Home / Animais / O que Significa Quando um Cachorro Desconhecido te Segue?

O que Significa Quando um Cachorro Desconhecido te Segue?

Os cachorros são sem dúvida os pets mais famosos do mundo e fazem jus a essa popularidade. No entanto, existem muitos cães abandonados ou ainda vagando pelas ruas mesmo tendo os seus donos.

Às vezes, é possível caminhar nas ruas e ver um cão nos seguindo. Esta cena pode partir o coração de tal forma, que suscite um grande desejo de levar o cãozinho para casa e cria-lo com todo amor e carinho que ele merece.

Mas, afinal, o que explica esse comportamento canino, assim como tantos outros que igualmente nos intrigam?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

O que Significa Quando um Cachorro Desconhecido Começa a Rosnar Para Você?

Embora nem todos os cães sejam agressivos, muitos (quando estão na rua, principalmente) podem manifestar certa reatividade diante de motos, pessoas, bicicletas, skates, carros e até mesmo outros cães. A reação pode ser expressa através do rosnado ou através do ato de avançar.

Cachorro Desconhecido Começa a Rosnar Para Você

Essa reatividade pode ser resultante de algum grau de insegurança (frequentemente em cães que já viveram situações de abandono). Rosnar e avançar são as reações mais frequentes, todavia não são as únicas. Alguns cães respondem ao estímulo exterior fugindo, enquanto outros podem simplesmente adotar uma postura de esquiva- evitando contato visual.

O que Significa Quando um Cachorro Rosna para o Próprio Dono?

Quando um rosnado é direcionado ao dono pode indicar falta de liderança em relação ao cão. Também pode ser expresso quando o cachorro se sente contrariado- por exemplo, quando o dono tenta mexer na sua comida; pegar algo dele; ou tentar tirá-lo do sofá e da cama (quando isso já foi permitido anteriormente). O rosnado para o dono também indica certo grau de reprovação do animal.

É importante considerar que quando os cães são filhotes, mordem ou rangem com frequência, porém, neste caso, as causas são diferentes. Os filhotes estão conhecendo o mundo e iniciando o processo de interação com os donos. Mordidas frequentes também podem estar relacionadas à troca de dentição. No entanto, alguns comportamentos não devem ser estimulados com frequência. É fundamental que o dono saiba repreender no momento certo.

Por vezes, um filhote que rosna para o seu dono também pode estar indicando que o dono não assume um papel efetivo de liderança.

O que Significa Quando um Cachorro Desconhecido te Segue?

Por mais que pareça encantador, quando um cachorro desconhecido começa a seguir alguém na rua, este fato é no mínimo inusitado. Até porque, partindo do pressuposto que o cãozinho não conhecia aquele humano, ele não possui uma conexão emocional prévia com este. Há quem acredite que o cão esteja ‘implorando’ para sair das ruas, assim como receber atenção e carinho. Outros defendem uma teoria de que os cães possam desenvolver uma conexão quase que espiritual com aqueles que escolhem como donos.

Apesar de alguns achismos, é importante fazer uma retrospectiva da origem destes animais. Os cães são descendentes dos lobos-cinzentos, tendo se adaptado para conviver com seres humanos, estabelecendo com estes uma relação de companheirismo e até mesmo cooperação no desenvolvimento de certas atividades.

Os lobos, naturalmente andam em bando, e os bandos são guiados por um líder. Logo, pressupõe-se que o cão necessita da figura de um líder ao qual possa seguir. Dessa forma, quando um cachorro desconhecido te segue, ele está se sentindo sozinho e viu em você o líder ideal.

Linguagem Canina: Sinais Mais Comuns e o que Representam

Nem só de latidos vive o cão. Aliás, a intensidade e frequência dos latidos possuem muitas informações a serem interpretadas nas entrelinhas. Todavia, os sinais de expressão corporal também são muito significativos.

Latidos frequentes podem indicar depressão canina ou que o cão sente-se sozinho e precisa de atenção. Nestes casos, é importante deixar o pet solto pelo quintal por alguns momentos, caminhar com o mesmo na rua, assim como reservar um tempinho para caminhar com ele.

Linguagem Canina

É comum que cães manifestem um suspiro vez ou outra. Caso o cão dê um suspiro aliviado, mantendo os olhos sonolentos e fechados- há uma indicação de que o cão está feliz. Em suspiros nos quais o cão está olhando diretamente para o dono, há indicação de que o mesmo está desapontado por alguma de suas demandas não ser atendida (como é o caso dos passeios).

Movimentação do Rabo

Convencionalmente, somos levados a acreditar que um cão balançando o rabo está feliz. Porém, nem sempre é assim. Acontece que a movimentação do rabo nem sempre ocorre de um modo constante ou na mesma direção.

Abanar o rabo em uma movimentação ampla e rápida denota que o cão está feliz com a presença do dono. Em contrapartida, quando o rabo é abanado de uma forma rígida, em pé, estremecendo e com os pêlos eriçados- há uma conotação para agressividade e prontidão para o ataque.

Quando o cão balança o rabo horizontalmente e de uma forma solta, há uma sugestão que o mesmo está em dúvida ou neutro em relação a alguma circunstância exterior.

Quando o rabo está sendo balançado em pé (porém sem rigidez), há uma forte indicação de que o cão sente-se confiável e sob controle.

O movimento de abaixar e levantar o rabo pode ser um convite à brincadeira.

Também existe diferenças na direção que o rabo é abanado, no caso- direita ou esquerda. Estas diferenças são mais nítidas quando o cão possui um rabo longo. Abanar o rabo mais para direita pode estar relacionado ao fato do cachorro ter visto algo que gosta. Agora, é comum a movimentação mais para a esquerda, quando o cão se depara com uma pessoa desconhecida ou mesmo outro cão que considere intimidador.

Depois de conhecer algumas peculiaridades do comportamento canino, que tal continuar aqui conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Amor de Cachorro. Descubra o que significa quando um cachorro te segue na rua. Disponível em: < https://amordecachorro.blog.br/o-que-significa-quando-um-cachorro-te-segue-na-rua/>;

Dog Hero. Linguagem canina: o que seu cachorro diz. Disponível em: < https://love.doghero.com.br/treinamento/linguagem-canina/>;

Educação Canina. Porque alguns cães avançam e atacam pessoas ou outros cães? Disponível em: < https://www.educacaocanina.org/artigos/2016/10/17/cachorro-reativo#:~:text=C %C3%A3es%20reativos%2C%20na%20maioria%20das,a%20rea%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20sempre%20negativa.>;

Patas da Casa. Cachorro rosnando para o dono? Descubra o que explica esse comportamento e o que fazer. Disponível em:< https://www.patasdacasa.com.br/noticia/cachorro-rosnando-para-o-dono-descubra-o-que-explica-esse-comportamento-e-o-que-fazer_a1273/1#:~:text=O %20cachorro%20rosnando%20para%20o,que%20ele%20est%C3%A1%20tentando%20dizer.>.

Veja também

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *