico que quase todos os ciprinídeos comem in vivo.

No entanto, em aquários, os especialistas recomendam o uso desses pratos como uma deliciosa cobertura e o alimento principal deve ser uma ração comercial especial.

Além disso, alguns deles para carpas contêm não apenas todos os macro e microelementos necessários, mas também aditivos que melhoram a cor do peixe. Nesse caso, os restos da ração não permanecerão e se decomporão no aquário, a quantidade de resíduos não excederá a concentração usual.

Alimentando Carpa Ornamental na Mão
Alimentando Carpa Ornamental na Mão

Em princípio, o ornamental não pode ser alimentado por uma semana. Tal jejum jejum eles só serão beneficiados.

A iluminação deve ser intensa. É sob luz forte que a cor exótica e brilhante das carpas de brocado parece mais vantajosa. A escolha do tipo de lâmpada depende inteiramente das preferências do proprietário do peixe.

Cenário e Vegetação

O solo do aquário deve consistir em areia fina ou média. Se houver comunicação terrestre, é melhor fixá-las com segurança com silicone especial e polvilhar com areia.

Não há dúvida: todo o solo certamente será cavado, os elementos do interior do aquário (se houver) serão invertidos ou deslocados.

Esta é uma das razões pelas quais os fãs de ornamental realmente não pensam sobre o cenário. Mas a principal razão é que o ornamental brilhante e poderoso é um tipo de decoração não apenas para o aquário, mas também para toda a sala.

É por isso que a principal tarefa que precisa ser resolvida é a escolha do local ideal para o assentamento de um grande reservatório doméstico com carpas imponentes.

Quanto às plantas, os especialistas não recomendam plantá-las no chão – elas sem dúvida serão destruídas. A melhor opção são vasos com plantas (por exemplo, nenúfares), suspensos a uma profundidade de 10 a 15 cm do fundo. Não deve haver muitos desses potes, já que o ornamental precisa de espaço.

Personalidade

A carpa brocado é um peixe pacífico, cujo conteúdo no aquário pode ser perfeitamente combinado com peixe-gato, peixe dourado de corpo comprido, moluscos e ancestrais.

Os fãs de ornamental acreditam que seus animais de estimação são inteligentes. Isto parece ser verdade. Eles se acostumam não apenas à aparência de seu mestre, mas também à sua voz, e até permite acariciar-se.

Se cada alimentação for acompanhada de alguns sons – batendo pedras ou um dedo rangendo no copo – a carpa lembrará esses sons e saberá antecipadamente que a refeição começará em breve.

Se o peixe subir à superfície e engolir ar, você não deve se preocupar particularmente, apenas deve aumentar a aeração.

Carpa Brocado
Carpa Brocado

As carpas ornamentais podem ser caras, chegando a custar até 10 mil reais. Quanto à reprodução, é quase impossível em um aquário doméstico. O fato é que as carpas de brocado atingem a puberdade apenas no tamanho mínimo (23-25 ​​cm), o que é alcançado, em regra, apenas em condições de manutenção da lagoa. Obviamente, em um aquário gigante (2 mil litros, por exemplo), a puberdade e a desova de fêmeas são possíveis.

Devido à sua despretensão, este peixe decorativo é extremamente raro. Mas se isso ainda aconteceu, algumas doenças (aeromonose ou rubéola) são tratadas com a ajuda de antibióticos especiais, de acordo com a prescrição de um veterinário.

A história da criação e manutenção de carpas japonesas é rica em registros. Por exemplo, é conhecido o ornamental de vida longa, que morreu com 226 anos de idade, e o maior espécime dessa espécie tinha 153 cm de comprimento e pesava mais de 45 kg.

No entanto, perseguir registros em casa dificilmente é razoável. A carpa ornamental é interessante por si só, devido ao seu caráter habitável, poder, graça e cores fantásticas.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *