Home / Animais / Marreco Marrecão: Características, Habitat e Nome Científico

Marreco Marrecão: Características, Habitat e Nome Científico

Você conhece um pouco sobre o animal marreco marrecão? Se deseja aprender um pouco mais sobre ele, continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre ele.

Tanto a flora como a fauna possuem diversas espécies. No caso das aves, elas são extremamente admiradas pelas pessoas pela sua beleza. Por isso, aproveitam para conhecer um pouco mais sobre a espécie.

O marreco marrecão é um tipo de ave classificada como anseriforme, que faz parte da família Anatidae, essa é uma ave que também é conhecida pelo nome de marrecão-da-patagônia, essa nomenclatura dependerá do local em que você encontra a ave.

O marreco, é uma ave que é bastante conhecida aqui em nosso país, tanto pela sua semelhança com patos, como também pela sua importância comercial, já que ele é uma das aves mais lucrativas que existem no meio rural.

Principais Características do Marreco Marrecão

Podemos citar algumas características específicas do marreco marrecão. No entanto, para um melhor estudo, é importante que vejamos as características de cada indivíduo.

  • Marreco marrecão macho

Essa ave possui, praticamente, toda de coloração preta, com branco no crisso. Nos flancos, existe uma coloração cinza. O seu bico possui um tom de vermelho vibrante, semelhante a coloração encontrada em seus olhos.

A coloração vermelha do bico pode conter uma variação em sua tonalidade, quando observamos toda a sua extensão. Em sua base, o vermelho é bem brilhante, o restante é um vermelho claro, chegando até a uma tonalidade próxima do rosa.

Marreco marrecão macho
  • Marreco marrecão fêmea

Já no caso da fêmea do marrecão, o seu bico é de cor preta. Ao redor dos seus olhos predomina a branca, essa área da ave fica bem contrastante. A cor do seu crisso tem o mesmo tom encontrado nos machos.

No entanto, é muito curioso quando podemos observar uma merreca fêmea voando, pois a sua plumagem marrom escura, entra em contraste com as cores brancas de algumas de suas partes.

Marreco marrecão fêmea

Uma característica comum aos dois é a sua aptidão para o mergulho, sendo sempre encontrados em pequenos rios de água doce, próximos a uma grande área de vegetação para, dessa forma, se prepararem para a reprodução.

No período do inverno, o marrecão pode ser encontrado em águas com maior concentração, no entanto, a vegetação deve ser emergente.

Como Criar Um Marreco Marrecão

Se você deseja começar a criar o marreco, é importante saber um pouco mais sobre como é a rotina de criação desse animal. Para começar a criar essa ave, não precisa fazer um curso específico. Pelo contrário, o processo de sua criação é bem simples.

Outro ponto importante a se destacar é que, para a criação do marreco marrecão, não há a necessidade de muito espaço nem de ambientes com alta sofisticação, e estruturas complexas.

Esse animal possui uma adaptação muito boa aos mais variados climas. A necessidade de contato com o médico-veterinário periodicamente é apenas para que ele aplique vermífugos, tanto antes quanto depois da postura de seus ovos.

O Habitat dos Marrecos

O marreco é uma ave muito adaptável, e pode viver bem em vários ambientes que possuam uma extensa oferta de água. Sendo assim, para você que deseja criar um marreco, você precisa disponibilizar muita água para o animal.

Onde Encontramos o Marreco Marrecão

Se você deseja ver um marreco marrecão, e mora no Sul do nosso país, poderá observar essa ave quando ela entrar no processo de reprodução. Isso é possível graças a sua característica de ser parcialmente migratória.

Quando ela está fora do seu período de migração, pode ser vista no Rio de Janeiro, São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

A Alimentação do Marreco Marrecão

Todos os seres vivos possuem uma forma de alimentação específica. No caso do marreco marrecão, ele possui uma dieta baseada em variedades de vegetação aquática, alguns insetos, vermes e alguns grãos, como o milho e o trigo.

Os marrecos não possuem o hábito de mergulharem para se alimentar, como algumas espécies de patos. Para adquirirem o seu alimento, geralmente eles vão atrás de sementes e vegetais aquáticos, sem adentrarem nas profundidades da água.

Alimentação do Marreco Marrecão

Quando eles iniciam o processo de reprodução, os marrecos preferem se alimentar primordialmente de matéria animal. Nesse caso, larvas de insetos, camarões de água doce e minhocas se tornam um manjar dos deuses para esses animais.

Já quando eles começam a ficar em estado migratório, os grãos agrícolas preferem consumir algumas sementes ou grãos. Caso eles se encontrem em áreas urbanas, é bem possível que eles aceitem os grãos que lhe ofertarem.

Alimentação do Marreco Marrecão em Cativeiro

Quando são mantidos em cativeiro, essa ave consome ração específica, feita com os nutrientes adequados para o seu crescimento. O marreco se alimenta, em média, de 3 a 4 vezes ao dia. Caso as aves sejam maiores, também aumentam as refeições diárias.

Entretanto, é importante você saber que as aves gostam de estar sempre comendo e bebendo água. Por isso, para evitar que eles comam demais, evite deixar a comida perto da água, pois eles bebem bastante água mesmo.

Mantenha sempre uma distância considerável entre o bebedouro e os potes de ração. Uma alternativa possível é que, entre as refeições, você oferte algumas folhas para a ave.

É importante deixar claro que durante a fase da reprodução, o marreco deverá comer um pouco menos, pois é nesse período que o seu metabolismo irá trabalhar de uma forma menos eficiente. Sendo assim, haverá um menor gasto de energia.

Curiosidades Sobre o Marreco Marrecão

Elencamos aqui para você algumas maravilhosas curiosidades sobre o marreco marrecão. Vejamos a seguir.

  • A quantidade de ovos que uma fêmea marreco pode chegar a colocar pode ser cerca de metade do seu peso corporal.
  • Antes de iniciar o processo de migração, o marreco marrecão armazena gordura, a média de aumento de peso pode chegar a cerca de 20 a 50% do peso natural, nos períodos de migração.
  • O marreco masculino, em alguns locais, é apelidado de greenhead.
  • Nos períodos em que eles estão fazendo a migração, os marrecos marrecões costumam parar para descansar em locais que eles já estiveram antes.
  • Você sabia que o marreco marrecão não grasna? Ele emite um som semelhante a kreep.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *