Qual é a Calopsita que Fala?

Anúncios

Hoje vamos falar sobre a Calopsita, então se você tem uma em casa vai adorar conhecer mais sobre ela.
Dentro da ordem da qual ela faz parte existem 360 espécies de aves, a maior características dessas aves é possível dois dedos apontados para frente e dois outros apontados para trás, o nome da ordem é psitaciforme. A calopsita emite alguns sons próprios como gritos e assobios, algumas calopsitas podem repetir alguns sons que costumam ouvir sempre.
Essa ave é muito fofa, ele é pequena porém muito ativa e está sempre muito feliz, além de ser bem mansinha, por isso é uma ave muito procurada por pessoas que buscam um pássaro como animal de estimação e que possam ser domesticados.
Aliás, criar Calopsitas é autorizado pelo IBAMA, desde 1998 essa ave pertence aos animais domésticos.
Quando citamos animais que falam, automaticamente pensamos no papagaio, não é verdade? Afinal eles possuem essa capacidade muito bem desenvolvida, são capazes de falar algumas frases até. Por isso muita gente se pergunta se a Calopsita também teria essa habilidade especial.

Qual é a Calopsita que Fala?

Calopsita

Calopsita

Todas as Calopsitas domesticadas podem aprender a falar.
Essa ave faz parte da mesma família dos papagaios, e isso muita gente não sabe. Mas às vezes surgem dúvidas se elas seriam ou não capazes de falar. Saiba que as Calopsitas podem sim repetir alguns sons que ouvem repetidamente.
Podemos dizer que as Calopsitas possuem algumas coisas parecidas com seu parente verde, elas também tem um aparelho fonador que pode emitir alguns sons, são muito inteligentes e possuem boa memória.
Ainda assim, o resultado desse sons não são iguais. A Calopsita ainda tem a desvantagem de possuir um bico menor do que o do papagaio, por isso o som fica bem menos potente. Por uma série de motivos a voz desses animais são bem diferentes, enquanto o papagaio tem uma voz imponente, a Calopsita tem uma voz mais fina e delicada.

Por Qual Motivo Algumas Aves Podem Falar?

Essa é uma grande curiosidade, mas primeiro é preciso entender o que somente os humanos falam, pois falar é algo bem complexo. Na realidade algumas aves têm uma grande capacidade de repetir os sons que emitimos ao falar, isso não diminui em nada o quanto isso é incrível para um animal.
Os nossos amigos papagaios, por exemplo, possuem a habilidade de imitar os dons que produzimos por conta de sua inteligência aliada a sua anatomia. Eles possuem um aparelho fonador, possuem também um órgão que fica no final da traquéia, quando o ar passa por ali ele consegue produzir sons, o mais incrível é que eles conseguem controlar essa ação, com isso os sons são melhorados.
Outra coisa que melhora essa capacidade nos papagaios é seu bico avantajado, todo o formato dele favorece que o som saia ainda melhor, por isso tão robusto. Além disso eles ainda são donos de um timbre bem enriquecido, com isso os sons são ainda melhores.
Mas saiba que tudo isso ainda seria pouco para apresentarem esse desempenho excepcional, outros pontos tornam eles bons imitadores, a sua inteligência muito presente na espécie, por isso aprendem muito facilmente e ainda conseguem guardar na memória para repetir posteriormente, além disso eles ainda costumam conviver com aves bem complexas, por isso são tão desenvoltos no assunto.
Importante dizer que o fato de emitir sons imitando falas humanas pode ser diferente de um animal para outro, mesmo sendo da mesma espécie. Apesar de sua capacidade, menos que mais limitada, a Calopsita não é tão faladeira como seu primo papagaio. Na real na grande maioria, esses pássaros domésticos vão no máximo aprender a assobiar algumas músicas.
A título de curiosidade, a ave mais desenvolta no sentido das palavras ainda é o papagaio do congo.
Em nosso país, as aves daqui que mais são desenvoltas no assunto falatório são o papagaio grego e a arara azul, mas saiba que a arara azul não pode ser domesticada.

Qual Idade a Calopsita Pode Aprender a Falar?

Calopsita

Calopsita

Saiba que não existe uma idade certa para isso, aliás nem existe garantia de que essas aves possam aprender a falar, pois realmente não é algo muito comum. Por isso, caso você realmente decida tentar, vai ser preciso muita paciência e persistência.
Podemos dizer que ela pode começar imitar os primeiros sons por volta dos 5 meses de vida. Para que isso se desenvolva é preciso que ela treine todos os dias, além disso ela precisa gostar do professor e ter um bom relacionamento com ele.

Dicas Para Ensinar uma Calopsita a Falar

Por não se tratar de um instinto natural da Calopsita, você vai precisar treinar para que possa alcançar esse estágio. Portanto vai ser preciso muita dedicação de sua parte.
Na grande parte das vezes, as aves podem tentar sim reproduzir os sons que ouvem sempre, mas elas preferem tentar reproduzir sons menos complexos como música de aparelhos eletrônicos, um jingle e coisas assim. Confira nossas dicas:
Os filhotes têm mais chance de aprender, seja carinhoso e afetuoso com a ave, ela precisa gostar de você. Imitar o que você diz será uma tentativa de interagir contigo. Por isso ela precisa querer ter essa interação com você,
Comece usando palavras curtas e simples, principalmente no começo elas precisam de coisas fáceis de decorar,
Falar com um timbre mais fino pode ajudar a ave. Saiba que eles não conseguem reproduzir sons graves, por isso de olho na dica,
Treine cerca de 10 a 15 minutos por dia, não exagere para não estressar a ave, fique repetindo a palavra,
Quando ela acertar, ofereça um petisco que ela goste e faça muita festa para ela, reforço positivo costuma sempre funcionar muito bem.