Home / Animais / O Que É A Coloração De Aviso? Quais Animais Usam Isso?

O Que É A Coloração De Aviso? Quais Animais Usam Isso?

Na natureza existem milhares de animais, e cada um deles, possui características únicas e especiais, que fazem da diversidade biológica muito importante.

Alguns animais, no entanto, são mais caçados do que outros, e podem sofrer na mão de predadores e de humanos de forma muito mais frequente.

Porém, os animais conseguem encontrar formas de se protegerem, seja fugindo, seja atacando, e alguns conseguem ainda se camuflar.

Essa camuflagem pode ocorrer de formas diferentes, mas a mais conhecida, é a mudança da cor de pele.

Alguns animais utilizam essa habilidade de mudar de cor para poderem se camuflar entre galhos e folhas, no entanto, alguns utilizam a mudança de cor para avisarem que estão ali.

Esse segundo tipo de mudança de cor se chama aposemática, ou ainda, como é mais conhecido, coloração de aviso.

Hoje, iremos entender tudo sobre a coloração de aviso, como ela funciona, e principalmente, quais animais possuem essa habilidade.

Acompanhe a leitura!

Coloração de Aviso

Alguns animais possuem cores muito chamativas, e não possuem a menor intenção de serem confundidos com o ambiente.

Esse tipo de habilidade é conhecido como coloração de aviso, e a intenção é justamente aparecer, mostrar que está ali.

Outro nome dado à coloração de aviso é coloração de advertência, e o termo técnico correto é coloração aposemática.

A palavra aposemática significa “o conjunto de sinais para se afastar”, sendo apo “longe de”, sema “sinal” e atica “série”.

Essa habilidade de coloração de aviso serve para avisar outros animais na natureza que os que possuem uma cor chamativa, pode conter substâncias tóxicas, ter um gosto ruim ou ser perigoso.

A coloração de aviso é estudada há muitos anos, e as hipóteses levantadas sobre essa estratégia com mais aceitação são: os animais com coloração de aviso serão mais facilmente reconhecidos por seus predadores, ou que a cor chamativa irá afastar seus predadores.

Coloração de Aviso
Coloração de Aviso

A segunda hipótese é a que faz mais sentido, já que o animal que possui uma coloração de aviso está deixando claro para os predadores que não é uma boa ideia ele ser comido.

Quando o animal com coloração de aviso é reconhecido, o predador logo entende que se trata de um animal perigoso, que provavelmente possui toxinas e então mantem uma certa distância.

Há também animais que utilizam uma habilidade conhecida como mimetismo. Essa habilidade consiste na capacidade dos animais imitarem a cor chamativa de outros, porém não oferecem nenhum perigo real. Mas utilizam isso para manter predadores longes.

Mas quais animais possuem esse tipo de coloração de aviso? Vamos descobrir? Continue acompanhando.

Sapo Dardo Envenenado

Esse tipo de sapo é encontrado principalmente nas florestas ao sul do Suriname e também na região Norte do Brasil.

O seu porte é considerado médio, e chega a pesar cerca de apenas 8 gramas. Com um tempo de vida estimado em 4 até 6 anos de idade, o sapo dardo envenenado pode chegar a medir cerca de 4,5 centímetros.

Essa espécie de sapo possui a habilidade de coloração de aviso, e a sua cor costuma ser normalmente azul.

Com algumas manchas pretas pelo corpo, e com uma cor mais escura em volta dos membros e também do estômago, o sapo dardo envenenado consegue mostrar para os seus predadores o quanto é perigoso.

E, realmente, o sapo dardo envenenado possui um veneno que paralisa os seus predadores, e em alguns casos chega a matar.

O sapo dardo envenenado pode possuir outros tipos de colorações de aviso, e outra coloração muito comum é o sapo amarelo.

A cor amarela é muito chamativa, mas também oferece riscos aos predadores que tentarem se aproximar.

Borboleta Monarca

Essa espécie de borboleta possui uma grande distribuição entre os locais localizados na América no geral.

A borboleta monarca é muito conhecida por possuir asas de cor laranja com listras pretas e com marcas e manchas brancas.

Com uma envergadura de cerca de 700 mm, suas asas são muito grandes, bonitas, e chamativas, isso porque ela também possui a coloração de aviso.

Sua vida começa quando ela é colocada, ainda como um ovo, em uma planta de serralha, que é altamente tóxica e venenosa.

Como as borboletas, nessa fase inicial da vida, criam sua reserva alimentícia, todas as toxinas presentes na folha de serragem são absorvidas pela borboleta monarca.

A toxina presente na folha de serragem produz uma seiva de cor branca que é altamente pegajosa e também tóxica para todos os outros animais, menos, é claro, para a borboleta.

Ao se tornarem uma borboleta totalmente adulta, seu corpo está totalmente preenchido com essa toxina da folha de serragem que foi absorvido.

Dessa forma, a borboleta monarca possui uma excelente ferramenta para se proteger dos diversos predadores encontrados na natureza, principalmente os pássaros.

Cobra Coral

A cobra coral é uma das mais conhecidas e famosas entre todas as espécies existentes no mundo de cobras.

No Brasil, essa espécie também é conhecida como cobra-coral-venenosa, coral-verdadeira, ibiboca, entre outros nomes.

Como dito antes, alguns animais possuem a habilidade de mimetismo, e algumas cobras tentam imitar a coloração da cobra coral, para espantar possíveis predadores.

Por isso, é muito comum cobras com esse tipo de coloração serem confundidas, pois as corais falsas podem ou não possuir veneno, por exemplo.

As cobras corais verdadeiras, porém, possuem uma peçonha considerada de baixo peso molecular.

Essa peçonha se espalha de uma forma muito rápida pelo organismo da presa ou então da vítima.

Para que seja possível inocular suas presas, a cobra coral precisa ficar muito próxima para conseguir tal feito com suas pequenas presas.

Tão venenosa quanto uma naja, por exemplo, o veneno da cobra coral é considerado neuro tóxico, ou seja, ao atingir o sistema nervosa, a presa pode sentir dormência no lugar da picada, pode ter problemas para respirar, e suas pálpebras pode chegar a cair.

Quando o veneno atinge seres humanos em fase adulta, o veneno pode levar a pessoa ao óbito em pouco tempo. Para tratar, é utilizado o soro de nome antielapídico.

O que você achou do conteúdo? Já conheceu ou viu algum animal com coloração de aviso? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *