Home / Animais / Habitat do Peixe Pintado: Onde Eles Vivem?

Habitat do Peixe Pintado: Onde Eles Vivem?

Pimelodidae é uma família muito grande de peixe-gato de água doce que possui corpos alongados e sem escamas, uma barbatana dorsal pequena , barbatana adiposa longa e três pares de barbilhos ao redor dos lábios. A maioria das espécies é noturna.

Muitas características são úteis na classificação dessa superordem grande e diversificada – a natureza da cobertura do corpo; presença ou ausência de barbilhos, espinhos de barbatana e barbatana adiposa; modificações de boca e barbatanas; tipos de dentes. Menos óbvias, mas especialmente significativas, são inúmeras características do crânio, configuração da bexiga natatória e fusões de elementos vertebrais.

Pintado Características
Pintado Características

Características do Peixe Pintado 

Os peixes pintados são bem conhecidos e reconhecidos por algumas características. Eles normalmente mostram um a quatro pares de barbilhos na cabeça ao redor da boca: um nasal, um maxilar e dois na mandíbula. Os barbilhos nasais ou maxilares inferiores podem estar ausentes, mas, em qualquer caso, os barbilhões superiores são os mais longos. Como essas estruturas semelhantes a fios têm muitas papilas gustativas, elas têm funções quimio-sensoriais e táteis, permitindo que os peixes-pintados  coletem alimentos com eficiência.

Os peixes pintados costumam ter raios espinhosos na frente das barbatanas dorsal e peitoral. Essas estruturas espinhosas são elementos grandes, não segmentados e fortes, tecnicamente semelhantes aos outros lepidotrichia, os raios que sustentam as barbatanas. A maioria das famílias de siluriformes possui duas espinhas dorsais; o primeiro é minúsculo, mas muito importante, porque trava a segunda coluna maior em uma posição ereta. Um peixes pintado com espinhos eretos e pontiagudos é bem protegido da maioria dos predadores em potencial. Os espinhos de algumas famílias também liberam uma toxina.

Peixe Pintado em seu Habitat
Peixe Pintado em seu Habitat

A maioria das espécies de peixes pintados tem um corpo “nu” porque sua pele semelhante a couro é completamente sem escamas. No entanto, os chamados peixes pintados blindados são cobertos pelo menos parcialmente por placas ósseas profundamente embutidas ou por tubérculos. Outras características externas dos peixes pintados são uma barbatana adiposa, geralmente presente, às vezes irradiada ou precedida por uma coluna vertebral e uma maxila pequena e sem dentes.

Há várias características internas que merecem ser mencionadas, como reduções, fusões ou ausências no conjunto de ossos do crânio, típicos dos teleósteos inferiores, bem como dos ossos intermusculares. O aparato weberiano de peixes pintados envolve cinco vértebras, e seu esqueleto caudal é variável, variando de seis placas independentes à fusão completa de todos os seus elementos.

Habitat do Peixe Pintado: Onde Eles Vivem?

Os peixes pintados ocupam praticamente todos os ambientes de água doce, onde costumam ser o grupo dominante de peixes, são principalmente habitantes bênticos e de água doce, e podem ser onipresentes nos rios da  América do Sul, invadindo habitats como rifles e cachoeiras, além de lagoas marginais, quase estagnadas. Alguns grupos ocupam a coluna d’água, nadando acima do fundo.

Nesses peixes pintados pairando, algumas adaptações bizarras são dignas de nota. Alguns ficam suspensos, e ambos os grupos são educados, transparentes, com barbilhões longos (um ou quatro pares), uma barbatana anal longa, uma barbatana adiposa minuto ou ausente, uma cauda bifurcada e uma dorsal barbatana completamente ausente ou representada por um único raio reduzido.

Comportamento do Peixe Pintado

Os peixes pintados exibem uma ampla variedade de estratégias de alimentação. A maioria das espécies vive intimamente ligada ao fundo e se alimenta principalmente de invertebrados. Comedores de peixe também são abundantes.

O processo usual de reprodução de peixes pintados envolve espécimes adultos com dimorfismo sexual externo reduzido ou ausente e alguma atividade de namoro antes da desova demersal, seguida de um envolvimento moderado no cuidado dos pais dos ovos bastante pequenos. A maior parte da guarda dos ovos e dos alevinos é realizada pelos machos. No entanto, as fêmeas de algumas espécies relativamente grandes de peixes pintados conseguem aderir aos ovos após a fertilização em tentáculos esponjosos ou depressões semelhantes a cuplas presentes sazonalmente em suas barrigas. Já foi dito que a mãe nutre a ninhada.

Importância Econômica do Peixe Pintado

Os pintados pertencem a uma família de peixes que são considerados uma das ordens mais importantes dos vertebrados, não apenas porque mais de um décimo dos peixes vivos são siluriformes, mas porque o relacionamento deles com os seres humanos abrange muitos aspectos da vida e da cultura. Várias centenas de espécies são agora usadas como alimento e outras espécies serão vistas como uma fonte de proteína no futuro. Algumas espécies são muito apreciadas como peixes de caça e comerciais e atingem altos preços de mercado, mas algumas são simplesmente a diferença entre fome e sobrevivência para milhões de seres humanos. Além disso, a maioria dos siluriformes pode ser usada como peixe de aquário, um negócio que não vale apenas milhões de dólares, mas oferece às populações urbanas a oportunidade de entrar em contato com uma parte significativa da natureza.

O peixe pintado é bastante resistente, sendo mais adaptável à desova , manuseio e cultura artificiais . Eles possuem todas as características necessárias para a aquicultura, incluindo fecundidade relativamente alta , capacidade de desova artificial, adaptabilidade a tanques de terra para cultura, alta tolerância ao oxigênio dissolvido baixo, resistência relativamente alta contra doenças infecciosas e eficiência de conversão alimentar relativamente alta. São essas características que fazem do peixe pintado um dos grupos mais populares de peixes para a aquicultura.

Os Peixes Siluriformes

A ordem Siluriformes  é uma das maiores ordens de teleósteos que contêm  mais de 4100 espécies, representando  mais de 12% de todos os teleósteos e 6.3% de todos os vertebrados. A maioria dos siluriformes tem um corpo cilíndrico com um ventral achatado para permitir a alimentação bêntica. São conhecidos como peixe-gato é assim chamado por causa de seus barbos parecidos com bigodes, localizados no nariz, em cada lado da boca e no queixo. A maioria dos siluriformes possui espinhos principais nas barbatanas dorsal e peitoral.

O peixe-gato é altamente diversificado e distribuído em todo o mundo. São comumente encontrados em águas interiores ou costeiras de todos os continentes, incluindo a Antártica, onde são encontrados fósseis.  Devido à sua distribuição e diversidade mundial, o peixe-gato é um modelo interessante para ecologistas e biólogos evolutivos e é importante para estudos biogeográficos.

Peixe-gato
Peixe-gato

O peixe-gato é de considerável importância econômica para a aquicultura e pesca recreativa. A indústria do peixe-gato oferece oportunidades de emprego para dezenas de milhares de produtores, processadores, provedores de serviços, comerciantes, varejistas e proprietários de restaurantes.

A fertilização artificial é necessária para a produção dos híbridos interespecíficos devido ao isolamento da reprodução. Nos últimos anos, houve grande progresso na produção eficiente do peixe-gato híbrido, responsável por quase metade dos peixes-gato usados ​​na atual indústria do peixe-gato.

Veja também

Educando um Cachorro Shih Tzu

Como Educar um Cachorro Shih Tzu? Como Adestrar?

Shih Tzus é uma raça popular, conhecida por seu tamanho pequeno e personalidade lúdica. Mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *