Home / Animais / Golfinho-Roaz ou Golfinho-Nariz-de-Garrafa: Características e Fotos

Golfinho-Roaz ou Golfinho-Nariz-de-Garrafa: Características e Fotos

Golfinho-Roaz ou Golfinho-Nariz-de-Garrafa

O mais famoso de todo mundo, graças a uma série americana que fez tanto sucesso nos anos 80 e 90 que foi vendida e liberada para o restante dos outros países. Por ser uma criatura muito carismática e inteligente, os golfinhos de uma maneira geral fazem sucesso por onde passam, inclusive existem até mesmo parques que vendem como experiência a sensação de nadar e estar ao lado deles por um breve período de tempo.

No Brasil, sua posição segundo ONG’s é de seja uma espécie em extinção por conta do contato intenso com rede pescas, falta de alimentos, aquecimento global, entre outros problemas que fizeram com que esse animal que era tão visto na região Sul e Sudeste, caísse significativamente em relação a quantidade de indivíduos em sua comunidade.

Porém, no contexto geral, embora esses problemas também existam mundialmente, principalmente em países como Japão, que acham que os golfinhos competem com sua pesca, e até mesmo utilizam de sua carne para venda ilegal, ele é classificação como menos preocupante.

Características do Golfinho-Roaz

Os machos podem pegar até 500 quilos e as fêmeas chegam somente a metade disso, sendo um dimorfismo sexual bem evidente entre os dois sexos. No caso dos machos, eles podem medir até 4 metros e as fêmeas cerca de 2 metros e meio.

Assim como os cachorros, possuem uma relação de interesse com os homens, pois aprenderam que seguindo os barcos, eles podem se alimentar dos restos das pescas, e isso facilita seu trabalho de caça e procura por comida no fundo dos oceanos.

Possuem um rosto bem curto e grosso, e um corpo mais longo, sendo até mesmo engraçado esses extremos vistos em um mesmo animal, como se a cabeça fosse de um e o corpo de outro.

Assim como os outros da mesma espécie, esses golfinhos conseguem se comunicar entre si, inclusive cada um possui um dialeto próprio e própria fala, assim como os seres humanos. Como sua audição é bem evoluída, conseguem serem ouvidos a longas distâncias. Vivem em comunidade e podem ser vistos em números de 15 a sessenta animais em conjunto.

Sobem para superfície de 2 em 2 minutos para conseguirem respirar, e são meio migratórios, podendo ser vistos em águas tropicais do mundo inteiro. Não sendo encontrados somente em regiões polares como do Ártico e polo norte, entre outros.

A expectativa de vida desses animais é na faixa de 30 anos, porém, alguns podem chegar aos 50 tranquilamente. Além disso, suas cores são claras, em tons de cinza, branco, e até mesmo em tons mais escuros, ficando com manchas pela barriga em tons mais claros, sendo confundido com as baleias orca.

Alimentação do Golfinho-Nariz-de-Garrafa

Golfinho-Nariz-de-Garrafa se Alimentando
Golfinho-Nariz-de-Garrafa se Alimentando

Se alimenta de crustáceos e pequenos peixes que são encontrados nos fundos oceanos. Quando em contato e ajuda de humanos, podem acompanhar os barcos de pesca para comer os restos que são deixados pelas redes, porém, em algumas ocasiões esse tiro pode sair pelo caminho errado e eles acabam se ferindo ou sendo pegos por elas.

Comem uma quantidade significativamente grande de peixes diariamente, sendo também esse um dos motivos de preocupações quando a sua existência, já que muita pesca, ou muita procura por crustáceos, fazem com que esses animais não se alimentem de forma adequada e acabem adoecendo.

Em cativeiros, algumas vezes como meio de economia e uma rentabilidade mais saudável, eles podem se alimentar com rações ou vitaminas, enfim, suplementos feitos de forma cientifica e os peixes são fornecidos apenas para compor a quantidade de proteínas e dependendo do caso, até mesmo como petiscos para que aprendam acrobacias, ou tenham mais afinidade com a espécie humana.

Reprodução do Golfinho-Roaz

Reprodução do Golfinho-Roaz
Reprodução do Golfinho-Roaz

As fêmeas entram no cio geralmente nos meses de primavera e verão, ou seja, abril do lado japonês e outubro do lado das Américas. As gestações são bem demoradas, levam um ano e as fêmeas carregam somente um filhote.

Por conta dessa espera que esses animais acabam recebendo uma atenção maior quanto à extinção, entre outros problemas que podem acontecer. Os filhotes já nascem grandes, cerca de quase 15 quilos e medindo um metro. Ficam junto das mães por alguns meses e depois voltam a fazer parte do grupo de um modo geral.

Por ter um tempo muito grande de espera de engravidar, depois mais alguns meses amamentando, esses filhotes além de sofrerem problemas referentes a espécie humana e sua pesca, também podem ser atacados pelos machos como maneira da fêmea voltar a ter períodos de cio. Embora sejam fofos e carismáticos, os golfinhos possuem esse lado sombrio, já que buscam ter relações por prazer, assim como os humanos, e não apenas para procriar como os demais animais.

As fêmeas se tornam adultas e adaptas para se reproduzirem aos 7 anos e os machos aos 13 anos, porém já foram vistas fêmeas de idade inferior gestando, ou seja, em alguns casos essas idades podem aumentar ou diminuir.

Curiosidades Sobre os Golfinhos-Nariz-Garrafa

Além da inteligência ser maior do que da maioria, esses golfinhos também possuem outras semelhanças com os homens, além de comparações com outros mamíferos mais evoluídos como os macacos. Ficou curioso? Então veja mais abaixo.

  • Esses animais dormem a mesma quantidade de horas que é indicado para os humanos, ou seja, oito horas por dia.
  • Podem ficar embaixo da água por até meia hora, mesmo respirando o oxigênio da atmosfera, geralmente eles fazem isso para caçar ou se esconderem, de maneira geral sobem a superfície de dois em dois minutos.
  • Podem nadar em uma velocidade que chega até 20 quilômetros por hora e são animais migratórios se adaptando bem a climas tropicais e subtropicais e sempre fazem esses trajetos quando falta alimentos ou se sentem ameaçados.
  • São animais extremamente maternais e as mães sofrem, algumas vezes tem momentos depressivos, carregando seus filhotes mortos até a superfície como que pedindo socorro ou tentando salva-los.
  • Segundo novas pesquisas, foi constatado que essa espécie especificamente os golfinhos são destros.
  • Eles dormem de olhos abertos, mesmo estando no topo de cadeia, geralmente ficam atentos por conta de ataques de tubarões, principalmente em cima de seus filhotes.

Para saber mais sobre esse golfinho e outras espécies desse animal tão sábio, continue pesquisando no Mundo Ecologia!

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *