Home / Animais / Qual é o Maior Macaco do Brasil? E do Mundo?

Qual é o Maior Macaco do Brasil? E do Mundo?

Os macacos fazem parte da fauna brasileira de forma muito presente, sendo essenciais para a vida em diversos locais e, assim estabelecendo cada vez mais uma relação de admiração e respeito com os seres-humanos.

Dessa forma, é bastante natural que surjam perguntas a respeito dos macacos que compõem o território brasileiro. Qual será o maior deles? E o mais pesado?

Questões desse tipo são muito naturais e, graças ao trabalho de pesquisa de ONGs (Organizações Não Governamentais), de universidades e, sobretudo, de biólogos, é possível responder a muitas das perguntas que a sociedade se faz a respeito de diversos animais.

A Definição de Maior Para os Macacos

Não é diferente com os primatas, que possuem diversas variações no Brasil e criam muito interesse nas pessoas em descobrir cada vez mais sobre o seu modo de vida e suas características em geral.

Também não é muito diferente em outros locais do planeta, onde os macacos são frequentemente pesquisados e muito se sabe sobre os seus detalhes. Contudo, o que pode parecer estranho, é que o tamanho e o peso nem sempre determinam qual macaco será o mais forte e o mais adaptado ao ambiente natural.

Babuiino em seu Habitat

Isso porque, biologicamente, está comprovado que a capacidade de adaptação dos animais é o ponto mais importante para o seu sucesso na natureza. Dessa forma, o principal aspecto para determinar qual macaco é o mais apto para determinado local é reconhecer as suas características próprias e quais delas serão mais ou menos necessárias para sobreviver no ambiente determinado.

Assim, a definição de animal mais alto ou mais pesado pouco tem a ver com o fator determinante para que esse animal sobreviva bem em determinado ecossistema. Dessa forma, a lista dos maiores macacos do Brasil diz respeito apenas a esse número específico relativo à altura e nada mais.

Qual é o Maior Macaco do Brasil?

Portanto, o macaco mais alto do Brasil é o muriqui, que chega a incríveis 1,5 metro quando em fase adulta. A altura, para efeito de comparação, é superior a de muitas mulheres brasileiras e até mesmo maior que a estatura de alguns homens do país. O nome científico do muriqui é Brachyteles hypoxanthus. Não só o maior macaco do Brasil, o muriqui é, também, o maior de toda a América Latina, incluindo até mesmo animais de diversos outros países.

A cauda do muriqui, assim, não fica muito atrás da sua altura, possuindo também cerca de 15, metro. Já em relação ao peso, o muriqui pode chegar a pesar 15 quilos em alguns casos e, assim, precisa de uma dieta muito rica e reforçada para se manter estável ao longo da sua vida. Contudo, por possuir uma estatura de muito destaque, o muriqui pode desenvolver problemas relacionados à coluna com alguma frequência. Por isso, quando criado em cativeiro, o muriqui recebe um aparato todo especial por parte de cuidadores e veterinários, sendo frequentemente analisado por especialistas.

O muriqui é conhecido por ser um macaco extremamente dócil e muito amável com as pessoas, interagindo muito bem com todos. Já seus pelos são conhecidos por serem longos, macios e muito claros.

Qual o Maior Primata do Mundo?

Enquanto o macaco muriqui ocupa o posto de maior macaco do Brasil, no restante do mundo os primatas são ainda maiores, mais largos e mais fortes do que o macaco brasileiro. Nesse caso, o maior primata do mundo é o gorila, que chega a tamanhos assustadores e possui uma dieta extremamente complexa e rica em nutrientes, tudo para conseguir se manter de pé. Assim, um gorila adulto pode chegar a medir até mesmo 2 metros de altura. Para efeito de comparação, alguns dos principais jogadores de basquete do mundo têm uma altura parecida com a desses gorilas.

O macho desse tipo de gorila pode pesar até 300 quilos, distribuídos em um corpo largo e muito forte. Com os seus dois membros superiores, os gorilas gigantes são capazes de levantar até duas toneladas. Quando em fase de gestação, as gorilas fêmeas levam cerca de 9 meses para dar à luz ao filhote, demorando mais três ou quatro semanas para conseguir engravidar novamente.

Maior Gorila do Mundo

Já em relação à maturidade, os gorilas levam cerca de 10 anos para entrar na fase adulta. É nesse período que os gorilas começam, portanto, a sua transição sexual para a parte adulta da vida. Com os machos esse período pode demorar ainda mais, aparecendo apenas por volta dos 12 anos e, em alguns casos mais demorados, apenas aos 13 anos.

As Características do Maior Macaco do Brasil

O macaco muriqui apresenta características muito bem definidas e também possui uma rotina muito bem detalhada para o seu dia-a-dia. Assim, o muriqui apresenta hábitos relacionados ao dia, sendo um animal tipicamente diurno. Contudo, mesmo durante o dia o macaco muriqui costuma dormir por longos períodos, que podem variar de dia para dia.

Ademais, em relação à alimentação o macaco muriqui consome flores, frutas e vegetais em geral. Sua base de alimentação não é muito complexa ou difícil de ser encontrada, embora seja preciso existir comida em larga escala para saciar a fome do muriqui. Dessa forma, existem duas subespécies principais de muriqui, o do Norte e o do Sul.

O muriqui-do-sul habita a Mata Atlântica e vive nas regiões de São Paulo, Paraná e, sobretudo, nas florestas de Mata Atlântica do Rio de Janeiro. É muito comum que, nesses locais do estado fluminense, seja bastante fácil encontrar o macaco muriqui. Já o muriqui-do-norte habita os estados de Minas Gerais e Espírito santo, sendo também bastante conhecido nessas regiões.

Recentemente o muriqui entrou em estado ainda mais crítico de extinção, correndo sérios riscos de desparecer no Brasil. Isso porque a caça ilegal e a devastação das principais áreas de Mata Atlântica no Brasil são as responsáveis por fazer com que o macaco muriqui se sinta cada vez mais acuado.

Além disso, o tráfico ilegal ainda é um problema muito grande para os macacos do país.

Dessa forma, tem sido muito comum ver estratégias e planos de recuperação dos muriquis em áreas próximas a florestas ainda conservadas que podem abrigar o animal.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *