Home / Animais / O Que Geralmente as Lagartas Comem? Quais Tipos de Planta?

O Que Geralmente as Lagartas Comem? Quais Tipos de Planta?

As larvas (ou lagartas) são uma das fases que conhecemos das borboletas antes delas terem a forma alada e colorida. O que geralmente as lagartas comem, influencia em seu crescimento.

Logo após o período em que passa consumindo os alimentos, elas se tornam um casulo onde finalizam seu desenvolvimento. Estes insetos eclodem seus pequenos ovos, depois passam a consumir a folha onde nasceram. As folhas onde a mãe decide pôr os ovos são um detalhe bem importante, pois devem ser de um tipo muito especial, uma vez que os filhotes irão ingerir.

Cada espécie de lagarta aprecia somente determinados tipos de plantas. Mas algo que é interessante ressaltar é que esse ser precisa comer e comer sem parar, tal como as larvas das borboletas noturnas. É dessa forma que conseguem crescer de forma tão rápida.

É assim com todas as espécies da família Lepidoptera. Estas, quando começam a se alimentar, imediatamente passam a expandir seu tamanho exponencialmente.

Contudo, quais seriam as folhas certas para as borboletas nascerem lindas como são? Quer descobrir? Leia tudo o que preparamos para você até o fim.

Um Pouco Sobre a Lagarta Que Dá Origem Às Borboletas

Antes de saber o que geralmente as lagartas comem, vamos conhecer um pouco sobre outros de seus aspectos. O corpo desses seres possuem três pares de pernas na região do tórax e mais 4 pares de pernas traseiras. Isso corresponde às poucas características semelhantes que as espécies de borboletas possuem.

Este inseto, em cada perna, tem unhas bem desenvolvidas. Essas unhas também são projetadas para que a larva se mova mais facilmente, fazendo a aderência nas folhas e caules das plantas.

Onde Vivem as Lagartas?

As lagartas compartilham a mesma distribuição geográfica das borboletas. Assim, tornam-se exemplares vistos em quase todas as partes do mundo, exceto nos polos.

As borboletas depositam seus ovos em áreas com plantas abundantes, pois as larvas se alimentarão assim que nascerem, como já citamos.

Da enorme quantidade de ovos depositados pelas borboletas, determinou-se que apenas 2% destes sobrevivem até se tornarem adultos. Isto é principalmente devido ao ambiente hostil onde nascem, que está cheio de predadores.

Qual a Dimensão Das Lagartas?

Lagarta na Planta
Lagarta na Planta

O que geralmente as lagartas comem realmente influencia seu tamanho. Este varia muito, dependendo também da espécie a que se está referindo. Anatomicamente falando, larvas são divididas em certo número de segmentos que também se diferenciam de acordo com as espécies.

As lagartas têm 6 pares de pernas verdadeiras e outros 5 pares de pernas fictícias. Estas últimas não cumprem as funções de mobilidade, mas são responsáveis ​​por tecer a crisálida quando o desenvolvimento em direção à borboleta começa.

Em termos de dimensões, algumas espécies medem, em média, 3,5 cm de comprimento. Outras, no entanto, alcançam 3 cm, 4 e, no máximo, 5 cm de comprimento.

Como Nascem as Lagartas

O processo de fertilização é de responsabilidade da borboleta fêmea, que praticamente faz todo o trabalho. Isso acontece depois que o macho deposita seu esperma na cópula. Assim, ela bota os ovos nas folhas das plantas enquanto voa.

Quando os ovos são colocados nos locais escolhidos, o ciclo da lagarta começará. Dessa forma, ela se alimenta para concluir o processo iniciado por seus pais.

Processo De Lagarta Para Borboleta

A larva inicia seu estágio de sobrevivência alimentando-se e, ao fazê-lo, cresce. Com isso é possível passar por várias etapas para se tornar o inseto voador colorido que tantos amam: a borboleta.

As lagartas têm fases diferentes à medida que crescem ou se desenvolvem. Algumas podem ter quatro fases, outras podem ter seis até entrarem na crisálida, tornando-se belíssimas posteriormente.

Ao chegar na fase da crisálida, a larva passa a perder cm em tamanho. O começo disso se dá por meio do encolhimento do pescoço. Isso forma uma espécie de capa macia que depois endurece.

De Lagarta Para Borboleta
De Lagarta Para Borboleta

A transformação pelo qual esse inseto passa é extraordinária. A mudança em seu corpo é realizada de forma gradual, e as partes acabam resultando nos animais belos, coloridos e amados.

O Que Geralmente as Lagartas Comem E Como É Esse Processo?

Quando as larvas nascem, elas começam sua corrida para obter comida. Elas fazem isso a fim de crescer e ficarem bem nutridas para que o estágio da metamorfose se torne completo.

É difícil definir com exatidão o que geralmente as lagartas comem. Elas se alimentam devorando toda a planta onde é encontrada. Para isso, usam sua mandíbula, que é muito poderosa para poder agarrar e esmagar as folhas “deliciosas”. Elas fazem isso até que o alimento fique macio o suficiente para ser digerido.

Ao contrário das borboletas já formadas, as larvas vigiam sua comida. De fato, a primeira coisa que fazem ao nascer é procurar pelo o que irão consumir. Em geral, isso é obtido das plantas próximas ao local de nascimento.

A resposta para a pergunta “o que geralmente as lagartas comem é simples”: tudo. Entretanto, embora esses animais comam quase todas as folhas de qualquer planta, existem algumas espécies que geralmente são mais seletivas ao escolher sua comida. Se elas acreditam que a folhagem não é boa o suficiente, podem recusar-se a consumir a ponto de morrer de fome. Dá para acreditar?

No caso da larva precursora da borboleta monarca, ela se alimenta quase exclusivamente da planta da “serralha”. Outro bom exemplo é a larva preta da borboleta rabo de andorinha, que come apenas folhas de vegetais, como:

  • Aipo;
  • Salsa;
  • Coentro;
  • Cenoura.

Quanto as Lagartas Comem?

Em proporção ao seu peso, as lagartas são dos insetos o que mais comem em toda a natureza. Foram estudados exemplares que podem consumir o equivalente a 86.000 vezes o seu peso em alimentos. Esse fato lhe rendeu uma entrada no Guinness Book, o livro dos recordes.

As larvas são capazes de comer todo o alimento necessário para permanecer bem até na vida adulta. Isso é de vital importância, pois sem essa fonte exagerada de nutrientes, não existiriam mudanças necessárias para se tornar uma borboleta.

O que geralmente as lagartas comem em sua fase inicial, em suma, é muito importante para realizar a metamorfose completa. Contudo, não existe uma planta em especial. Tudo vai depender da escolha particular da borboleta fêmea.

Veja também

Língua Roxa

Chow Chow Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Ter um cachorro é uma excelente maneira de aprender ainda mais sobre os diversos tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *