Home / Natureza / O Que é Um Horizonte Glei? Onde Eles Sao Encontrados?

O Que é Um Horizonte Glei? Onde Eles Sao Encontrados?

Quando andamos por algum local aberto, longe de grandes centros e cidades, é comum que a gente perceba as diversas formas geológicas que a Terra possui.

E, realmente, há milhares de transformações e construções na natureza que foram criadas após milhares de anos, ou em alguns casos, apenas alguns meses.

As planícies, as montanhas, os vales, as cavernas, as fossas, entre outros, tudo possui grande influência da natureza e também do homem.

Há, no entanto, algumas formações mais importantes e que são mais utilizadas do que outras, seja para plantação, seja para construções, entre outros.

O horizonte de Glei, por exemplo, é um local que é formado após diversas enchentes e inundações, e servem, normalmente, como uma forma de preservação de água.

Na natureza, o horizonte de Glei é muito comum de ocorrer, no entanto, ainda que você já tenha visto um pessoalmente, pode ser que você não fazia ideia do nome daquela formação.

Hoje, vamos aprender tudo sobre um horizonte de Glei, quais são suas características, onde se formam e quais são as principais funções.

Assim, da próxima vez que você ver um horizonte de Glei, saberá exatamente do que se trata, e caso esteja com alguém, poderá contar sobre tudo o que irá aprender aqui, acompanhe!

O que é um Horizonte Glei?

O horizonte Glei são solos hidro mórficos, mineiras e que apresentam dois horizontes, o primeiro é conhecido como horizonte A e o segundo como horizonte H.

O primeiro, o A, significa que é mineral, e o segundo, o H, significa que é orgânico, e então esses dois horizontes são seguidos por um terceiro com uma cor cinza, verde ou azul, e esse é chamado de horizonte Glei.

O horizonte Glei é o resultado de diversas modificações que foram sofridas por óxidos de ferro ou que já eram existentes no solo quando o mesmo está encharcado durante uma parte do ano ou o ano inteiro.

Horizonte Glei

Começando a cerca de 40 cm da superfície, o horizonte Glei é formado por solos que são mal drenados, e podem apresentar uma textura muito variável.

Apresentando solos pobres ou ricos em bases, o horizonte Glei pode também apresentar argila com baixa atividade e também com alta atividade.

Como o horizonte Glei está normalmente posicionado em locais baixos, como próximos a drenagens, as características desse horizonte podem ser influenciadas pela contribuição que os solos em alturas maiores proporcionam.

Onde Encontrar um Horizonte Glei?

O horizonte Glei pode ser encontrado em diversos lugares, mas faz parte principalmente de regiões como o cerrado brasileiro.

Possuindo cerca de 15 centímetros, o horizonte Glei é conhecido principalmente por apresentar uma cor mais acinzentada no seu interior.

Em locais como Santa Catarina, por exemplo, o horizonte Glei é utilizado principalmente para a plantação de arroz.

Por possuir uma grande quantidade de água no seu solo, a plantação de arroz, que necessita de uma quantidade muito grande de água, consegue se beneficiar de uma forma muito positiva quando feita em um horizonte Glei.

Para ser considerado totalmente um horizonte Glei, ele deve ter uma espessura de pelo menos 15 cm, o seu início deve ocorrer dentro de 50 cm na parte superior do solo, e quando o horizonte se encontra na parte inferior, ele deve iniciar entre 50 até 150 centímetros.

Normalmente, o horizonte de Glei ocorre em locais que possuem depressões, planícies, terraços fluviais, várzeas, entre outros, pois esses locais são mais suscetíveis a alagamentos e inundações.

Assim, é possível encontrar um horizonte Glei principalmente nas áreas onde existe maior quantidade de árvores, terra e florestas, ou seja, longe de grandes centros e cidades.

Fatores que Limitam

Uma das maiores limitações de um horizonte Glei é encontrada na presença de um lençol freático muito alto.

Ou seja, isso proporciona alguns riscos, como o de inundação, necessitando, assim, de uma drenagem maior para que o solo esteja pronto para o uso.

É muito raro que o horizonte Glei consiga apresentar uma taxa elevada de fertilidade, e o processo de neutralizar a acidez utilizando a calagem se torna muito mais difícil.

Na maioria dos casos, é exigido que se use uma grande quantidade de calcário, para que os procedimentos sejam feitos com sucesso.

É necessário que uma observação seja feita nos solos que apresentam uma quantidade muito grande de argila, pois esses podem apresentar problemas quando o processo de drenagem é feito.

Quando os solos do horizonte Glei secam, é comum que ele se torne cada vez mais duro e maciço, o que dificulta que as raízes sejam desenvolvidas com sucesso.

O horizonte Glei quando passar por processo de endurecimento e umedecimento, é provável que o solo se torne totalmente duro, sendo um processo irreversível.

Quando o processo de drenagem não é feito com sucesso, pode ocorrer acúmulo de matéria orgânica, podendo provocar: altos valores de CTC, incêndio e deficiência de cobre nas plantas.

Como Manusear

Para a produção agrícola, o horizonte de Glei apresenta enormes dificuldades para ser manuseado.

Uma das primeiras limitações é a o uso agrícola em relação ao solo, pois o mesmo possui pouca quantidade de oxigênio, e isso é causado pela grande quantidade de água.

Outro problema apresentado também é que o solo se torna muito infértil, e o uso de produtos mecânicos é totalmente inviabilizado.

É totalmente não recomendado que se utilize o horizonte de Glei para fins agrícolas quando o mesmo se encontra em locais como nascente de água ou em áreas que estão intactas.

Manusear Horizonte Glei

Quando o horizonte Glei se encontra nesses lugares, ele é muito cuidado e protegido, pois significa que uma importante reserva de água foi criada, e a conservação pode ser feita.

Se é feito o processo de drenagem nesses locais, o reservatório de água da região é seriamente comprometido.

É necessário que o horizonte de Glei seja mantido com a menor interferência antrópica possível, uma vez que esses locais são importantes reservas de água na região do cerrado.

O horizonte de Glei, normalmente, recebe uma importância muito grande, e é mantido principalmente como uma área de conservação.

O que você achou do conteúdo? Surgiu alguma dúvida? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!

Veja também

Armillaria Ostoyae

Tipos De Fungos: Espécies Com Nomes, Fotos E Curiosidades

Os fungos são organismos eucarióticos, ou seja, possuem, em suas células, material genético (DNA e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *