Home / Animais / Qual o Melhor Cão Para Defesa Pessoal?

Qual o Melhor Cão Para Defesa Pessoal?

Que eles são fofos, dóceis e companheiros, todo mundo já sabe. Caso contrário, não existiria a velha frase que diz que o cão é o melhor amigo do homem.

Graças a isso temos, o grande privilégio de ter no cão um amigo muito fiel, companheiro, confidente, e até mesmo um cão que protege o seu dono, desde que sejam criados mínimos detalhes para que isso aconteça.

Para saber qual o melhor cão para defesa pessoa, continue lendo e descubra tudo aqui.

Descubra Aqui Qual o Melhor Cão Para Defesa Pessoal

Uma das raças mais indicadas para ser um cão para defesa pessoal é o Pastor Alemão. Ele possui todas as qualidades que um animal precisa para exercer essa “função”.

Pastor Alemão Como Cão de Defesa Pessoal

Pastor Alemão
Pastor Alemão

Não é à toa que o pastor alemão é o cachorro escolhido pelos policiais em suas inúmeras operações. Com um olfato surreal, e um instinto sempre em alerta, ele é considerado, por muitas pessoas, como um cão completo.

O pastor alemão é considerado uma das três raças caninas mais inteligentes do mundo. Ele também tem grande força, coragem e agilidade. Essas características são de extrema importância em missões policias, como farejar drogas, busca por soterrados, e até a proteção em meio a um conflito.

Essa taça também pode ser muito útil como cão guia para cegos, levando e protegendo em situações complicadas, como assalto ou risco de atropelamento, por exemplo. Está no DNA do cão o seu instinto de nunca se intimidar. Por isso, ele sempre estará atento à qualquer situação de perigo, com seu latido feroz e atormentador.

Para proteger os seus donos de uma possível ameaça, o pastor alemão pode até atacar fatalmente seu rival. Porém, isso dependerá do treinamento que recebeu durante sua criação. Além disso, ele pode ser uma ótima companhia para crianças se tiver o treinamento certo.

O pastor alemão é um cão de personalidade brincalhona em seus momentos de Descanso. Inclusive, pode até ser um cachorro dócil, se for criado com esses momentos de distração e brincadeira. Necessita de um lugar amplo para correr e treinar seu condicionamento físico.

Ele tem um grande potencial de ataque. Por exemplo: se ele vir alguém segurando algo, ele logo tem a reação de que o utensílio pode ser algo de risco para sua família. Por isso, ele ataca o seu rival para conseguir desarmá-lo.

O cão corre ferozmente na direção do seu oponente, a fim de arrancar o que ele segura, antes mesmo de tentar derrubá-lo. Por ser um cão extremamente forte e protetor, ele precisa de um cuidado apropriado, para que possa, de forma cautelosa, distinguir uma visita de um inimigo.

Diante dos cuidados e do carinho por parte dos seus donos, será bastante amigável com a família. Demonstrando até a capacidade ser um cão bem ciumento.

O pastor alemão é uma ótima companhia pra quem busca um animal atento, que irá ajudar em sua proteção pessoal. É também um amigo fiel, que sempre estás disposto para brincar ou para aprender mais um pouco, já que é tão inteligente.

Por todas essas qualidades, o pastor alemão ficou conhecido até mesmo no cinema. E, além disso, a raça também é chamada de “cão policial” por todas as suas habilidades. Ele é bastante treinado por oficiais da segurança, que usam suas habilidades para as buscas de drogas, soterramentos, e até mesmo negociações. Como já foi dito, esse animal é completo e perfeito para sua proteção pessoal.

 Comportamento do Pastor Alemão

Ter um cão de guarda não significa ter um cão ranzinza. Por mais que boa parte de sua personalidade seja baseada em defender e proteger, o seu comportamento com os donos dependerá bastante da criação que teve. Todos os cães de guarda podem ser afetivos e carinhosos, se você se certificar que parte desse carinho seja dado ao cachorro frequentemente.

Ele aprenderá a distinguir o que deve ser atacado, saberá a diferença entre a ameaça e o conforto de seus donos e família.

Você sabe o que diferencia um cão de guarda para um cão caracterizado como normal? Pois saiba que o cão de guarda é classificado como um animal com características naturais de um protetor, características essas que servem para afastar ameaças, intrusos e proteção pessoal de seus donos e de toda a família.

Pastor Alemão Com o Dono
Pastor Alemão Com o Dono

O que não significa que ele seja um animal repugnante, pois sua criação tem muita participação no modo de como o animal irá agir em sua casa. A partir de um treinamento e criação adequados, ele tem a capacidade de ser sim um animal muito carinhoso.

Quando a gente pensa em cães de guarda pessoal, o que nos vem à mente são cães grandes, por eles serem mais fortes e, geralmente, mais ágeis também.  Mas o fato de serem maiores, nem sempre significa que são a única e melhor opção para serem cães de guarda, pois os cachorros médios e pequenos também têm grande valor, e são superindicados para sua defesa pessoal.

Principalmente pela enorme capacidade de dar alarme sobre algum perigo que se aproxima. Os animais menores estão sempre em alerta. Mas, o fato é que todos os cães têm o seu valor, independente do tamanho.

O cão de guarda tem a função de espantar seu oponente, com latidos e rosnados. Podem, inclusive, ir mais além, partindo para a perseguição do rival, amedrontando o intruso. Mas nem todo cão vigia é um bom cão de guarda, pois o cão que vigia irá apenas tentar espantar o intruso com latidos, a fim de chamar atenção do dono, para que ele possa ficar de alerta caso alguém de aproxime.

Enquanto o cão de guarda, ou o cão de defesa pessoal, tem a habilidade e coragem de correr atrás da ameaça, e ter um combate que pode ser até fatal.

Os cães que têm como principal função atuarem na defesa pessoal, são treinados para a proteção dos seus donos, livrando-os de assaltos e sequestros. Para isso, eles usam técnicas e intimidação e agressão contra quem está ameaçando os seus donos.

Existem também os cães treinados unicamente para uma determinada função. E tem também aqueles que recebem treinamento para exercerem multifunções, para garantir ainda mais segurança para a família.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *