Home / Animais / Ouriço do Mar Preto: Características, Nome Cientifico e Fotos

Ouriço do Mar Preto: Características, Nome Cientifico e Fotos

Estes ouriços-do-mar são encontrados em poças de maré, em planícies de recifes expostas e em rochas dentro da zona de onda. Sua proteção contra o impacto das ondas é viver sob proteção de rochas ou em cavidades na rocha onde eles estão protegidos.

Ouriço do Mar Preto: Características, Nome Cientifico E Fotos

Echinometra lucunter, chamado aqui no artigo de ouriço do mar preto, é uma espécie de ouriços do mar família tropical echinometridae, difundido na costa oeste do Oceano Atlântico. É um ouriço-do-mar pequeno, ligeiramente oval, medindo em média 8 cm² de diâmetro para o invólucro (chamado “teste”), às vezes até 15 cm³.

Seu corpo é geralmente vermelho-escuro, mas pode variar de vermelho vivo a roxo ou preto. É protegido por numerosos espinhos cônicos chamados “radíolos”, densamente implantados e suficientemente delgados para penetrar facilmente na pele de outros animais; estes podem ter até 4 cm de comprimento e os espinhos são geralmente pretos.

Esta espécie tem uma forma elíptica com 100 a 150 espinhos coloridos na superfície arboral. O tamanho na maturidade é tipicamente de 40 mm de diâmetro ou menor, embora alguns indivíduos gravados com mais de 150 mm tenham sido registrados.

A cor do teste é variável entre indivíduos, variando entre uma cor preta, marrom, verde ou azul escuro com cores mais claras na superfície arboral. Em alguns casos, o sistema apical do teste é vermelho brilhante, com espinhos negros.

Esta espécie é diferenciada de outras espécies intimamente relacionadas por ter menos pares de poros por arco, menos placas ambulacrais e interambulacrais, um sistema apical diferente e pedicelárias delgadas e tridentadas.

Alcance Geográfico e Habitat

Estes ouriços do mar que invariavelmente podem ser pretos são distribuídos por toda a região subtropical do Caribe e do Atlântico Sul, das Bermudas até o sul da Flórida e as ilhas do Caribe (particularmente Barbados) até Desterra, no Brasil. Echinometra lucunter é comum em todo o mar do Caribe e também ocorre na Flórida, Bermudas e na costa sul-americana até o sul do Brasil.

Este ouriço é normalmente encontrado em águas rasas de 0 a 2 metros e foi relatado em profundidades de até 45 metros. É mais abundante em terraços de maré e costões rochosos em áreas de ondas de alta energia e em recifes de coral rasos dentro de fendas de rocha, e pode estar presente (embora menos comumente encontrado) em fundos arenosos.

É por vezes encontrado entre ervas marinhas e frequentemente sob lajes rochosas ou corais quebrados, especialmente em locais com alta movimentação de água. Às vezes ocorre em grande número e causa danos consideráveis aos recifes de corais por meio de suas atividades de perfuração.

Echinometra lucunter usa os dentes que rodeiam sua boca para moer a rocha abaixo dela, de modo a fazer uma depressão hemisférica na qual se refugia durante o dia. Emerge à noite a pastar algas que crescem a poucos centímetros da sua casa. Defende esse buraco contra outros ouriços-do-mar de sua própria espécie.

Desenvolvimento e Reprodução

Ouriço do Mar Preto - Reprodução
Ouriço do Mar Preto – Reprodução

Após a fertilização, os zigotos passam pela primeira clivagem após aproximadamente 90 minutos. Larvas planctônicas se desenvolvem em vários estágios, incluindo a fase da blástula (atingida na fase de 128 células), gástrula (estágio de 1000 células) e fases do prisma.

O estágio seguinte, plutous de quatro braços, é alcançado após o segundo dia de fertilização. Após o quarto dia, aparecem os braços posterodorsais e a metamorfose completa ocorre aproximadamente 19 dias após a fertilização. Este ouriço é uma espécie echinóide de crescimento lento e relativamente longa vida com uma expectativa de vida mais de 10 anos.

Esta espécie é geralmente encontrada em agregações densas. A desova ocorre uma ou duas vezes (dependendo das condições individuais) no verão. Indivíduos liberam seus gametas na coluna de água, com os machos geralmente desovando antes das fêmeas. Isso pode funcionar como uma sugestão, estimulando as fêmeas a liberar os ovos.

A maturidade sexual ocorre quando os indivíduos atingem um diâmetro de teste de pelo menos 20 mm e quando as células sexuais maduras estão presentes nas gônadas. O desenvolvimento das gônadas ocorre mais freqüentemente durante a primavera, com a desova ocorrendo no verão, geralmente uma vez, mas em alguns casos, duas vezes ao ano.

O índice gonadal (número de células sexuais/unidade de tecido gonadal) é maior durante o verão. O ciclo gametogênico compreende 5 estágios diferentes: proliferativo, prematuro, maduro, depletado e em repouso. A liberação dos espermatozóides do macho provoca a liberação de oócitos pelas fêmeas.

A desova também pode ocorrer durante outras épocas do ano fora do verão, dependendo principalmente da hidrodinâmica e da disponibilidade de nutrientes. Atualmente não há informações publicadas observando o número médio de filhotes, período de gestação. Esta espécie não exibe investimento parental após o lançamento do gameta. Os zigotos se tornam larvas planctônicas e se afastam desacompanhadas até se desenvolverem na forma adulta bêntica.

Comportamento e Longevidade

Pessoas Com Ouriço Preto do Mar na Mão
Pessoas Com Ouriço Preto do Mar na Mão

Este ouriço do mar usa seus pés tubulares para se fixar em superfícies rochosas e tem a capacidade de criar suas próprias tocas. A maioria dos movimentos ocorre durante as horas escuras, quando os ouriços saem das fendas e das tocas de rochas para se alimentarem, principalmente de algas, e então retornam a eles para se abrigarem.

Esta espécie também exibe comportamentos territoriais e agonísticos para defender seu abrigo e acesso a alimentos de co-membros. No entanto, ele pode coexistir com congêneres como cchinometra viridis sem competir por alimentos ou recursos.

Estes ouriços do mar exibem uma taxa de crescimento lenta. Depois de completar seu primeiro ano de vida, a expectativa de vida média é superior a 10 anos. No entanto, não houve estudos detalhados documentando a expectativa de vida média na natureza, e a expectativa de vida estimada em indivíduos cativos é desconhecida.

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *