Home / Animais / O Que o Contato Com as Fezes de Rato Podem Causar?

O Que o Contato Com as Fezes de Rato Podem Causar?

Que a maior parte das pessoas tem pavor de ratos todo mundo sabe. Mas você já percebeu a quantidade de fezes que esses pequenos animais deixam por aí? Como pode um animal tão pequeno gerar tanta sujeira?. Saiba que embora eles sejam tão pequenos, eles precisam se alimentar bastante, tem uma necessidade maior de acordo com seu tamanho claro. Como esses animais comem muitas plantas, acabam tendo bastante fibras que ajudam a formar o bolo fecal no intestino, gerando maior quantidade de fezes. Fique com a gente até o final desse post para ficar sabendo todas as curiosidades sobre esse assunto.

Quantidade de Excrementos dos Ratos

Fezes de Rato no Chão

Ratos de Estimação

Se você acha que seu animalzinho faz muito cocô, saiba que cada espécie tem o fluxo digestivo funcionando de uma forma diferente. Pode variar de acordo com a idade do animal, do sexo, se é ou não ativo e também do que ele se alimenta. Então é normal que seu pet produza muitas fezes.

Ratos Não Domesticados

Esses animais utilizam de seus excrementos como uma forma de demarcar seu território. Então se você está achando muitas fezes de rato na sua casa, fique de olho pois ratos trazem doenças que inclusive podem ser transmitidas por fezes e urina.
Qualquer invasão estranha tome logo uma atitude para se livrar desses animais o mais rápido possível.

O Que o Contato Com as Fezes de Rato Podem Causar?

Diversas doenças podem ser transmitidas através das fezes desses roedores, vamos citar algumas:

Hantavírus

Para começar, vamos citar essa doença viral causada pelos ratos. Saiba que a maior forma de contaminação por esse vírus se dá com o contato com as fezes de roedores, com a urina, respirar poeira que esteja contaminada com excrementos desses animais e também caso você leve uma mordida.

Salmonelose

Essa doença é causada por água contaminada por bactérias que existem nas fezes dos roedores, também em alimentos e podem levar a pessoa a desenvolver esse problema de saúde.
Estamos falando de ratos não domesticados, mas não custa nada prevenir e lavar bem suas mãos depois de brincar com o seu pet não é mesmo?

Fezes de Rato Na Comida

Algumas pessoas se questionam o que pode acontecer caso você coma alguma comida onde tinham fezes de rato, alguns médico dizem que mesmo que haja algum resíduo desse excremento na comida, depois que ele é cozinha dificilmente oferecerá risco. Mas o seguro morreu de velho né?

Como Limpar Fezes de Rato de Forma Segura?

  • Primeiro o espaço precisa estar muito bem ventilado antes de começar. Por isso deixe janelas e portas abertas. Deixe que o ar circule ali dentro por ao menos trinta minutos. Se o volume de fezes for muito alto é mais seguro que você utilize uma máscara para não aspirar, óculos de proteção vai ajudar a não contaminar a mucosa dos seus olhos.
  • Jamais varra as vezes de rato, nem passe aspirado no seco. Pois isso vai fazer ele se espalhar pelo ar e também contaminar a parte de dentro do seu aspirador. O que você usará vai ser um desinfetante potente ou ainda água sanitária com 10%. Com um papel toalha você pega as fezes molhadas com esse líquido.
  • A receita para esse líquido é muito simples. Use uma xícara e meia de água sanitária, cerca de 360ml, junte com 5,6 l de água. Quando estiver mexendo com esses produtos é importante que use máscaras para proteger a respiração. Coloque o líquido em borrifadores.

  • Saia borrifando esse líquido nas fezes. Para sua segurança utilize luvas de látex ou borracha que devem ir para o lixo depois. Encharque as fezes com esse líquido e deixe de molho por cinco minutos.
  • O papel toalha utilizado para recolher os excrementos deve ser descartado em sacos de lixo e muito bem fechados. Descarte em lixeiras bem tampadas e onde esse lixo possa ser retirado o mais breve possível. Não descarte em sua casa.
  • Se você possui sótão em sua casa, limpe muito bem pois eles tem o costume de construir ninhos ali. Faça o procedimento que ensinamos. Essa técnica pode ser feito em chão duro.
  • Se tiver fezes em cima de tapete, remova-os e descarte o mais rápido possível em sacos de lixo bem fechados. Limpe o chão da mesma forma que foi ensinado.
  • Se for carpete o procedimento é o mesmo, e ele precisará ser substituído. Nunca reutilize, não é seguro.

  • Com o líquido que fizemos com água sanitária, você vai limpar o piso e qualquer superfície do ambiente. O piso deverá ser muito bem lavado e esse líquido deverá ser aplicado no local, inclusive em bancadas mesas e etc. Limpe com papel ou panos que possam ser descartados. Se você ficar com medo da água sanitária manchar seu piso, mesas e etc pode utilizar uma água oxigenada com 10 volumes.
  • Ainda não acabou, depois de tudo isso vamos utilizar o vinagre. Após ter lavado tudo com a água sanitária e com a oxigenada é hora de aplicar o vinagre transparente puro em todos os lugares que já foram limpos.
  • Agora tudo o que foi utilizado, os panos, os papéis toalhas, os esfregões, vassouras e outros devem ser descartados. Inclusive o material de segurança como luvas e máscaras. Algumas pessoas costumam lavar com água quente, mas não recomendamos a reutilização.

  • Os móveis também precisam ser limpos, as roupas também. Lave com sabão os móveis que continham excrementos, pode utilizar vapor. As roupas podem ser lavadas na máquina com sabão concentrado e utilize água quente. Os sapatos que você utilizou na hora da limpeza devem ser tratados da mesma forma.
  • Sapatos e roupas que não podem ir na máquina poderão ser lavados a mão sem problema algum, desde que também em água quente junto com sabão concentrado.
  • Depois que finalizar todo o processo está na hora de lavar as mãos. Utilizando um sabonete antibacteriano ensaboe bem as mãos e utilize água quente para ajudar. Pode esfregar bem inclusive com o auxílio de uma escovinha para limpar debaixo das unhas, não se esqueça dos pulsos. Pode finalizar com álcool em gel. Apenas o álcool sozinho não é suficiente, fique de olho.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *