Home / Animais / Esquilo Tâmia: Caracteristicas, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Esquilo Tâmia: Caracteristicas, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Os esquilos são animais que, embora não sejam considerados domésticos e sejam bastante tímidos nos primeiros contatos com as pessoas, podem se tornar extremamente próximos dos seres-humanos com o passar do tempo e quando uma relação de confiança mútua se estabelece entre as partes.

Assim, depois desse momento inicial de reconhecimento, os esquilos podem ser animais muito dóceis e podem, também, participar de forma muito ativa da rotina das pessoas.

Dessa maneira, ver esquilos representados em séries de TV ou em filmes estadunidenses se tornou algo bastante comum, já que em algumas regiões dos Estados Unidos e do restante da América do Norte é muito comum encontrar esquilos em locais relativamente próximos de ambientes habitados por pessoas.

Seu nome científico é Marmotini.

Toda essa relação mais aproximada fez com que a visão das pessoas em relação aos esquilos fosse mudando ao longo do tempo, para atualmente se tornar tão boa quanto é.

As Diferenças do Esquilo Tâmia

Assim, existem diversas espécies de esquilos pelo mundo, que variam de local para local e podem assumir formas de vida completamente distintas a depender do ambiente no qual estão inseridos, dos predadores que costumam estar por perto ou do tipo de alimentação disponível no local.

Dessa maneira, com tantas espécies diferentes de esquilos pelo mundo, pode ser bastante complicado diferenciar uma das outras à primeira vista. Contudo, a melhor forma de fazê-lo é entendendo as características de cada espécie para, na prática, observar cada uma delas e ver no que se destacam.

É dessa forma que se pode diferenciar o esquilo tâmia, por exemplo, aqueles esquilos típicos dos Estados Unidos e que tanto chamam a atenção de todo o mundo por ser fofo e belo de uma forma sem igual no universo dos roedores. Assim, para realizar a diferenciação do esquilo tâmia em relação aos outros é importante prestar atenção nos detalhes.

Esquilo Tâmia Características

De forma bastante geral e superficial, algo que logo pode ajudar a diferenciar o esquilo tâmia de outros animais são as listras que compõem quase todo o corpo do tâmia.

Esse tipo de esquilo é justamente aquele representado em desenhos infantis ou séries de televisão, que tanto compõem a fauna norte-americana e estão muito presentes tanto nos Estados Unidos quanto em parte do Canadá. As listras são pretas e de cor creme, que se intercalam pelo corpo do esquilo, criando um efeito bastante bonito.

Contudo, além das listras na parte externa do corpo, outra forma de diferenciar o esquilo tâmia é o fato de todos os animais dessa espécie serem muito pequenos e robustos, chamando atenção também por possuírem quase o formato de uma esfera.

Ademais, as orelhas dessa espécie são arredondas, sendo difícil encontrar qualquer parte do corpo do esquilo tâmia que seja pontiaguda.

Por fim, outra forma muito eficaz de destacar o esquilo tâmia dos outros esquilos que possam estar na mesma região é o hábito cotidianamente diurno. Assim, será muito difícil ver os esquilos da espécie tâmia circulando pelas florestas ao longo da noite, até mesmo pelo risco elevado de se depararem com predadores maiores nesse momento.

Veja abaixo mais informações e características do esquilo tâmia, compreendendo melhor os detalhes ao redor de um dos animais mais conhecidos e estudados do mundo.

Características do Esquilo Tâmia

Os esquilos tâmia possuem detalhes físicos muito conhecidos e de fácil identificação, que facilitam o trabalho de destacá-los em meio a outros animais. Porém, esse tipo de esquilo também apresenta características de comportamento muito interessantes e, por vezes, até mesmo diferentes dos demais esquilos de outras espécies.

Em relação à alimentação, por exemplo, o esquilo tâmia é conhecido por possuir uma dieta variada, que inclui nozes, frutas, grama, fungos comestíveis, insetos, caracóis, alguns pássaros e até mesmo alguns mamíferos pequenos.

De qualquer forma, o certo é que a dieta do esquilo tâmia varia muito e ajuda bastante esse animal na tarefa difícil de se adaptar a diferentes ambientes naturais, tal como faz o esquilo tâmia.

Isso porque sua presença se dá de maneira muito forte na América do Norte, mas não apenas em uma região específica, mas sim em locais variados ao longo do continente, fazendo com que os esquilos dessa raça possam tanto sobreviver a locais quentes dos Estados Unidos como serem fortes ao ponto de suportar o frio de algumas regiões do Canadá.

Ademais, os esquilos tâmia conseguem sobreviver a locais com mais ou menos oferta de água potável, por mais que prefiram locais próximos aos rios para montar seus ninhos.

Em relação ao tipo físico, o esquilo tâmia pesa cerca de 100 gramas quando em fase adulta e mede apenas de 14 a 19 centímetros também quando adulto. Isso os torna extremamente pequenos e robustos, dois aspcetos que são traços marcantes desses animais.

Habitat e Curiosidades Sobre o Esquilo Tâmia

O esquilo tâmia vive me florestas fechadas, que podem oferecer alimentação em escala considerável para grupos e sociedades inteiras de esquilos. Assim, as florestas boreais e temperadas dos Estados Unidos são o ambiente perfeito para esses animais. De forma mais precisa, os rios e os vales são locais que abrigam grandes grupos de esquilos, que não precisam de muito espaço para sobreviver e construir os seus ninhos.

Por outro lado, como ponto curioso, os esquilos tâmia são animais que conseguem hibernar no frio e dormir durante muitos dias. Para isso, a temperatura corporal diminui e o gasto do corpo com energia também, fazendo com que não seja necessário comer.

A Importância do Esquilo Tâmia Para a Natureza

O esquilo tâmia é, como todo animal, importante para a natureza e para o ecossistema no qual está inserido. Dessa forma, o esquilo tâmia é conhecido por comer insetos e evitar pragas.

Ademais, o esquilo também é responsável por fazer o trabalho de dispersão de sementes em algumas das florestas mais famosas dos Estados Unidos, sendo essenciais para a manutenção da vida em várias dessas florestas.

Esquilo Tâmia em seu Habitat

Assim, os esquilos tâmia se encontram em bom estado de conservação e não correm riscos. De qualquer forma, é sempre positivo manter o número de esquilos dessa espécie em patamares muito altos, assim como qualquer outro animal.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *