Home / Animais / Quanto Corre um Dragão de Komodo? Qual a Velocidade?

Quanto Corre um Dragão de Komodo? Qual a Velocidade?

Os animais são completamente essenciais para a vida no planeta Terra, sendo fundamentais para que se descubra mais e mais a respeito do mundo e até mesmo a respeito das pessoas. Logo, prestar atenção nos animais é chave para compreender o ambiente ao redor, sendo possível entender muito melhor o que acontece em cada local.

As aves, por exemplo, são ótimas para entender o quanto um local oferta alimentos como frutas e sementes, já que a presença de muitas aves em um determinado local mostra que ali há a presença de muitos alimentos. Ademais, há em todo o mundo uma grande variedade de animais diferentes, tidos como “estranhos”.

Esses animais não são muito conhecidos pelas pessoas, sendo incomuns em grande parte do planeta. No Brasil, por exemplo, há diversos animais exclusivos, que não existem em outros países, o que os torna exóticos.

Conheça o Dragão de Komodo

Embora não seja um animal comum do Brasil, o dragão de Komodo está na lista de animais diferentes que podem ser encontrados na natureza. Lagarto bastante veloz e ótimo predador, o dragão de Komodo consegue assustar qualquer pessoa que não conheça muito a respeito desse animal. Grande, o dragão de Komodo costuma medir cerca de 2 a 3 metros de comprimento, pesando cerca de 160 quilos.

Um animal tão grande e tão forte naturalmente gera medo nas pessoas, que não podem sequer pensar em controlar um animal tão forte. Porém, há uma explicação bastante coerentes para o dragão de Komodo ter crescido tanto ao longo da história. Isso acontece pelo fato de o dragão de Komodo ser comum em áreas em que não há outros animais carnívoros ou, então, eles existem em quantidade muito mais limitada.

Logo, sendo o grande predador da região, o dragão de Komodo consegue comer quando quer e, assim, cresce cada vez mais. Além disso, o dragão de Komodo também é conhecido por ter um metabolismo lento, o que faz com que o seu organismo demore a realizar a digestão, levando bastante tempo para transformar o alimento ingerido em energia. Isso também contribui muito para que o dragão de Komodo seja mais pesado.

Características do Dragão de Komodo

O dragão de Komodo é um lagarto e, como tal, possui instinto de atacar animais menores que ele. Porém, como o dragão de Komodo é muito grande, o difícil mesmo é achar um animal que seja menor que esse grande monstro. Dessa forma, o animal costuma pesar mais ou menos 160 quilos e, além disso, ter cerca de 2 a 3 metros de comprimento.

Um detalhe interessante é que, por esse tamanho todo, o dragão de Komodo quase sempre domina o ambiente natural onde vive, sendo respeitado e temido pelos demais animais. Dessa forma, o dragão de Komodo é visto de forma frequente como o grande rei das selvas onde habita. E, nesse caso, o dragão de Komodo habita as ilhas de Komodo, Rinca, Flores e algumas outras na Indonésia.

Nessas ilhas, o animal sempre é tido como o mais forte e mais ameaçador, sendo um devorador de outros animais da região. O dragão de Komodo costuma comer carniça, o que faz com que o animal tenha um papel muito importante no ciclo da natureza. Contudo, não é anormal ver o dragão de Komodo realizando emboscadas para acabar com aves e invertebrados, além de mamíferos.

Tudo isso porque o dragão de Komodo nem sempre se mantém satisfeito apenas com as carniças que consegue, sendo necessário mais para satisfazer um animal tão grande e tão poderoso. Assim, o dragão de Komodo acaba sendo também um bom caçador, estando quase sempre apto ao abate.

Quanto Corre um Dragão de Komodo? Qual a Velocidade?

O dragão de Komodo é um animal bastante veloz, embora pesado. Dessa forma, mesmo com os 160 qiolos de peso médio, o dragão de Komodo costuma atingir uma velocidade de 20 km/hora.

Assim, o mais complicado parta o animal é partir em busca da presa, pois há um tempo considerável até que o dragão de Komodo consiga atingir a sua velocidade mais alta. Isso porque esse animal é pesado e, portanto, demora a ganhar velocidade inicial antes de atingir os picos de velocidade.

Órgãos dos Sentidos do Dragão de Komodo

O dragão de Komodo é um animal que usa muito bem os órgãos dos sentidos, até mesmo pela capacidade caça do animal. O animal usa a língua para detectar sabores e até mesmo cheiros, um sentido muito importante para que o dragão de Komodo consiga se movimentar à noite. Porém, ainda assim o animal acaba por não ser tão poderoso quando cai a noite, já que a sua visão noturna não é tão eficaz quanto a de outros animais.

Contudo, algo muito importante para o dragão de Komodo é a sua capacidade de detectar problemas e oportunidades que estão muito distantes dele. Assim, por sempre manter a atenção, o dragão de Komodo é capaz de detectar problemas a até 10 quilômetros de distância, pois sempre estão atentos ao que acontece ao redor.

Dragão de Komodo na Beira da Água
Dragão de Komodo na Beira da Água

Contudo, isso se dá apenas por audição e pela capacidade da língua, já que o nariz do dragão de Komodo não é usado para cheirar. Já o tato do dragão de Komodo é muito desenvolvido, pois há uma série de nervos no casco do animal, o que facilita a sensibilidade ao toque. Logo, se isso ainda estava na sua cabeça, nem pense em tocar o dragão de Komodo.

Alimentação do Dragão de Komodo

O dragão de Komodo é um animal carnívoro, que depende de proteínas presentes na carne para sobreviver. Assim, é muito comum que esse tipo de lagarto saia em busca de carniça para se alimentar, já que essa é uma maneira mais fácil e tranquila de chegar aos alimentos.

Alimentação do Dragão de Komodo
Alimentação do Dragão de Komodo

Contudo, nem sempre o dragão de Komodo opta apenas por esperar a carniça chegar. Assim, muitas vezes o animal usa sua força e velocidade para sair em busca de outros animais, visando o abate. Assim, há casos em que o dragão de Komodo arma emboscadas para outros animais, usando seu tamanho e força para imobilizar a presa.

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *