Home / Animais / É Verdade que a Mosca Vive 24 Horas? Quanto Tempo Vive?

É Verdade que a Mosca Vive 24 Horas? Quanto Tempo Vive?

24 horas! Será que esse é o tempo de vida das moscas? Se você já ouviu algo do tipo, saiba que essa afirmação está 50% correta! Mas, como assim?

É que na verdade, isso realmente acontece, o único ponto que precisa ser levado em consideração é que isso não é algo que ocorre por conta da mosca em si!

No caso, é importante deixar claro que existem dezenas de moscas no mundo! Mas, se formos fazer uma média de sua expectativa de vida, podemos afirmar seguramente que uma mosca pode viver entre 20 e 60 dias.

Ou seja, bem mais do que as 24 horas que afirmamos de início, não é mesmo? Mas para poder entender isso é importante saber mais detalhes a respeito do seu ciclo de vida!

Para tanto, podemos até mesmo usar uma espécie de fórmula chave, onde temos a seguinte estrutura: ovo > larva > pupa > mosca adulta.

Todo esse processo mencionado acima dura em média 12 dias corridos. Mas, de onde saiu essa lenda de que a mosca vive, portanto, somente 24 horas? Será essa uma lenda urbana? Um desejo? Ou uma simples fake News?

Quer saber mais detalhes sobre esse ponto e demais curiosidades a respeito da vida das moscas? Então não tire os olhos do conteúdo desse artigo!

De Onde Saiu a Ideia de que a Mosca Vive Somente 24 Horas?

Essa afirmação pode ser referente a uma série de crenças, mas no geral, a ligação pode ser justamente por conta do ovo! Isso porque depois que a mosca, já na sua fase adulta, bota seus ovos é necessário o prazo de apenas 24 horas para que ocorra o nascimento das larvas.

É importante destacar que uma mosca pode chegar a bota uma quantidade impressionante de ovos durante toda a sua vida! Ao todo, ela pode botar cerca de 400 mil ovos – impressionante, não é mesmo?

Ovos de Mosca
Ovos de Mosca

Um outro dado que poderá lhe impressionar (ou até mesmo assustar) é que o fato de uma mosca ter uma enorme fertilidade, a fêmea pode ter um número total de descendentes, enquanto ainda viva, que beira os 13 digitos!

Isso pode representar, acredite, mais de um quatrilhão de parentes! Isso poderia justificar porque nos acostumamos a conviver com esses seres em todos os lugares!

Se você acha que a sua família era grande, provavelmente poderá mudar de ideia depois dessa informação! Dá para imaginar tanto parente assim?

Moscas Domésticas – Os Seres que nos Incomodam

Provavelmente você conheça muito bem, muito mais até do que gostaria, essas irritantes voadoras! A mosca doméstica é justamente aquela que tende a ficar sobrevoando a nossa mesa do café, não é mesmo?

Sim, estamos falando de um inseto que não somente irrita bastante como também nos agrega muita preocupação!

Isso porque essas moscas estão entre os insetos mais comuns de todo o mundo, sendo capazes de sobreviver em praticamente todos os climas ou até mesmo regiões sem qualquer dificuldade!

Os adultos podem medir cerca de 6 milímetros de comprimento, possuindo ainda um tom mais acinzentado na região do tórax. Outro detalhe comum são 4 linhas que ficam situadas no seu dorso!

Seu corpo é todo coberto por pequeno pelos, sendo esses até mesmo relativamente alongados. Você dificilmente poderia perceber isso, afinal, além de pequenas as moscas são de fato muito rápidas!

Uma de suas características mais marcantes são os olhos! Seus olhos são relativamente grandes e ainda avermelhados. No caso das fêmeas, há uma pequena diferença – seus olhos são mais espaçados se comparados aos dos machos!

A boa noticia é que esses insetos não são venenosos, tampouco possuem ferrões, por isso, não há riscos de picadas!

Porém, isso não quer dizer que as moscas não apresentam riscos! Na verdade, elas podem ser bem mais nocivas do que muitos possam imaginar! O fato delas simplesmente pousarem em diversos locais podem fazer com que elas sejam uma das maiores transmissoras de doenças!

Elas podem contaminar alimentos e até mesmo objetos! E é aí que podemos ser infectados!

O Processo Reprodutivo das Moscas é um dos Mais Impecáveis

Uma só fêmea pode chegar a colocar cerca de 900 ovos por vez! O local predileto para isso é o lixo! Se houver restos orgânicos melhor ainda! Esses locais são considerados ideais para que as larvas possam obter alimento depois que acontecer a eclosão dos ovos!

As larvas das moscas possuem uma tonalidade branca e chegam a medir cerca de 5 mm. Elas ainda possuem um formato fusiforme e uma boca denominada por terminal!

Moscas Botando Ovo
Moscas Botando Ovo

Posteriormente elas se transformam nas chamadas pupas, onde passam a vivenciar um crescimento em seu comprimento e também sofrem uma alteração da sua tonalidade. Elas passam a apresentar uma cor avermelhada e acastanhada.

Quando findada a metamorfose, a mosca rompe a pupa, sendo que isso se dá por meio de um corte circular – e nesse momento ela já parte para o acasalamento!

Ou seja, a última coisa que as moscas querem é ficar moscando, literalmente! Nada de tempo a perder! Mas, isso tem um motivo, sabia?

A Grande Verdade

Então é verdade que a mosca vive 24 horas apenas? – não! Isso não é verdade! Embora elas possuam um ciclo de vida bastante curto, isso equivale à dias e não horas!

Quando se finaliza o processo de metamorfose, a mosca apresenta um ciclo de vida que varia entre 15 e 30 dias em média.

Logicamente essa é uma estimativa sendo que a variação pode estar relacionada ao ambiente que o inseto está! Na natureza, por exemplo, as moscas ficam mais expostas a diversos predadores, o que afeta diretamente sua longevidade.

Ciclo de Vida das Moscas
Ciclo de Vida das Moscas

Mas, mesmo em ambientes urbanos, as moscas também precisam lidar com árduos desafios! Afinal, elas podem morrer em detrimento de choques eu automóveis, janelas, prédios e claro, pelo uso de inseticidas e demais causas semelhantes!

Por conta de um ciclo de vida tão curto, elas não podem perder tempo! Por isso, logo que saem da pupa as moscas já se dedicam a encontrar um parceiro para iniciarem o processo de reprodução!

Portanto, pode esquecer a ideia de que as moscas vivem somente 24 horas, como ficou evidente, elas vivem mais do que isso!

Veja também

Boiadeiro-Australiano

Top 10 Raças de Cachorros Mais Inteligentes do Mundo

Os cachorros são animais muito inteligentes, que tratam as pessoas com amor e respeito na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *