Home / Animais / Peso do Leão, Altura, Comprimento e Cobertura do Corpo

Peso do Leão, Altura, Comprimento e Cobertura do Corpo

Os leões são animais muito fortes, capazes estrangular suas presas com facilidade. É um grande caçador e muito conhecido pelo territorialismo, pelo seu ataque feroz e claro, pela sua rara e única beleza.

O leão vive em meio a Savana do continente africano, eles podem ser encontrados habitando o Sul do Saara até o Centro do Continente. Eles andam em grupos, com um macho dominante, sendo que os leões e as leoas, dividem as funções.

Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito destes incríveis e poderosos felinos.Fique por dentro do peso do leão, altura, comprimento, cobertura do corpo e muito mais!

Leão: O “Rei da Selva”

Conhecido mundialmente como “rei da selva”, o leão não habita florestas ou mesmo selvas. Ele está presente em campos abertos, de vegetação rasteira e arbustos, como as Savanas. Um local com clima árido, mais seco e com muito menos umidade do que uma floresta.

Estes ambientes facilitam a locomoção do animal, que é extremamente territorialista e os machos estão frequentemente se confrontando para ver quem domina o território; eles fazem tanto uso da força, quanto dispersam o seu cheiro, urinando e esfregando-se para marcar território.

Enquanto isso, a leoa sai para caçar, e elas vão sempre em grupo de 3 ou 4 para maior efetividade do ataque. Desta maneira, elas garantem a subsistência de seus filhotes e de todo o bando, que são muito bem protegido por elas. Elas são mais ágeis, mais leves e mais rápidas que os leões. Não atingem grandes distâncias, porém, chegam a 50 quilômetros por hora para capturar uma presa.

O macho e a fêmea da espécie dividem as funções, já que vivem em um grande bando com mais de 20 leões, leoas e filhotes. Mas eles dormem a maior parte do tempo, suas atividades são crepusculares e acontecem, em média, apenas 5 horas por dia.

A diferença mais visível entre os dois é a juba; já que os machos são constituídos por elas, que tem a função de protegê-los quando “brigam” com outros leões. Estes que mordem diretamente no pescoço. A tendência é que o macho que possuir a juba mais espessa e escura, vença a briga e tenha o domínio de todo o bando.

Eles estão dentro do gênero Panthera, o mesmo onde estão os tigres, leopardos, a onça, entre outros. Ele é conhecido cientificamente como Panthera Leo e é um felino, da família Felidae, que possui um grande porte.

Confira a seguir algumas características específica destes incríveis animais, que habitam o planeta terra por muitos anos e desenvolveram-se principalmente nas savanas africanas.

Peso do Leão, Altura, Comprimento e Cobertura do Corpo

Características Físicas do Leão
Características Físicas do Leão

Como dissemos acima, o leão é um animal de grande porte, ou seja, ele é um dos animais terrestres com tamanho mais elevado, ficando atrás apenas do tigre e dos ursos. Sendo assim, o seu peso também é bastante elevado. Ele é um animal pesado, e por isso não consegue percorrer grandes distâncias, porém, seu ataque é fatal.

O peso de um leão pode variar muito de indivíduo para indivíduo, sendo que as leoas geralmente são menores e mais leves, mas na maioria casos, o peso varia entre 120 a 200 quilogramas.

Já quando falamos de altura, mesmo sendo um quadrúpede,o leão é capaz de medir mais do que 1 metro. E desta maneira, as leoas medem entre 1 e 1,10 metros e os leões entre 1 e 1,20 metros. Isso quando nos referimos da altura do ombro do animal até o chão, não medindo a cabeça, que fica mais elevada ainda.

Mas lembre-se, esse número não é exato, é apenas uma média e pode existir tanto leões, quanto leoas maiores ou menores.

Casal Medindo o Tamanho Deste Leão
Casal Medindo o Tamanho Deste Leão

Em relação ao comprimento deste felino, nos deparamos com incríveis 1,80 a 2,40 metros entre os leões e cerca de 1,40 a 1,80 metros entre as leoas.

São animais fantásticos, realmente de estatura e peso elevado, diferenciando-o dos demais seres terrestres. Não à toa é conhecido como o rei da selva, mesmo que ele não viva em uma.

Confira a seguir tudo sobre a cobertura do corpo do leão, sua coloração e as variações que acontecem entre seus pelos.

Cobertura Corporal do Leão

Pelagem do Leão
Pelagem do Leão

A pelagem do leão é curta e a coloração pode variar, mas é predominantemente amarelo acastanhado, um tanto bege claro.

Mas dependendo das subespécies pode variar do tom amarelada para um mais marrom avermelhado para tons mais escuros. A juba de um leão na maior parte das vezes é castanha escura, aproximando-se do preto com o passar dos anos. Desta maneira, podemos analisar a idade de um leão pela coloração de sua juba.

A parte inferior da barriga do felino é mais clara, sendo estes a barriga e os membros, além da cauda que possui tons mais escuros.

Já os filhotes nascem com pequenas manchas claras entre os pelos, que ao passar dos anos vão sumindo e ganhando tons amarronzados.

A cabeça de um leão é grande e arredondado, o seu rosto é alargado e o possui o pescoço curto, porém, com muitos músculos e extremamente fortificado.

Como todo felino ele se limpa. Como ele faz isso? Lambendo-se, exatamente como os gatos fazem. Esse é um comportamento de grande parte dos felinos.

Ciclo de Vida e Reprodução

Os leões e as leoas copulam várias vezes ao dia. E a gestação pode durar em média 3 meses. Sendo este o único período em que eles não acasalam.

Passado o tempo de gestação, a leoa gera de 1 a 6 filhotes. Ela amamenta, protege e os ensina a caçar por alguns meses até eles estarem aptos para sair e sobreviver em meio a natureza. Estes filhotes nascem com pequenas listras e manchas que cerca de 1 ano depois somem e ele adquire a coloração amarelo amarronzado.

O ciclo de vida de um leão pode variar entre 8 a 12 anos em seu habitat natural, ou seja, nas savanas. Mas quando vive em zoológicos, sua expectativa de vida é de 25 anos.

Nem sempre a quantidade de anos vividos é superior a qualidade destes anos. Então o animal que vive livre, em seu habitat natural, tende a viver menos, porém, com mais qualidade e mais liberdade.

Veja também

Mulher Cuidando do seu Cachorro Com Convulsão

O Que Provoca Convulsão Em Cachorro? O Que Fazer Na Crise?

Se existe um animal que conseguiu cativar o carinho dos humanos, esse animal é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *