Home / Animais / Esqueleto De Guepardo: Como É? Quais Os Ossos Principais?

Esqueleto De Guepardo: Como É? Quais Os Ossos Principais?

O guepardo é um animal muito habilidoso e o animal terrestre mais rápidos que existe. Além de muito interessante, é super ágil. Tudo isso exige uma boa estrutura, por isso apresentamos aqui algumas características do esqueleto do guepardo e o que o torna tão veloz. Confira.

Principais Características Do Guepardo

Esqueleto De Guepardo

Guepardo ou chita é o animal terrestre mais rápido do mundo. Ele chega até a 115 km/h numa corrida, atingindo 100 km/h em apenas 3 segundos. Tudo isso se deve a estrutura do animal, pois sua cauda e suas pernas são longas e sua coluna é flexível, ajudando-o a ganhar impulso, velocidade e equilíbrio. Além disso, suas unhas são retráteis, ajudando o animal não derrapar.

Fisicamente, o guepardo é muito parecido com os leopardos, que também pertencem a família Felidae. Ele pode medir até 1,50 metros de comprimento e pesa entre 35 e 60 quilos. Sua pele é marrom com manchas pretos e seu pelo é amarelado. A cabeça do guepardo é pequena, bem como suas orelhas e seu focinho é curto. O corpo do guepardo é magro e musculoso. Sua cauda, que serve para equilibrar o corpo, pode chegar a medir até 80 centímetros.

Apesar de tanta agilidade, o guepardo é um animal pouco resistente. Assim, ele consegue percorrer apenas pequenas distancias em alta velocidade, cerca de 500 metros. Como gasta muita energia correndo atrás de sua presa, ele acaba se esgotando não tendo força nem para comer, muitas vezes.

Reprodução, Habitat E Alimentação

Os guepardos atingem sua maturidade sexual entre 2 e 3 anos. São animais polígamos, onde um macho fecunda mais de uma fêmea. Como são mamíferos, a fêmea tem uma gestação que dura entre 90 e 95 dias, gerando de três a oito filhotes por vez. Estes, nascem de cor acinzentada, pesando até 300 gramas e se amamentam até os seis meses de idade.

Os filhotes nascem sem poder enxergar e são totalmente indefesos, por isso a mãe cuida deles o tempo todo ficando perto para que fiquem aquecidos. A cada quatro dias, a mãe se muda de lugar com seus filhotes, levando um a um pelo pescoço. Fazendo isso, ela consegue proteger seus filhotes de predadores.

Entre o primeiro e segundo ano de vida, os filhotes já conseguem viver independentes da mãe. Esses animais vivem cerca de 20 anos na natureza e um pouco mais quando criados em cativeiro.

Fotos do Guepardo

O habitat natural do guepardo são as savanas, semidesertos e bosques abertos. São encontradas principalmente na África e no Irã. Leste e sul da África são os habitats que mais atendem esse animal, assim, cerca de 4.500 dos quase 10.000 guepardos que existem atualmente habitam lá.

Como é um animal carnívoro, sua alimentação inclui aves, gazelas, lebres, filhotes de gnu e outros mamíferos menores. Para se alimentar, o guepardo precisa caçar suas presas, a qual acontece em menos de 2 minutos. Sua caçada é bem estratégica, pois o guepardo analisa de longe sua presa e persegue-a devagar e silenciosamente. Então, quando está a uma distância bem próxima ele ataca, tendo sucesso em quase 70% das vezes.

Quando pega sua presa, ele morde a garganta do animal, a fim de sufoca-la. Quando o guepardo não se dá bem na sua caçada, ele precisa descansar e se recuperar, para então buscar outra presa.

Estrutura Óssea Do Guepardo

Assim como todos os felinos, o guepardo tem sua estrutura preparada para a caça, sendo bastante ágil, habilidoso e flexível. Seus dentes caninos são longos e cônicos, sendo mais fácil de morder suas presas. Já seus dentes molares são mais fortes, para que ele consiga rasgar a carne de sua caça.

Suas unhas semi retrateis contribuem na hora da corrida, diminuindo o atrito e aumentando a distância, que pode chegar a oito metros por passada. Suas pernas são longas e musculosas. Os ossos da cabeça têm arcos zigomáticos bem amplos e também uma crista sagital que fixam os músculos perto da mandíbula.

O guepardo possui uma estrutura óssea bem leve e uma coluna bem flexível, o que lhe ajuda na hora da corrida. A coluna faz parte do grupo de ossos principais do guepardo, pois devido sua flexibilidade auxilia, e muito, a vida do animal, principalmente quanto a velocidade.

Como pode se perceber, tudo no guepardo é projetado para que ele consiga alcançar altas velocidades e ainda lidar com o calor. Além disso, seu esqueleto evoluiu ao longo de milhões de anos para que se tornasse ideal para a velocidade do animal.

Comportamento

O guepardo é o felino mais sociável que existe, pois, os irmãos ficam juntos por toda a vida, formando grupos. Geralmente irmãos machos fazem isso, e andam juntos, demarcando seu território e facilitando acesso as fêmeas. As fêmeas, por sua vez, são mais solitárias, vivendo isoladas em áreas de até 800 km2. Além disso, elas atacam qualquer animal que chegue perto quando ela está com seus filhotes, inclusive outros guepardos.

Os machos são bastante sociáveis e muito territoriais, demarcando áreas de 35 a 165 km2 para si. A demarcação de sua área é feita, geralmente, através da urina em troncos, rochas e árvores. Quando algum intruso surge, eles atacam, para expulsar o animal, cravando lutas que causam lesões e até morte.

Fotos Filhote Guepardo

Quando um macho encontra um filhote de guepardo órfão ou perdido, ele adota-o criando o filhote como se fosse seu filho, fazendo papel de pai e mãe. Como são ausentes na criação dos próprios filhotes e chegam até a mata-los se a mãe não estiver vigiando, essa atitude é bastante incomum.

Como a reprodução dos guepardos envolve mais de um macho, os filhotes têm DNA de vários pais, mantendo a diversidade genética da espécie e permitindo que os filhotes se adaptem melhor a natureza.

Veja também

Alimentação do Pastor-da-Anatólia: O que Eles Comem?

O cão pastor da Anatólia é originado no quadrante menor da Ásia na Turquia. Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *