Home / Animais / Qual o Tempo de Vida de uma Tartaruga?

Qual o Tempo de Vida de uma Tartaruga?

Hoje vamos falar um pouco sobre a expectativa de vida das tartarugas, por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Se alguém perguntar qual animal vive mais você saberia responder? Tenho certeza que a maioria logo responderia que são as tartarugas. Saiba que apesar de viverem bastante estão longe de ser o animal que vive mas, existem alguns moluscos que têm uma expectativa de vida de 500 anos.

Por isso, separamos aqui algumas informações sobre o tempo de vida das tartarugas.

Qual o Tempo de Vida de uma Tartaruga?

Dentro da classe reptilia estão os jabutis, os cágados e as tartarugas e estes têm uma expectativa de vida de mais de 100 anos. Os animais de grande porte como as tartarugas marinhas podem viver de 80 anos a um século. Outro exemplo é a tartaruga gigante, essa é a maior espécie terrestre, podem viver por mais de dois séculos.

Não é muito fácil mensurar com exatidão a expectativa de vida desses animais, pois eles vivem mais que o homem. Por outro lado, estudiosos do assunto já chegaram a algumas conclusões sobre a longa expectativa de vida desses animais.

Tartaruga na Natureza
Tartaruga na Natureza

A primeira teoria diz que a longevidade desses animais está ligada à lentidão de seu metabolismo. Depois de se alimentar, todo o processo necessário para gerar energia para seu corpo é lento, assim como para gastar essa energia o processo é bem lento também. Por esse motivo, as tartarugas conseguem se manter por tanto tempo na mesma dinâmica através dos anos.

Outra pesquisa aponta que esse animal tem uma grande resistência aos danos que podem atingir o seu DNA, são capazes de se proteger de erros na replicação das suas células, assim é possível ter uma alta expectativa de vida.

Uma outra hipótese para esse efeito é sobre a sua estratégia evolutiva para manter os seus genes aos descendentes. Esses animais precisam fugir dos seus predadores como os roedores e cobras que comem os seus ovos.

Para resolver esse problema elas adotam duas táticas, reproduzem mais de uma vez no ano dando vida a uma maior quantidade de filhotes e também de ovos.

A outra tática está ligada a proteção, por possuir uma casca dura, dentro dela podem se proteger de seus predadores, quando ameaçadas entram dentro do casco.

Não bastasse tanta proteção a maior parte desses animais terrestres se estabelecem em ilhas onde não encontram muitos de seus predadores naturais. Assim, esses animais vivem de forma mais tranquila. Da mesma forma que as tartarugas marinhas conseguem nadar por muito tempo sossegadas no oceano.

Tartarugas e Longevidade

https://www.youtube.com/watch?v=A9pCv8FkcX0

Como citamos no início deste post, muitas pessoas ainda acreditam que as tartarugas são as campeãs de longevidade. Podemos citar o Ming, um molusco que teve sua expectativa de vida registrada em 507 anos, além disso existem outras espécies que podem viver mais que as tartarugas. Mas como essas espécies são todas das águas, podemos dizer que a tartaruga é o animal terrestre que vive mais, o título pode ser ainda mais específico para o jabutis gigante de Aldabra. Foi registrado que eles possuem uma expectativa de vida de mais de 200 anos.

Expectativa de Vida das Tartarugas Marinhas, Cágados e Jabutis

Tartaruga na Grama
Tartaruga na Grama

Como foi citado, não é tarefa fácil mensurar a expectativa de vida dos animais dentro da natureza, pois pode variar de acordo com o ambiente que estão, disposição de alimentos e quantidade de predadores naturais.

Estima-se que o jabuti mais antigo já registrado tem cerca de 186 anos, e está em uma região preservada no Arquipélago de Colón.

Quando inseridos dentro da natureza, a sua vida é ameaçada diariamente, por esse motivo quando criados em cativeiro podem viver ainda mais.

Expectativa de Vida de Espécies mais Comuns

Jabuti Piranga 

Jabuti Piranga 
Jabuti Piranga

Conhecido cientificamente como Chelonoidis carbonaria, é um entre duas espécies mais famosas de jabuti, popularmente pode ser chamado por nomes como jabutim, jaboti ou simplesmente jabuti. É uma espécie bem comum e vive nas florestas do Brasil, sendo encontrado desde o Nordeste até a região Sudeste.

Jabuti-Tinga

Jabuti-Tinga
Jabuti-Tinga

Conhecido cientificamente como Chelonoidis denticulata, popularmente chamado pelos nomes de jabuti ou jaboti. É famoso por possuir uma casco bem brilhante, a maior parte dessa espécie se encontra na Amazônia, também pode ser visto nas ilhas ao norte da América do Sul, podem viver também em outras regiões como no centro oeste da América do Sul, um número menor pode ser visto mais para o Sudeste de nosso país. 

Ambas espécies são liberadas pelo IBAMA, cada uma delas possui uma expectativa de vida de 80 anos.

Cágado

Cágado
Cágado

Conhecido cientificamente como Chelidae, também faz parte dos quelônios. Dentro dessa família se encontram 40 espécies, delas se formam 11 gêneros encontrados na América do Sul, na Nova Guiné e na Austrália. Esses animais vivem preferencialmente em florestas, em ambientes mais próximos de rios lentos, lagoas e solo pantanoso.

Esse animal possui uma expectativa de vida de 30 a 35 anos quando criado em cativeiro.

Tartaruga Marinha

Tartaruga Marinha
Tartaruga Marinha

Esse animal não é liberado pelo IBAMA para ser criado em cativeiro, isso vale para todas as suas espécies. Foi identificado que dentro da natureza elas podem viver cerca de 150 anos.

Essa expectativa de vida vai sempre depender de cada espécie, como do ambiente em que ela se encontra. 

A famosa tartaruga-de-quilha que é a maior das espécies de tartarugas pode viver mais de 300 anos.

Mais Tempo de Vida, Mais Responsabilidade

Muitas pessoas se encantam com seus animais justamente por sua longevidade. Mas infelizmente quando criado como pets acabam morrendo muito antes do esperado. Como dissemos, um cágado tem uma expectativa de vida de mais de 30 anos, mas isso tem sido raro dentro da casa de seus tutores.

E isso tem um motivo incontestável, as pessoas não estão sabendo cuidar do pet de maneira correta. Esses animais precisam ter seu ambiente reproduzido dentro de casa, é necessário montar um terrário em situação idêntica ao seu habitat natural, quando isso não acontecer o seu metabolismo é desregulado.

Agora com essas informações você sabe o que deve ser feito, seja um tutor responsável e crie o melhor ambiente para seu animal de estimação.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *