Home / Animais / Lagartixa-Gato: Características, Nome Cientifico e Fotos

Lagartixa-Gato: Características, Nome Cientifico e Fotos

A lagartixa é um animal que possui muitas espécies, as mais conhecidas no Brasil são as lagartixas domésticas, que tem uma coloração mais clara e se alimentam de pequenos insetos.

Abordaremos sobre as lagartixas mais comuns no tópico abaixo.

Lagartixa Padrão

As lagartixas padrão são aquelas de tons terrosos que ficam em rochas, troncos de árvores, entre outros locais que possuam essas cores. Saem em períodos da noite para comer e serem mais ativas, pois assim conseguem fugir de seus predadores também.

No caso as lagartixas possuem uma visão privilegiada que outros animais não têm, pois enxergam mais de 300 vezes melhor que os outros animais e a espécie humana. Inclusive, seus maiores predadores são os felinos como tigres e leões, alguns possuem inclusive hábitos noturnos também. No caso, das lagartixas domésticas esse quadro não muda muito, pois seu predador é o gato que ficam em casa.

Atenção para que o gato apenas mate a lagartixa e não a engula, pois, a lagartixa é hospedeira de uma bactéria que pode ser fatal para vida de seu bichano.

Possuem algumas garrinhas em suas patas e por conta disso conseguem andar sobre as mais diversas superfícies, sem cair, inclusive ficando muitas vezes até mesmo de ponta cabeça. No caso das lagartixas domésticas elas conseguem andar até mesmo sobre vidros pois tem uns pelinhos em suas patas que evitam um possível deslizamento.

As lagartixas possuem em sua cauda uma espécie de armazenamento de gordura e nutrientes, que serve para mantê-las em época de hibernação. Inclusive sua cauda é sua marca registrada, pois ela consegue solta-la quando está em fuga de seus predadores, já que a cauda fica se debatendo por alguns minutos, confundindo o animal perseguidor.

Em alguns casos quando possível, a lagartixa volta ao local e come essa cauda para repor seus nutrientes. Inclusive mesmo que cauda possa se regenerar, as lagartixas gastam muita energia nesse processo, e por isso as fêmeas colocam menos ovos e as mais jovens as vezes ficam menores por conta da energia que foi gasta nesse processo.

A cauda nova nunca será igual a primeira, pois será feita de cartilagens e não de ossos. Pode ser mais grossa ou mais fina do que a original também.

Lagartixa-Gato

Muito comum em alguns países como: Tailândia, Singapura e Indonésia. Elas não possuem os pelinhos nas patinhas, apenas as garrinhas e por conta disso preferem viver em árvores para se segurarem nos troncos. No caso, levam esse nome por conta de dormirem com sua cauda enrolada em seu corpo, assim como os gatos.

Muitas espécies de lagartixas novas e não tão famosas são encontradas nesses países em alguns locais que ainda não foram investigados e estudados, e por isso as espécies conseguem evoluir e se manter por lá.

Por outro lado, é ruim não conter estudos sobre as espécies, pois não sabemos nada além das características descritas nesse tópico. Mas de antemão já pode-se dizer que é um animal com certa facilidade para evolução e perpetuação de sua espécie, devido a tanta diversidade encontrada ao longo desses anos e muitos tipos com tantas características diferentes.

Outras Espécies de Lagartixas Diferentes

Lagartixa dourada ou de cauda dourada que tem hábitos durante o dia, ao contrário das lagartixas mais comuns que tem hábitos noturnos. Pode-se dizer que essa coloração se modificou por conta da evolução, como as lagartixas precisam se camuflar entre a paisagem, essa acabou sendo uma técnica que funciona já que a luz solar reflete sobre as árvores durante o período que as lagartixas estão ativas.

Existem lagartixas com características especiais, que conseguem saltar por maiores distâncias devido à presença de uma pele fina que une os dedos nas suas patas. A não passagem de ar entre esse local, faz com que sua queda seja mais devagar, dando a impressão que essas lagartixas podem voar. O mesmo ocorreu para evolução de aves em ambientes aquáticos que tem essa mesma pele em suas patas para auxiliar na natação.

Outras lagartixas têm novos meios de atacar seus predadores soltando teias de suas caudas como meio de afasta-los. Algumas outras tem sua cauda com formato de folha, que se dispersa na paisagem, sendo quase impossível o predador saber qual é a cauda de lagartixa e qual é uma folha seca.

Lagartixas que mudam a coloração como o camaleão também existem, lagartixas azuis ou pintadas se destacam na natureza por conta de sua beleza e por ser muito diferente. No caso, essas lagartixas têm alguns problemas para fugir de seus predadores, e por conta disso ao contrário da maioria das espécies, elas são mais agressivas entre os seus e os demais animais como meio de preservação.

Curiosidades Sobre as Lagartixas

São animais frios, como todos os repteis, ou seja, se o ambiente está frio, ela estará fria, se o ambiente está quente, ela estará quente. Perdem muito calor para ambiente, por isso é comum vê-las no quintal de sua casa e próximas de janelas.

Em habitat natural, preferem países quentes como Brasil, África, Austrália e outros locais tropicais pelo mesmo motivo. Em tempos frios ficam hibernando, para evitar que morram por conta da hipotermia.

Algumas pessoas pelo mundo inteiro adotam as lagartixas como animais domésticos, comprando insetos para elas comerem, fazendo uma moradia fechada em um aquário e um ambiente totalmente arrumado de moda que se pareça com seu habitat natural.

É a única espécie entre os repteis que emite ruídos e podem se comunicar entre si. Algumas espécies soltam cheiros insuportáveis como os gambás para afastar seus predadores, e não soltam suas caudas como vimos anteriormente.

Não possui pálpebras e por conta disso dormem com os olhos abertos, dando a impressão muitas vezes de estarem sem vida, mas na realidade estão apenas dormindo. Tiram pequenos cochilos durante o dia e saem à noite para caçar insetos.

Seu tamanho também pode variar do tamanho de um dedo até mesmo tamanhos maiores sendo muitas vezes confundidas com lagartos.

A maioria das lagartixas se alimenta de insetos como formigas, abelhas, moscas, baratas, aranhas e pequenos lagartos. Algumas espécies que são minoria se alimenta de néctar, e outros tipos de flores e até mesmo leguminosas.

Veja também

Alimentação dos Patos: O que Eles Comem?

Os patos são aves aquáticas que podem ser encontradas tanto em água doce, quanto em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *