Home / Animais / Qual a Cobra Mais Venenosa: Cascavel Ou Jararaca?

Qual a Cobra Mais Venenosa: Cascavel Ou Jararaca?

Certas espécies de serpentes não são apenas venenosas, como também são capazes de matar uma pessoa adulta, apenas com um pouco do seu veneno, o que torna alguns desses animais bastante perigosos. Aqui no Brasil, por exemplo, temos duas cobras que precisam ser evitadas, pois são realmente bastante perigosas: a jararaca e a cascavel. Quer saber qual delas é a mais venenosa? Acompanhe o texto a seguir.

Características da Peçonha da Jararaca

De corpo marrom, e com manchas triangulares escuras, a jararaca é a principal responsável por acidentes ofídicos em todo o continente americano, da mesma forma que é a cobra que mais matar pessoas com o seu veneno. Caso não haja os primeiros socorros de maneira devida, a taxa de mortalidade pode chegar a 7%, ao passo que com o uso de soro antiofídico e tratamentos de suporte necessários, essa mesma taxa pode cair para apenas 0,5%.

O veneno dessa serpente apresenta uma ação que denominamos de proteolítica, ou seja, que ataca diretamente as proteínas do organismo de suas vítimas. Essa ação acaba por provocar necrose e inchaço no local da mordida, podendo comprometer todo o membro atingido. Geralmente, quem recebe uma mordida de jararaca sente tontura, náusea, vômitos, entre outros sintomas.

Na maior parte dos casos em que ocorre a morte de uma pessoa, é por conta da hipertensão provocada por três fatores ocasionado pelo veneno dessa cobra: hipovolemia (que é a diminuição anormal do volume sanguíneo), falência renal e hemorragia intracraniana.

A título de curiosidade, estudos realizados a partir do veneno da espécie Bothrops jararaca propiciaram o desenvolvimento do Captopril, um dos medicamentos mais conhecidos quando o assunto é tratar a hipertensão.

Características Da Peçonha Da Cascavel

A principal característica física da cascavel é que ela possui uma espécie de chocalho no final da cauda. Esse peculiar objeto é formado a partir do troca de pele da cobra, que mantém uma parte dessa pele enrolada em espiral. No decorrer dos anos, essa pele ressecada forma os “guizos” desse chocalho, que produz um som bastante reconhecível quando vibrado. A finalidade desse chocalho é advertir e espantar possíveis predadores.

Existem no tal 35 espécies de cascavel espalhadas pelo mundo, e somente uma vive aqui no Brasil, que é a Crotalus durissus, e que habita cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste e campos mais abertos nas demais regiões.

O veneno dessa cobra é bastante forte, podendo facilmente destruir as células sanguíneas de suas vítimas, causando sérias lesões musculares, além de afetar outras áreas do organismo, como os sistema nervosos e remal. Fora o fato de que na peçonha dessa cobra existe um tipo de proteína que acelera a coagulação, o que faz a sangue “endurecer”. Inclusive, nós, seres humanos, possuímos uma proteína similar, a trombina, responsável pela formação da conhecida “casquinha de ferida”.

Os efeitos tóxicos do veneno dessa cobra começam a se manifestar por volta de 6 horas nos seres humanos, após a mordida. Esses sintomas incluem flacidez na face, visão turva, além de paralisa na região dos olhos. Nos casos mais sérios, é provável que aconteça uma insuficiência respiratória aguda.

Mas, Afinal, Qual a Mais Venenosa? a Jararaca Ou a Cascavel?

Como vimos, tanto a cascavel, quanto a jararaca são cobras bastante venenosas, cuja peçonha pode atacar as principais partes do nosso organismo, como o sistema respiratório, por exemplo. Apesar de ambas serem bem perigosas, a cascavel é a que possui um veneno mais potente, visto que atinge de maneira bastante letal ao sistema renal, provocando uma forte insuficiência aguda. Inclusive, cerca de 90% dos ataques de cobra no Brasil tem a jararaca como responsável, ao passo que a cascavel é autora de aproximadamente 8% desses ataques.

Importante ressaltar que ambos os venenos das serpentes provocam incoagulabilidade sanguínea, só que enquanto o veneno da jararaca possui ação proteolítica (ou seja, que destrói as proteínas), o da cascavel tem uma ação denominada de miotóxica sistêmica (em suma: destrói os músculos, inclusive, os cardíacos). É justamente devido a problemas tão graves que o atendimento a vítimas de picadas dessas cobras precisa ser feito com a máxima rapidez possível.

E, Qual a Cobra Mais Venenosa Do Brasil?

Por incrível que pareça, mesmo a jararaca e a cascavel sendo serpentes tão perigosas, ainda assim, nem uma, nem outra lidera o ranking de cobra mais venenosa do Brasil. O pódio, nesse caso, vai para a chamada coral-verdadeira, cujo nome científico é Micrurus lemniscatus.

Micrurus Lemniscatus
Micrurus Lemniscatus

De pequeno porte, essa cobra possui um veneno neurotóxico que atinge diretamente o sistema nervosos de suas vítimas, causando, entre outras coisas, dificuldades respiratórias, prejudicamento o funcionamento do diafragma. Sufocada, a vítima desse tipo de cobra pode vir a óbito em pouquíssimo tempo.

Uma coral-verdadeira é geralmente identificada por dois fatores: a posição de suas presas e pela quantidade e delineamento de seus anéis coloridos. Tem hábitos totalmente noturnos e vivem sob folhas, pedras, ou qualquer outro espaço vago que encontrarem pra ficar entocadas.

Ao ser picada por um animal desses, a pessoa deve ser levada a um hospital ou posto de saúde imediatamente. Se possível, o mais preferível é levar a cobra ainda viva para a devida identificação do bicho. No geral, a vítima não pode fazer esforço, nem se movimentar muito, pois isso evita que o veneno se espalhe pelo organismo.

O tratamento para a picada desse tipo de cobra é feito com soro antielapídico intravenoso.

Conclusão

O Brasil é repleto de cobras bastante venenosas, como pudemos perceber, desde a jararaca, passando pela cascavel, e chegando à mais letal de todas, que é a coral-verdadeira. Portanto, é preciso se cuidar para prevenir qualquer ataques desses bichos, pois a “menos venenosa” já pode causar grandes estragos.

Portanto, o mais recomendável é ter cuidado quando mexer em entulhos, que são alguns dos esconderijos preferidos dessas cobras, e se possível, usar botas de cano alto, para evitar a picada desses animais. Colocar a mão em buracos, fendas e outros espaços do tipo, nem pensar.

E, mesmo assim, em caso de uma picada, o importante é procurar rapidamente um profissional de saúde mais próximo antes que o veneno atinja funções vitais, como a respiração.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *