Home / Animais / Ganso Caipira

Ganso Caipira

Os gansos são animais muito próximos dos cisnes e dos patos, tanto que além de possuírem algumas características semelhantes, também pertencem a mesma família que é denominada Anatidae. São aves muito antigas e que foram domesticadas no Antigo Egito para serem usados como animais de guarda, uma vez que possuem como característica um instinto de proteção muito aguçado, atacando qualquer estranho que chegue perto de seu dono ou de seu filhote.

Ao todo, existem mais de 40 espécies de gansos, com as mais variadas características e temperamentos. Há uma espécie de subdivisão que classifica alguns gansos como sendo selvagens e outros como sendo gansos com características domésticas, uma vez que os pertencentes deste último grupo podem ser mais facilmente domesticados para serem criado em fazendas, sítios, chácaras e até criadouros.

Entre essas espécies que estão mais susceptíveis a domesticação podemos citar o ganso sinaleiro, que é conhecido também como ganso chinês branco e pardo, por exemplo. Além deste, há também um dos gansos mais comuns de serem avistados principalmente em propriedades privadas, na maioria das vezes sem fins comerciais, que é o ganso caipira.

Ganso Sinaleiro
Ganso Sinaleiro

O Que É Um Ganso Caipira?

O ganso caipira é uma espécie que resulta do cruzamento entre duas espécies diferentes, independente das raças que estão envolvidas neste processo de reprodução e é encontrado com maior facilidade nos estados da região nordeste do Brasil.

Devido ao fato de não possuir um padrão de cruzamento entre os gansos em alguns casos, o acasalamento de algumas raças ocorrem de forma bem aleatória. Isto faz com que o filhote de ganso, que é denominado como ganso caipira, que nasce deste cruzamento entre duas raças diferentes diferentes não possua um padrão definitivo quanto as suas características físicas, pois isto depende das características de seus pais.

Gansos de Espécies Diferentes
Gansos de Espécies Diferentes

Este tipo de ganso normalmente é encontrado em sítios e chácaras na maioria das vezes com o objetivo de ser uma espécie de animal de guarda. Pode ainda servir como animal de estimação, ou então ser utilizado com fins ornamentais, ou seja, compor o paisagismo do local em questão.

Ganso Caipira E Suas Características

Geralmente, o ganso caipira do gênero masculino possui cores diferentes da fêmea. Embora não haja um padrão definido pela questão de o cruzamento que resulta nesta espécie de ganso ser um tanto aleatório, normalmente o macho do ganso caipira  possui penas de cor totalmente branca. Já a fêmea pode possuir penas cuja coloração seja branca e mesclada a penas cinzas, ou então apresentam penas de coloração totalmente cinza, como ocorre em alguns casos.

Dois Gansos Caipira
Dois Gansos Caipira

O seu bico apresenta cor alaranjada assim como os seus pés. Normalmente, o ganso caipira apresenta um tamanho menor que as demais raças, tanto no que diz respeito ao comprimento, quanto na questão do peso, sendo que eles pesam menos que 5 quilos.

Reprodução E Comportamento Do Ganso Caipira

Os gansos deste gênero geralmente atingem a sua maturidade sexual por volta dos 9 meses de idade e se reproduzem num período que geralmente se inicia no mês de junho e vai até o mês de dezembro do mesmo ano. Ao atingirem esta maturidade, há o ritual de acasalamento da espécie e deste processo normalmente irão sair de 4 a 15 ovos, isto a cada ninhada.

Como na maioria das vezes o ganso caipira habita propriedades privadas, o ideal é que seja definido um local apropriado para que ao procriarem, as gansas possam construir os seus ninhos. O ideal é que o local seja protegido da chuva e do sol, possua um cercado quadrado de tamanho razoável e seja próximo de algum lago ou tanque de água. No mesmo local devem estar disponíveis também alimentos de boa qualidade e água limpa e própria para o consumo.

Geralmente as mães ganso, embora construam o seu respectivo ninho, não costumam permanecer muito tempo chocando seus ovos depois de botá-los e por isso, na maioria das vezes elas tem que acabar sendo substituídas por algum outro animal, como a galinha ou a fêmea do peru para que os ovos sejam chocados até que chegue o  momento do nascimento dos filhotes de ganso.

Diferente do que acontece com as fêmeas de ganso de raça que geralmente abandonam o seu ninho, as fêmeas de ganso caipira são excelentes chocadeiras, permanecendo no seu ninho até que haja o nascimento de seus filhotes e costumam botar até uma quantidade maior de ovos que as demais.

Como É A Alimentação Do Ganso Caipira

O ganso caipira, assim como qualquer outra raça possui hábitos alimentares herbívoros, ou seja, se alimenta de vegetais de forma geral. Comem desde frutas, verduras e legumes até pastagens.

Além disto, o ganso caipira pode se alimentar também de ração, que vem processada e pronta com todos os nutrientes necessários para manter a sua qualidade de vida. Embora os dois tipos de alimentação sejam corretas, o ideal é que a alimentação dessas aves sejam mescladas, oferecendo de forma simultânea a ração e os vegetais, evitando assim que haja algum tipo de deficiência nutricional.

É muito importante que os alimentos oferecidos, como por exemplo, as frutas e verduras sejam oferecidos em sua versão orgânica, ou seja, totalmente livres de agrotóxicos ou qualquer outra coisas que se assemelhe a isto. Desta forma você irá assegurar o melhor alimento para a manutenção da saúde de seu ganso caipira, evitando assim qualquer tipo de intoxicação que possa ocorrer por meio desses produtos.

Considerações Finais

O ganso caipira é uma das raças de ganso cujo cuidado e manejo é mais fácil que as demais. Geralmente requerem apenas cuidados mais básicos, quanto a sua higiene e alimentação, além de claro a manutenção do local onde habitam.

Embora seja uma espécie de ganso menor quando comparado as outras raças existentes, o ganso caipira é um animal que possui um custo de manutenção relativamente baixo e por isto são umas das raças de gansos com maior custo benefício para se manter, quando o seu objetivo for somente tê-los como um animal de estimação.

É importante lembrar que assim como a maioria dos animais domésticos, é importante para a preservação da saúde do ganso caipira vermifugá-los anualmente.

Veja também

Galinha Modern Game: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Não, não estamos falando de um joguinho de vídeo game, e nem de algum novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *